22/07/2014 19:58 - Atualizado em 22/07/2014 19:58
Divulgação/PBH
Prédio terá 80 metros e 18 andares
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou, nesta terça-feira (22), o
resultado do Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura para o
Centro Administrativo de Belo Horizonte. O vencedor foi o projeto do
escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados.
O prédio terá 80 metros, com 18 andares, construído sobre uma estrutura
de 20 metros de altura, no atual estacionamento da Rodoviária. O
escritório receberá R$ 200 mil como prêmio, além de desenvolver todas as
etapas do projeto. O segundo colocado foi Carlos M. Teixeira, que vai
receber R$ 70 mil como premiação. O terceiro colocado foi o Estúdio
Arquitetura e Planejamento, premiado com R$ 30 mil.
Todos os vencedores são de Belo Horizonte e foram escolhidos de forma
unânime pela comissão julgadora. O valor bruto do contrato a ser firmado
entre o parceiro privado e o escritório de arquitetura vencedor do
concurso (pessoa física ou jurídica) será de até 3% do valor previsto
para a construção do Centro Administrativo. Do valor da contratação
serão deduzidos os valores pagos a título de premiação, os quais são
considerados como parte do projeto contratado.
O secretário municipal adjunto de Planejamento e Gestão, Vitor
Valverde, que coordena o projeto de implantação do Centro
Administrativo, ressaltou o alto nível do concurso. “O vencedor foi
absolutamente legitimado por 80 excelentes projetos concorrentes de
escritórios de todo o Brasil. Belo Horizonte ganha muito com este
resultado”, disse.
De acordo com ele, o concurso selecionou a proposta mais adequada para a
construção do centro e para o tratamento urbanístico da região,
levando-se em conta aspectos como qualidade paisagística e
arquitetônica, conforto, redução do impacto ambiental, acessibilidade,
estética, sustentabilidade, funcionalidade, segurança, custo,
viabilidade técnica e adequação, entre outros.
Foram 166 candidatos inscritos no concurso, sendo 80 habilitados para
prosseguirem na disputa, já que os demais foram eliminados por
descumprirem itens do edital. A comissão julgadora foi formada por
representantes da Prefeitura, de faculdades de Arquitetura, do Conselho
Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), da Federação das Indústrias
de Minas Gerais (Fiemg) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG).
Futura sede
O novo Centro Administrativo será construído no terreno hoje ocupado
pelo estacionamento do terminal rodoviário da capital. A previsão é de
que 63 unidades administrativas (entre secretarias, fundações e
autarquias) sejam transferidas para a futura sede da Prefeitura, que
será erguida por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
A Prefeitura já lançou edital de chamamento público para empresas que
tenham interesse em desenvolver estudos para a elaboração de projeto de
concessão administrativa para construção, gerenciamento e manutenção da
futura sede do Executivo Municipal. O aviso de Procedimento de
Manifestação de Interesse (PMI) 01/2014 foi publicado no Diário Oficial
Município (DOM) no dia 11 de junho. O prazo para recebimento da
manifestação de interesse é de 120 dias a partir desta data. As
propostas devem apresentar estudos quanto à viabilidade técnica,
econômica e financeira para a construção e operação do Centro
Administrativo. O trabalho será baseado no projeto vencedor do Concurso
Público Nacional de Projeto de Arquitetura. Até o momento, três empresas
já responderam ao edital de chamamento público.
O Centro Administrativo deverá ocupar uma área construída de
aproximadamente 100.000 m², dos quais aproximadamente 14.000 m² serão
destinados a acessos, estacionamentos, bicicletários e áreas externas.
As áreas especiais (auditórios, salas de reuniões, área de atendimento
ao público, áreas de convivência, etc.) deverão ter 8.000 m² e a área
administrativa, 75.000 m². O local escolhido para a construção da nova
sede do Executivo Municipal, que terá capacidade para abrigar até 10 mil
servidores, é estratégico. Lá estarão concentrados vários modais de
transporte, como a Estação de Metrô da Lagoinha, a futura integração da
linha 3 de metrô, o futuro Terminal de Integração Modal (atual
rodoviária), além do BRT Move. (*Com PBH)
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