quinta-feira, 17 de julho de 2014

Com 'jogador cone', baiano cria game para satirizar derrota do Brasil; confira

17/07/2014 06h00 - Atualizado em 17/07/2014 09h32

Jogo gratuito tem narração e foi feito para favorecer vitória dos alemães.
Segundo criador, game acumulou em cinco dias mais de 21 mil usuários.

Ruan Melo Do G1 BA
Imagine um game no qual o engraçado é perder. Este é o "Gol da Alemanha Simulator", que satiriza a derrota da Seleção Brasileira para a Alemanha e visa mostrar ao jogador como é difícil estar em uma partida perdida. O jogo obriga o usuário a mover somente uma peça e a enfrentar a equipe alemã com um "jogador cone". Disponível para computador e até mesmo celular, o game já acumulou em cinco dias mais de 21 mil usuários.
O tema desta reportagem foi sugerido por um leitor pela ferramenta de jornalismo colaborativo VC no G1. Você também pode participar enviando sua colaboração. Saiba como.
O criador do jogo é o animador 3D baiano Daniel Silveira. Segundo ele, o game foi elaborado para facilitar de todas as formas possíveis a vitória alemã e a "humilhação" do brasileiro, assim como ocorreu na Copa do Mundo. “É um jogo de futebol bem simples, que você joga contra a Alemanha, mas controla somente um jogador brasileiro e os outros ficam andando por aí, olhando o cenário. O time do Brasil também tem um cone. Há um desnível muito grande no campo, no qual a bola desce para o gol do Brasil. Fazer gol também é díficil [para o usuário] porque o jogo é influenciado para favorecer somente a Alemanha", descreve.
Game tem um "cone" como jogador da Seleção
Brasileira (Foto: Daniel Silveira / VC no G1)
Game Bahia (Foto: Daniel Silveira / Arquivo Pessoal) Daniel levou cerca de 25 horas para criar o game, que tem duração de três minutos e também possui narração feita por um amigo dele. "Eu estava pensando em jogos para apresentar em um workshop quando estava conversando com um amigo, e ele sugeriu fazer um game sobre o jogo do Brasil", acrescenta.
O "Gol da Alemanha Simulator" é gratuito e está disponível para download na internet. Ele pode ser jogado no computador e também no celular na plataforma Android. Segundo Daniel, nos dois primeiros dias após ter sido liberado, o jogo alcançou cerca de 10 mil usuários. Para ele, o fato de ser engraçado é o motivo do sucesso.
“Eu acredito que o fato de ser engraçado e a vontade das pessoas tentarem fazer um gol geram o interesse. Você pode levar 53 gols, mas a vontade de fazer um só faz você ficar lá tentando. Também é interessante pelo fato da narração ser hilária, acho, inclusive, que isso é o melhor do jogo", opina.
O "Gol da Alemanha Simulator" também pode ser jogado no modo cooperativo amigo, no qual os dois usuários jogam ao mesmo tempo contra a Alemanha. No entanto, um deles pode mover somente o cone. Também há o modo versus, em que os usuários jogam um contra o outro.
Daniel desenvolve games desde setembro de 2013. Além do "Gol da Alemanha Simulator", ele já criou outros sete jogos, nenhum com adesão semelhante ao aplicativo mais novo. “Surpreendeu porque nunca tive jogo meu com tantos usuários. Meu último jogo teve pouco mais de mil usuários. Fazer esses jogos não está me dando dinheiro ainda. Faço mais pela diversão", conclui.
BAIXE AQUÍ: http://www.polycarpgames.com/alemanha/#Downloads

Game Bahia (Foto: Daniel Silveira / Arquivo Pessoal) 
Daniel Silveira tem 25 anos, é animador 3D e conta que levou 25 horas para criar o jogo (Foto: Daniel Silveira / VC no G1)

Nenhum comentário: