quarta-feira, 16 de julho de 2014

Candidatos do PSDB e do PT ao governo de Minas têm as mesmas prioridades


Programas de Pimenta da Veiga e de Pimentel registrados no Tribunal Regional Eleitoral elegem as áreas de saúde, segurança e educação como principais focos de trabalho

Juliana Cipriani - Estado de Minas
Publicação: 16/07/2014 06:00 Atualização: 16/07/2014 07:45

Os dois principais candidatos ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) e Pimenta da Veiga (PSDB), partiram de diagnósticos divergentes para chegar a diretrizes de governo semelhantes nos programas registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG). Depois de enaltecer os feitos dos padrinhos eleitorais – o petista ressaltando as gestões da presidente Dilma Rousseff e do antecessor Luiz Inácio Lula da Silva e o tucano as dos ex-governadores Antonio Anastasia e Aécio Neves –, ambos apontaram questões como segurança, saúde e educação como prioridade.
Pimentel dividiu suas propostas em 15 páginas e 59 itens. Mais sucinto, Pimenta optou por 10 páginas, algumas delas ilustradas. O tucano aponta como principal desafio no estado a redução das desigualdades enquanto o petista fala em reestruturar o modelo de gestão da administração estadual, priorizando a descentralização das políticas e dos serviços.
O candidato do PT afirma que é preciso superar o modelo de estado como gerente e “recriar o estado planejador”. Segundo a proposta registrada, ele pretende deslocar órgãos da administração para as regiões do estado em que eles forem necessários e adotar uma política de valorização do servidor público. Disso faz parte a mudança das metas e parâmetros de avaliação, reestruturando as carreiras.
Na linha dos tucanos que o antecederam, Pimenta trata a infraestrutura como questão prioritária e diz que o desafio agora é pavimentar trechos que conectam a malha rodoviária do estado. A prioridade, segundo o plano, será para a construção de anéis rodoviários e a consolidação do projeto que transforma o aeroporto de Confins em polo de desenvolvimento regional.
Em comum, os dois candidatos falam em políticas para estimular as micro e pequenas empresas no estado, investimento nas novas tecnologias e em ações de preservação do meio ambiente e estímulo a novas matrizes energéticas. Na área da saúde, Pimenta e Pimentel falam no papel do estado como gestor do Sistema Único de Saúde (SUS). Pimentel promete estimular, na fase do ensino, as carreiras de médicos nas regiões do estado, enquanto Pimenta diz que dará importância à expansão das redes materno-infantis, de hipertensão, diabetes, atenção ao idoso e urgência.
Para melhorar a educação, Pimenta da Veiga propõe ampliar a inclusão das crianças na pré-escola e desenvolver um programa de educação profissional por meio de parcerias. Também promete dar atenção a escolas em áreas de vulnerabilidade. Já Fernando Pimentel promete um novo modelo de ensino médio, com formação técnica adequada. O petista também colocou a ampliação da educação infantil e da escola de tempo integral entre as suas prioridades.

Nenhum comentário: