Divulgação/PBH
Prédio da PBH
Prédio terá 80 metros e 18 andares
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou, nesta terça-feira (22), o resultado do Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura para o Centro Administrativo de Belo Horizonte. O vencedor foi o projeto do escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados. 
O prédio terá 80 metros, com 18 andares, construído sobre uma estrutura de 20 metros de altura, no atual estacionamento da Rodoviária. O escritório receberá R$ 200 mil como prêmio, além de desenvolver todas as etapas do projeto. O segundo colocado foi Carlos M. Teixeira, que vai receber R$ 70 mil como premiação. O terceiro colocado foi o Estúdio Arquitetura e Planejamento, premiado com R$ 30 mil. 
Todos os vencedores são de Belo Horizonte e foram escolhidos de forma unânime pela comissão julgadora. O valor bruto do contrato a ser firmado entre o parceiro privado e o escritório de arquitetura vencedor do concurso (pessoa física ou jurídica) será de até 3% do valor previsto para a construção do Centro Administrativo. Do valor da contratação serão deduzidos os valores pagos a título de premiação, os quais são considerados como parte do projeto contratado.
O secretário municipal adjunto de Planejamento e Gestão, Vitor Valverde, que coordena o projeto de implantação do Centro Administrativo, ressaltou o alto nível do concurso. “O vencedor foi absolutamente legitimado por 80 excelentes projetos concorrentes de escritórios de todo o Brasil. Belo Horizonte ganha muito com este resultado”, disse.
De acordo com ele, o concurso selecionou a proposta mais adequada para a construção do centro e para o tratamento urbanístico da região, levando-se em conta aspectos como qualidade paisagística e arquitetônica, conforto, redução do impacto ambiental, acessibilidade, estética, sustentabilidade, funcionalidade, segurança, custo, viabilidade técnica e adequação, entre outros.
Foram 166 candidatos inscritos no concurso, sendo 80 habilitados para prosseguirem na disputa, já que os demais foram eliminados por descumprirem itens do edital. A comissão julgadora foi formada por representantes da Prefeitura, de faculdades de Arquitetura, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG).
Futura sede
O novo Centro Administrativo será construído no terreno hoje ocupado pelo estacionamento do terminal rodoviário da capital. A previsão é de que 63 unidades administrativas (entre secretarias, fundações e autarquias) sejam transferidas para a futura sede da Prefeitura, que será erguida por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
A Prefeitura já lançou edital de chamamento público para empresas que tenham interesse em desenvolver estudos para a elaboração de projeto de concessão administrativa para construção, gerenciamento e manutenção da futura sede do Executivo Municipal. O aviso de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) 01/2014 foi publicado no Diário Oficial Município (DOM) no dia 11 de junho. O prazo para recebimento da manifestação de interesse é de 120 dias a partir desta data. As propostas devem apresentar estudos quanto à viabilidade técnica, econômica e financeira para a construção e operação do Centro Administrativo. O trabalho será baseado no projeto vencedor do Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura. Até o momento, três empresas já responderam ao edital de chamamento público. 
O Centro Administrativo deverá ocupar uma área construída de aproximadamente 100.000 m², dos quais aproximadamente 14.000 m² serão destinados a acessos, estacionamentos, bicicletários e áreas externas. As áreas especiais (auditórios, salas de reuniões, área de atendimento ao público, áreas de convivência, etc.) deverão ter 8.000 m² e a área administrativa, 75.000 m². O local escolhido para a construção da nova sede do Executivo Municipal, que terá capacidade para abrigar até 10 mil servidores, é estratégico. Lá estarão concentrados vários modais de transporte, como a Estação de Metrô da Lagoinha, a futura integração da linha 3 de metrô, o futuro Terminal de Integração Modal (atual rodoviária), além do BRT Move. (*Com PBH)