quinta-feira, 24 de julho de 2014

Com dor na boca, adolescente procura médico e tem 232 dentes extraídos em cirurgia

por Agência ANSA em Jornalismo / Atualizado

Ashik Gavai teve 232 debtes extraídos durante cirurgia em hospital de Mumbai, na Índia (Foto: Imtiyaz Shaikh/Anadolu Agency/Getty Images)
Ashik Gavai teve 232 debtes extraídos durante cirurgia em hospital de Mumbai, na Índia (Foto: Imtiyaz Shaikh/Anadolu Agency/Getty Images)
Médicos de um hospital de Mumbai, na Índia, extraíram 232 dentes de um adolescente que reclamava de fortes dores na boca, informou o jornal local The Mumbai Mirror. Trata-se de um caso raríssimo de crescimento anormal dos dentes. O episódio, inclusive, foi registrado no Guinness Book. 
O jovem Ashiq Gavai, de 17 anos, dirigiu-se a uma clínica com fortes dores na mandíbula, depois de nenhum dentista conseguir diagnosticar seu problema. O adolescente foi submetido a vários exames e os médicos detectaram uma anomalia no molar inferior e decidiram operá-lo.
"Com grande surpresa, encontramos uma enorme quantidade de dentes, de várias dimensões, desde com o tamanho de um grão até o de um caramelo, dentro de sua gengiva", disse a médica Sunanda Dhivare-Palwankar. 
A equipe médica informou que a má formação é de infância e pode ser um tipo de tumor benigno. A complexa operação durou sete horas e foi realizada na última segunda-feira (21). Agora, o jovem está com 28 dentes. "Foi a primeira vez que me deparei com um caso de formação desse tipo. Até agora, a literatura médica citava no máximo 37 dentes, resultados de um tumor", completou a doutora.

Nenhum comentário: