domingo, 20 de abril de 2014

PT não consegue repetir em Minas aliança nacional

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/pt-n-o-consegue-repetir-em-minas-alianca-nacional-1.235890
20/04/2014 07:20 - Atualizado em 20/04/2014 07:20

Patrícia Scofield - Hoje em Dia



Frederico Haikal/Arquivo Hoje em Dia
Lula_Pimentel_Frederico Haikal_Arquivo Hoje em Dia
No lançamento da pré-candidatura de Pimentel, Lula recomendou que o PT atraísse partidos do governo
Um dos principais pedidos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – considerado um dos maiores articuladores políticos do partido – ao pré-candidato petista ao governo de Minas, Fernando Pimentel, está ameaçado. 
Para Lula, a aliança em torno de Pimentel para as eleições de outubro deveria atrair todas as legendas que estão com a presidente Dilma Rousseff (PT) na base de governo, composta por 22 partidos. Desses, segundo avaliação do próprio PT em Minas, apenas PMDB, PR, PRB, PCdoB e PROS estarão com Pimentel, contra pelo menos 20 siglas que apoiam a pré-candidatura do tucano Pimenta da Veiga.
A Justiça Eleitoral só divulga o tempo de televisão de cada partido ou coligação após as convenções de junho. A título de comparação, levando em conta o que foi adotado para as eleições de 2010, a coligação do PT teve cerca de cinco minutos para seus candidatos, contra aproximadamente sete do bloco de aliados do PSDB. Apenas o PMDB, cobiçado tanto por PT quanto PSDB, garantiria cerca de dois minutos aos petistas, caso a tendência de aliança se confirme, até junho.
Segundo o PSDB em Minas, o bloco pró-Pimenta da Veiga será de “pelo menos 20 partidos”. Para o presidente do PP mineiro, o governador Alberto Pinto Coelho, os partidos que compõem a base de governo no Estado, como o dele, convergem com o PSDB na maioria das unidades da federação. 
Expectativa positiva
Para os petistas mineiros, porém, a quantidade maior de partidos com Pimenta não é obstáculo e não se configura como fracasso em relação à recomendação de Lula. “Não concordo que a maioria dos partidos que estão com Dilma no Governo Federal já aderiram à ala do Pimenta da Veiga em Minas. Se nosso acordo com PMDB, PR, PROS, PR, PRB e PCdoB se concretizar, teremos tempo superior ao do PSDB na TV. Temos sólidas condições de ter esses partidos conosco”, afirmou o deputado federal Miguel Corrêa (PT), afilhado político de Fernando Pimentel. “O PSDB tem várias legendas, mas que tem tempos pequenos na televisão. Aliás, nossa preocupação não é essa, mas conseguir mostrar os programas de governo do Pimentel”, acrescentou o petista.

Nenhum comentário: