quinta-feira, 17 de julho de 2014

Planalto diz que Raúl Castro pediu para se hospedar na Granja do Torto

17/07/2014 17h35 - Atualizado em 17/07/2014 17h59

Presidente de Cuba participa no Itamaraty de cúpula latino-americana.
Segundo governo, hospedagem a líderes é 'praxe'; oposição vê privilégio.

Filipe Matoso e Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
O presidente Raúl Castro, de Cuba, durante a reunião de cúpula entre a China e países latino-americanos, em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters) 
 
O presidente Raúl Castro, de Cuba, durante a reunião de cúpula entre a China e países latino-americanos, em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)
O Palácio do Planalto informou nesta quinta-feira (17) que o presidente de Cuba, Raúl Castro, se hospedou a pedido na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, em Brasília.
Castro está no país para participar da reunião que está no Brasil para participar da Cúpula Brasil-China e líderes da América Latina e do Caribe, no Palácio do Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores). Na cúpula, a China busca ampliar a presença comercial e política na América Latina, na América Central e no Caribe.
“O presidente de Cuba, Raul Castro, solicitou à Presidência da República a hospedagem na Granja do Torto e o pedido foi atendido”, informou o Planalto.
A Granja do Torto é uma das residências oficiais da Presidência da República. O local tem características de casa de campo e situa-se nos arredores de Brasília. O nome está relacionado à sua localização, na Fazenda do Riacho Torto. Quando ocupou a Presidência da República, de 1979 a 1985, o general João Figueiredo residiu na Granja, onde criava cavalos. Durante a transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para o da presidente Dilma Rousseff, entre 2010 e 2011, o local foi utilizado como um dos gabinetes de transição, onde havia reuniões entre representantes do então governo e da atual gestão.
De acordo com a assessoria da Presidência, é "praxe” nas relações diplomáticas em todo o mundo disponibilizar hospedagem aos chefes de Estado em visita ao país. Em nota divulgada à imprensa, no entanto, o Planalto não informou se ofereceu a residência oficial a algum outro presidente.
Oposição critica
A oposição na Câmara criticou a decisão do Planalto de hospedar Raúl Castro na Granja do Torto. Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), Dilma concede tratamento diferenciado ao presidente cubano.
“Essa distinção por Cuba, depois de ter criado um programa de importação de médicos para financiar a ditadura cubana, garante a Raúl Castro tratamento concedido apenas para outro ditador, o presidente da Venezuela e afilhado político de Hugo Chavez, Nicolás Maduro, nesses 12 anos de governo do PT”, afirmou em nota o deputado.

Nenhum comentário: