terça-feira, 22 de julho de 2014

Saiba quem são os criminosos que comandam o PCC

Crime

De dentro do presídio de Presidente Venceslau, os líderes da facção ordenam as ações do grupo, que fatura 120 milhões de reais por ano

Eduardo Gonçalves - Veja
O CHEFE - Marcos Camacho, o Marcola, comanda as ações da facção de dentro da penitenciária de Presidente Venceslau
O CHEFE - Marcos Camacho, o Marcola, comanda as ações da facção de dentro da penitenciária de Presidente Venceslau (Sergio Lima/Folha Imagem)
Na semana passada, uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo prendeu quarenta pessoas – entre elas dois adolescentes – numa ação destinada a desmontar a cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação evidenciou que, embora São Paulo seja o principal centro de distribuição de drogas do PCC, o comando operacional da facção se espalhou além das fronteiras do Estado e até do país – o que exige o esforço e a cooperação da Polícia Federal e de autoridades de outros Estados. Dois integrantes do alto escalão do PCC estão no exterior e ainda não foram presos: de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, Fabiano Alves de Souza, o "Paca", gerencia o encaminhamento da droga; e de Orlando, nos Estados Unidos, Wilson José Lima de Oliveira, o "Neno", administra a comissão cobrada de traficantes.
Prisões
38 pessoas e dois adolescentes apreendidos
Drogas 
102 kg de cocaína, 40 kg de maconha
Armas
4 pistolas, 1 submetralhadora, 1 fuzil, e munição
Valores
31 automóveis, 5 deles de luxo, e 2 motocicletas.
R$ 120.973 e três contas bancárias bloqueadas
Os promotores paulistas apontam que os negócios ilegais do PCC rendem 120 milhões de reais por ano. “Hoje, a organização é muito mais empresarial. Essa dinâmica explica as mudanças no nomes dos réus. Quando alguém é preso, outro vem e assume a sua função. Se continuarmos trabalhando assim, esse substituto amanhã será denunciado e preso também”, afirma o promotor Lafaiete Ramos Pires.
Infelizmente, a constatação das investigações é que os tentáculos do PCC continuam crescendo dentro e fora dos presídios. Que o combate sem descanso à facção criminosa seja imperativo para as forças de segurança pública.

A cúpula do PCC

Marcola (Russo) Apontado pela polícia como o líder máximo do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, comanda as ações da facção de dentro da penitenciária de Presidente Venceslau (SP). Para despistar os investigadores, Marcola passou a ser chamado pelos comparsas com um novo apelido: Russo. A nova investigação do Deic descobriu a nova alcunha quando interceptou uma conversa telefônica entre dois integrantes do PCC: eles comentavam que Russo havia sido transferido para o RDD – na mesma época, Marcola foi isolado na cadeia. Segundo o delegado Ruy Fontes, do Deic, Marcola continua sendo o chefe da facção, mesmo atrás das grades.
Gatilho – A prisão de Renato dos Santos Gomes, o "Casca", em Mauá, na Grande São Paulo, desencadeou a abertura da investigação que resultou na prisão de quarenta integrantes da facção criminosa. Ele é apontado como um dos gerentes dos 51 pontos de venda de drogas na região metropolitana de São Paulo.

Nenhum comentário: