Creative Commons
Falta de cuidado: usuário ainda faz uso negligente das redes
Facebook e demais redes sociais podem expor informações pessoais uteis a hackers e sequestradores

Não é de hoje que as redes sociais se tornaram ferramentas importantes para empresas de recrutamento e setores de recursos humanos, onde se pode extrair informações sobre o perfil de candidatos e o comportamento dos funcionários. No entanto, as redes também são um campo fértil para quem quer tirar proveito de dados pessoais, sejam elas empresas de comércio eletrônico e até mesmo criminosos. É o que aponta o levantamento da Kaspersky Lab, especializada em soluções de segurança da informação.
De acordo com o estudo, usuários de redes sociais como o Facebook tendem a negligenciar algumas medidas de segurança, como deixar perfis abertos ao público, expor informações pessoais e utilizar senhas de fácil captura. Para o analista sênior de malware da Kaspersky Lab para o Brasil, Fabio Assolini, são falhas que podem causar grandes transtornos.
“Infelizmente, temos registrado casos de roubos e até sequestros, em que os bandidos obtêm informações das vítimas nas redes sociais. Coisas banais, como postar fotos do filho com o uniforme da escola, é uma informação que revela onde a criança estuda e pode ser útil para um criminoso chegar até ela”, explica o especialista.
Apesar do tom temeroso, Assolini explica que não é difícil se resguardar. “Uma regra fundamental é conceder acesso de seus conteúdos a apenas a amigos, assim como desabilitar a ferramenta de localização, que pode expor o endereço preciso para pessoas mal intencionadas.
Um fato que ficou conhecido foi o caso do jovem britânico Aleem Iqbal, de 19 anos, que gostava de ostentar os carros de luxo da família. Em junho, ele teve sua garagem invadida e os veículos incendiados por vândalos que teriam descoberto seu endereço pela ferramenta de localização de seu perfil no Instagram.
Senhas
Além de ter cuidado com o que se posta, os usuários também devem ficar atentos às senhas. O especialista explica que nunca se deve repetir em mais de um cadastro e nem utilizar nomes de cães e familiares, que certamente estarão entre suas postagens e são palavras sempre utilizadas por criminosos.
“Uma coisa é você ter um senha do Facebook, que conta com um aparato de segurança robusto, e aí utilizar os mesmo caracteres em um site pequeno e fácil de ser invadido. Um hacker terá acesso aos seus dados e a primeira coisa que irá fazer é repetir a senha. Isso acontece muito. Pode até utilizar uma palavra padrão, mas com combinações diferentes para cada tipo cadastro. São transtornos aos quais não damos importância até que acontecem com a gente”, orienta.
 
 
Cuidado com o que se posta na rede
 
Riscos como roubos de informações pessoais e dados cadastrais podem ser minimizados com pequenas mudanças de rotina, mas as chances de meter os pés pelas mãos e postar algo que possa causar transtornos, problemas profissionais e até judiciais dependem de cada um. Fabio Assolini, da Kaspersky Lab, dá uma dica que pode evitar dores de cabeça. “Antes de postar qualquer coisa, pergunte a si mesmo se você seria capaz de dizer isso em público”. Mesmo que seja uma informação comprometedora só entre pessoas de seu ciclo, é preciso lembrar que elas podem compartilhar para outras pessoas e esse conteúdo foge do seu controle, diz o especialista.