sábado, 19 de julho de 2014

Cidadãos russos operaram míssil que derrubou avião, diz Ucrânia

19/07/2014 08h38 - Atualizado em 19/07/2014 08h40

Autoridade ucraniana disse ter 'provas convincentes' disso.
Queda de avião da Malaysia Airlines deixou 298 mortos.

Do G1, em São Paulo
A Ucrânia tem "provas convincentes" de que as pessoas que operaram o sistema de mísseis que derrubou o avião da Malaysia Airlines eram cidadãos russos e devem ser questionados, disse neste sábado (19) o chefe de contrainteligência do país.
"Temos provas convincentes de que esse ato terrorista foi cometido com a ajuda da Federação Russa", disse Vitaly Nada. "Sabemos claramente que os operadores desse sistema eram cidadãos russos."
Ele também pediu que a Rússia forneça à Ucrânia os nomes e sobrenomes dos responsáveis para que eles possam ser interrogados.
Queda do avião
Um Boeing 777 da Malaysia Airlines com 298 a bordo caiu na quinta-feira (17). Há a suspeita de que ele tenha sido abatido na região ucraniana de Donetsk, controlada por separatistas pró-Rússia que estão em confronto com o governo de Kiev.
Evidências levantadas pelos Estados Unidos apontam que um míssil derrubou o avião. O autor não foi identificado, mas os EUA acreditam que o míssil foi provavelmente disparado por separatistas pró-Rússia que dominam o leste do país.
Rebeldes e o governo central de Kiev trocam acusações sobre a autoria do suposto disparo.

Nenhum comentário: