segunda-feira, 14 de abril de 2014

Lula critica tucanos e diz que única forma de combater corrupção é com honestidade

  • Em evento com Padilha, ex-presidente disse que tucanos escondem corrupção ‘debaixo do tapete’
Leonardo Guandeline (Email · Facebook · Twitter)
Publicado:
Atualizado:

Lula participa com Alexandre Padilha da Caravana Horizonte Paulista, em Araçatuba (SP)
Foto: Divulgação
Lula participa com Alexandre Padilha da Caravana Horizonte Paulista, em Araçatuba (SP) Divulgação
SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na noite desta sexta-feira em Araçatuba (SP), disse que no tempo em que os tucanos governavam o país, a corrupção não aparecia “porque eles a colocavam debaixo do tapete”. Falando à militância em evento da caravana de pré-campanha do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ao governo paulista, o ex-presidente disse que a única forma de combater a corrupção é com honestidade. Ele criticou por várias vezes a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), alvo principal também das críticas de Padilha.
— Só existe um jeito de combater a corrupção (...) No tempo deles (tucanos no governo federal), a corrupção não aparecia porque eles colocavam debaixo do tapete. Para nós, aparece. Quem não quiser ter problemas, que aja com honestidade — disse o ex-presidente à militância.
Lula ainda criticou “setores conservadores no estado", os quais, segundo ele, “fazem certo terrorismo” em relação a uma suposta hegemonia do PT, caso o partido reeleja Dilma Rousseff e eleja Alexandre Padilha no estado. Ele lembrou que os críticos também se referem à prefeitura de São Paulo, hoje comandada pelo petista Fernando Haddad.
— Nós estamos disputando uma eleição um pouco complicada. Os setores conservadores deste estado estão com medo porque o PT governa o Brasil, o PT governa a capital de São Paulo, e eles estão pregando um certo terrorismo dizendo que não se pode permitir que o PT governe o Brasil, a capital e o estado de São Paulo.
Sobre Alckmin, o ex-presidente disse ser o governador paulista “um tucano que tem voo muito baixo”, e acrescentou que ele “não cuida de garantir água para o povo de São Paulo”. Nesse momento, em tom de brincadeira, pegou um copo d’água na mesa onde ocorria a plenária da caravana.
Sem citar a CPI para apurar a cobrança de pedágio nas estradas paulistas, alvo de uma comissão na Assembleia Legislativa instaurada esta semana após pedido do PT, Lula falou:
— A única coisa eficaz (no estado) é a cobrança de pedágio.
Criticando a falta de apoio da imprensa ao PT, Lula conclamou a militância a trabalhar em pró da candidatura de Padilha a partir do evento da noite desta sexta-feira. O ex-presidente é o principal cabo eleitoral do ex-ministro da Saúde.
Em discurso, Padilha criticou a visão do governo do estado em relação à região de Araçatuba. Para os tucanos, segundo o petista, o local é visto por Alckmin apenas como “depósito de presídios”.
— O governador vê essa região aqui como se fosse um depósito de presídios. O que eles (tucanos) trazem para cá é presídio, presídio, presídio. Araçatuba é a cidade que mais gera emprego na região e no estado de São Paulo hoje.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/lula-critica-tucanos-diz-que-unica-forma-de-combater-corrupcao-com-honestidade-12174572#ixzz2yro6VIHm
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: