Roberto Stuckert Filho/Presidência da Republica
Dilma ao lado dos presidentes da China, da África do Sul e da Rússia e do primeiro ministro da Índia

Dilma - Brics Os ministros de comércio do Brics expressaram em comunicado oficial preocupação com o lento processo de recuperação da economia mundial, que continua a prejudicar os investimentos e o comércio. No comunicado, segundo informou nesta segunda-feira, 14, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Mauro Borges, os ministros observaram que as incertezas relacionadas ao crescimento econômico e as respostas de política econômica dos países desenvolvidos podem levar a um aumento volatilidade dos mercados financeiros e ocasionar desdobramentos não desejados para a economia global.
No comunicado, os ministros enfatizaram que a governança das estruturas internacionais permanece como uma necessidade para coordenação de politicas. A despeito do ambiente global mais desfavorável, os ministros expressaram a confiança de que os países dos Brics continuam a contribuir de forma decisiva para a recuperação da economia do mundo.
Os ministros, informou Borges, reconheceram que o comércio e os investimentos entre os Brics aumentaram substancialmente nos anos recentes, principalmente depois de 2008, depois da crise mundial. O ministro afirmou que foi reafirmado na reunião de hoje o compromisso para impedir qualquer prática de protecionismo, respeitando as diferenças de tratamento no âmbito da Organização Mundial de Comércio (OMC).
Borges informou que os ministros de comércio notaram na reunião um resultado favorável da conferência da OMC em Bali, em dezembro de 2013. "Os objetivos da reunião de Bali têm uma posição de apoio dos países dos Brics e dos cronogramas que foram estabelecidos", afirmou. Segundo o ministro, os ministros reafirmaram a importância de "princípios" de comércio aberto e regras bem estabelecidas. No comunicado, os ministros enfatizaram que a conclusão da Rodada Doha permanece como central para o objetivo de promover a completa integração dos países de desenvolvimento no sistema de comércio global.