sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estudo mostra que roteadores Wi-Fi interferem no crescimento das plantas

Por Redação em 31.05.2013 YouTube

Plantas
Um estudo científico realizado por alunas do ensino fundamental despertou interesse em diversos cientistas ao redor do mundo e pode nos fazer repensar a respeito da quantidade de dispositivos sem fio que temos em nossas casas.
Um grupo de cinco estudantes de uma escola na Dinamarca resolveu começar uma experiência depois de perceber que, quando dormiam com o celular perto de suas cabeças durante a noite, elas tinham dificuldade para se concentrar no dia seguinte.
De acordo com o site de notícias dinamarquês DR, como as garotas não tinham recursos para realizar um estudo em torno do comportamento das atividades cerebrais perante sinais de dispositivos sem fio, elas resolveram acompanhar o crescimento de plantas perto de roteadores Wi-Fi.
Elas colocaram seis bandejas com sementes de agrião em um quarto sem roteador Wi-Fi, e outras seis bandejas com as mesmas sementes em uma sala com dois roteadores que, segundo o cálculo das meninas, emitiam o mesmo tipo de radiação de um celular comum.
Durante os 12 dias de experimento, as sementes que estavam nas seis bandejas da sala sem roteador cresceram normalmente, enquanto aquelas que estavam na presença dos equipamentos não evoluíram tão bem assim. Na verdade, as fotos do projeto mostram que muitas das sementes colocadas perto dos roteadores ficaram marrons e morreram.
Experimento plantas versus Wi-Fi
Experimento plantas versus Wi-FiÀ esquerda as plantas que cresceram longe da radiação e à direita aquelas que ficaram na sala dos roteadores Wi-Fi (Imagem: DR)
O resultado gerou um debate na Dinamarca em relação aos potenciais efeitos adversos para a saúde provenientes de aparelhos celulares e equipamentos Wi-Fi. O experimento garantiu às meninas uma vaga na final do concurso regional de "Jovens Pesquisadores", mas isso foi só o começo. Até agora, os principais pesquisadores do Reino Unido, Países Baixos e Suécia têm demonstrado grande interesse no projeto das meninas.
"Eu realmente espero que elas passem a vida trabalhando em pesquisas, porque eu definitivamente acho que elas têm uma aptidão natural para isso. Pessoalmente, eu gostaria de tê-las em minha equipe!", disse o Professor Olle Johanson, do Karolinska Institute em Estocolmo, Suécia.
Jovens cientistasAs responsáveis pelo projeto: Lea Nielsen, Mathilde Nielsen, Signe Nielsen, Sisse Coltau e Rikke Holm (Foto: Kim Horsevad / DR)

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Estudo-mostra-que-roteadores-Wi-Fi-interferem-no-crescimento-das-plantas/#ixzz2UuHe2jsQ
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Cavalaria da PM volta às ruas de BH após ser interditada

Uma denúncia anônima levou os animais a ficarem 10 dias confinados na sede do Regimento da Cavalaria Alferes Tiradentes, no Prado, na região Oeste

Iracema Amaral - Estado de Minas
Publicação: 31/05/2013 17:30 Atualização:

 (Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Depois de dez dias de interdição, os 276 cavalos do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes da Polícia Militar vão poder, de novo, sair das baias e ganhar as ruas de Belo Horizonte. A autorização aconteceu nesta sexta-feira com a ida de técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) à sede dessa instituição militar centenária – fundada em 1775 – com o laudo laboratorial descartando que os animais tivessem sido acometidos por uma doença infecto-contagiosa.
No último dia 21, uma denúncia anônima colocou em alerta não só os responsáveis pelo  plantel  da capital como o de Brasília também. A hipótese era que todos os cavalos dessas duas cavalarias estariam sofrendo de uma doença pulmonar, denominada de mormo. Trata-se de uma bactéria que além de levar ao sacrifício do animal pode infectar também o homem.
De acordo com a denúncia, o contágio teria acontecido por parte dos animais de Brasília, que no início de abril tiveram contato com os cavalos da capital, após pernoitarem duas noite na sede da cavalaria, após um torneio no Espírito Santo. “Foi uma denúncia irresponsável e maldosa”, classificou o comandante do Regimento, tenente-coronel Mac Dowel.
Passado o transtorno, o militar informou que agora é hora de voltar a adestrar os cavalos da capital para voltarem à ruas. Em função do confinamento, conforme o tenente-coronel, os cavalos ficam estressados. A previsão é que os animais voltem a servir a partir da próxima quarta-feira ou quinta-feira . Mac Dowel explicou a utilidade dos animais em policiamentos ostensivos, em geral com concentração de grande público, em função do porte dos animais. Segundo ele, essa característica “intimida” as manifestações. No policiamento rotineiro, a altura dos animais é outro ponto considerado positivo para inibir a ocorrência de delitos.

Parque temático em Orlando terá réplica de Springfield

Por Redação em 28.05.2013 12h00

YouTube
Springfield Orlando
Alerta para fãs de Os Simpsons: a família mais divertida da TV vai ganhar seu próprio parque temático no Universal Orlando Resort. A novidade inclui a construção de uma réplica da cidade de Springfield dentro do parque.
A franquia já está presente no Universal Studios Orlando e no Universal Studios Hollywood desde 2007, e agora vai ganhar uma grande expansão. De acordo com a Universal Orlando, haverá ainda uma atração ao ar livre e um novo passeio.
O novo parque será o único lugar no mundo onde os hóspedes poderão caminhar pelas ruas de Springfield, comer no  Krusty Burger, Frying Dutchman, Lard Lad Donnuts, Luigi's Pizza, e ainda tomar uma cervejinha na Taverna do Moe. Sim, a cerveja será a Duff Beer, mas, de acordo com a Universal, será uma versão diferente da que conhecemos por aqui, fabricada exclusivamente para a Universal Orlando.
A expansão do parque de Os Simpsons deve ser inaugurada no segundo semestre de 2013. Confira o vídeo de apresentação da Universal:

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/geek/Parque-tematico-em-Orlando-tera-replica-de-Springfield/#ixzz2UtTK7Lnz
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Estudo avaliará benefícios da cerveja para o coração

31/05/2013 09:18 - Atualizado em 31/05/2013 09:18

Bruno Deiro e Fernanda Bassette


Reprodução
Estudo avaliará benefícios da cerveja para o coração

Terceiro país com maior consumo de cerveja no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, o Brasil vai iniciar uma pesquisa para avaliar os possíveis benefícios do consumo moderado da bebida para o coração, assim como ocorre com o vinho.
Estudos internacionais demonstram que ingerir cerveja em quantidades moderadas - o que significa beber de uma a duas latas por dia, no máximo - tem um efeito protetor nos vasos sanguíneos, evitando a aterosclerose (entupimento dos vasos) e um possível infarto. A pesquisa será feita por meio de uma parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com o Hospital do Coração (HCor), que vai conduzir os estudos com dois grupos de voluntários: um de abstêmios e outro de pessoas que bebem cerveja regularmente.
Outros detalhes da pesquisa serão definidos no sábado, 1º de junho, durante o 34º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), após o simpósio que vai apresentar os resultados de pesquisas feitas em animais na Universidade de Barcelona, na Espanha, pela médica Lina Badimón.
Segundo o médico Nabil Ghorayeb, da SBC, a pesquisa no Brasil deve seguir os passos da experiência com o estudo do vinho, que já é feito no HCor. "Pelos resultados da Espanha, deu para perceber que existe um paralelo muito semelhante ao observado no vinho", afirma ele. "Lá, o consumo moderado de cerveja reduziu os índices de aterosclerose em animais", diz.
Álcool
Segundo o cardiologista Luiz Antônio Machado César, diretor do Núcleo Café e Coração do Instituto do Coração (Incor), uma das hipóteses para explicar o efeito protetor da cerveja nas artérias é o próprio álcool, além das vitaminas B3 e B6, proteínas e sais minerais.
"Há estudos que demonstram que o álcool em quantidades adequadas tem um efeito benéfico para os vasos sanguíneos, evitando a aterosclerose. O problema são as alterações deletérias do álcool nos outros órgãos, caso ele seja consumido em excesso", diz César. "Na pesquisa com animais, quando as quantidades de cerveja ultrapassavam a quantidade tecnicamente efetiva, o quadro era de piora", complementa César.
Os médicos reforçam a importância de uma pesquisa com uma das bebidas mais consumidas no País. "Aqui a cerveja é muito mais diversão do que complemento alimentar. A pesquisa vai avaliar o consumo como alimento", diz César. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Chaleira parecida com Hitler provoca polêmica na Califórnia

AFP


Montagem/Divulgação
Chaleira parecida com Hitler provoca polêmica na Califórnia
Fotos da chaleira projetada por Michael Graves para a loja JC Penney se tornaram virais
LOS ANGELES - Um simples recipiente de aço inoxidável para esquentar água provocou uma polêmica nos Estados Unidos, quando alguns usuários de redes sociais disseram que lembrava Adolf Hitler, esgotando seu estoque on-line e fazendo seu preço disparar no site de leilões eBay.
As fotos da chaleira projetada por Michael Graves para a loja JC Penney se tornaram virais. O produto alcançou na quinta-feira 245,90 dólares na internet. A chaleira se esgotou on-line mas ainda está disponível nas lojas, e os anúncios de venda do produto nas ruas foram retirados após os protestos.
As fotos que provocaram a confusão apareceram na rede social de notícias Reddit, e apresentavam dois anúncios da chaleira, um em foco e outro borrado, para mostrar as semelhanças entre a chaleira e Hitler fazendo sua infame saudação nazista Sieg
Heil.
O prefeito de Culver City, o subúrbio de Los Angeles onde o anúncio publicitário da JC Penney foi colocado, questionou a loja. "Como judeu, estou ofendido", disse Jeff Cooper em um e-mail ao site de notícias Mother Jones. "Como funcionário eleito, estou enojado de que a cidade que represento esteja relacionada a isso".
A Liga Anti-Difamação (ADL), que luta contra o antissemitismo, disse ao site: "Acreditamos na palavra da JC Penney de que qualquer semelhança com o ditador nazista foi totalmente involuntária".
O anúncio em Culver City foi retirado das ruas, mas a chaleira estava disponível na JC Penney na quinta-feira a 40 dólares. Contactada pela AFP, a empresa não se pronunciou.

Globo proíbe programas de mencionar redes sociais Facebook e Twitter

O motivo seria a divulgação gratuita através da exposição do Facebook e Twitter nas propagandas


A Rede Globo proibiu oficialmente a citação das redes sociais Facebook e Twitter em seus programas.
A partir de agora, personagens e programas devem se referir aos sites como "rede social de mensagens curtas" e "grande rede social".
O motivo seria a divulgação através da exposição das redes sociais nas propagandas.
A informação  foi confirmada por Ariadne Guimarães, gerente de produção editorial da empresa.
No mês passado, a Globo ordenou a retirada de links de redirecionamento para seus sites no Facebook.
O pequeno tráfego de usuários gerado pelos links foi o que motivou a medida adotada pela empresa. Apenas 2% do público total do site vinha da rede social.
No mês anterior, a empresa já havia estabelecido uma taxa extra para anúncios que citassem Twitter, Orkut e Facebook.
Fonte: Jornal O Tempo
Via: http://www.blogalferes.com/2013/05/globo-proibe-programas-de-mencionar.html

Sargento compra briga com moradores e políticos ao promover choque de ordem no trânsito - (Paraná)

Via Blog da Renata


Na cidade de Tamarana, de 13 mil moradores e trânsito sossegado, a imprudência era rotina. Ninguém usava cinto de segurança, nem capacete. A farra acabou com a mudança no comando da PM.

Um PM promoveu um choque de ordem no trânsito de uma pequena cidade do interior do Paraná. E acabou comprando uma briga com moradores e políticos.
Na cidade de 13 mil moradores e trânsito sossegado, a imprudência era rotina. Ninguém usava cinto de segurança, nem capacete.
Um comportamento que vem mudando de uns tempos para cá. “Agora que diz que precisa usar, eu estou usando”, confessa o taxista Dito Endo.
A farra acabou com a mudança no comando da PM de Tamarana. Um sargento linha dura assumiu o cargo e adotou uma política de tolerância zero com as infrações de trânsito.
“É o que me compete. E eu fui preparado e capacitado para isso”, diz o sargento da PM Michel Jovanovich.
Nas ruas, a caneta não para. A equipe do sargento aplica em média duas multas por dia e já apreendeu quase 200 veículos, a maioria motos. O rigor espantou agricultores que costumam rodar na cidade em situação irregular. O movimento no comércio caiu e foi uma chiadeira só.
O protesto chegou até a Câmara de Vereadores, que resolveu convocar o sargento Michel para dar explicações.
“Ele respondeu todas as perguntas, a população questionou, os vereadores questionaram”, contou o vereador Renato Gonçalves.
A ata da sessão mostra um grupo preocupado com a fiscalização. Moradores e vereadores falaram dos prejuízos na cidade e sugeriram que polícia fizesse uma campanha de orientação antes de aplicar as multas. O sargento bateu o pé. Disse que as leis já são conhecidas de todos e que vai continuar de olho nos abusos.
“O  tom foi de pressão. Independente de ser uma cidade pequena, na área rural, a lei é para todos. Ela deve ser cobrada, sim”, disse o sargento.
Na cidade que reaprende a cumprir as leis na marra, a discussão ganhou as ruas.

Tropa do Bope canta grito de guerra que faz apologia à violência

Música prega a morte de agressor e fala em comemoração no quartel.
Em nota, polícia diz que canção não condiz com momento da corporação.

Uma tropa do Batalhão de Operações Especiais, o Bope, foi flagrada cantando um grito de guerra que faz apologia à violência durante um exercício de corrida nas ruas do Rio. O vídeo foi gravado na semana passada, no parque Eduardo Guinle, que fica logo abaixo da sede do Bope, ao lado do Palácio Laranjeiras, a residência oficial do governador, na Zona Sul da cidade.
Os soldados aparecem correndo sem camisa e gritam respondendo a um líder, que entoa os seguintes versos: ‘É o Bope preparando a incursão / E na incursão / Não tem negociação / O tiro é na cabeça / E o agressor no chão. / E volta pro quartel / pra comemoração’.
O parque possui brinquedos e é muito frequentado por crianças. Uma moradora, que pede para não ser identificada, costuma brincar com as filhas no local e discorda do repertório do Bope. “Eu acho errado que uma corporação do estado, que está aí para prover a segurança para o cidadão, espalhe uma cultura extremamente violenta, pesada, de guerra. Acorda as pessoas às 7h, falando que a missão é entrar pela favela e deixar corpo no chão”, reclama. Outros moradores, porém, apoiam os soldados: “Acho até bacana. É um incentivo. Sinceramente, não me afeta em nada. Acho tranquilo. Para mim, não tem o menor problema”.
O sociólogo Ignacio Cano, estudioso de assuntos ligados à violência, comentou o vídeo. “É lamentável a comemoração da morte de uma pessoa e a intenção de matar que fica clara com a ideia de tiro na cabeça. Música violenta não necessariamente implica em ação violenta, mas música violenta legitima a violência, estimula e transmite a doutrina de que objetivo da policia é guerra, é combater o inimigo, é deixar o agressor no chão. Esse não é o objetivo da polícia. O objetivo da polícia é preservar direitos e preservar vidas”, destaca.
No filme ‘Tropa de elite’, inspirado no cotidiano do Bope, uma tropa de aspirantes à corporação entoa outro grito de guerra que faz alusão à violência: ‘Homens de preto, / Qual é a sua missão? / Entrar pela favela / e deixar corpo no chão’. Ignacio compara esses gritos aos funks proibidões. Algumas dessas músicas falam na morte de policiais e glorificam traficantes e facções criminosas. “Essa seria a versão policial do proibidão, que reforça essa lógica da guerra, do extermínio do inimigo. Se esses mesmos cânticos são proibidos quando são cantados por meninos da comunidade, certamente não é a polícia que deveria fazer esse tipo de apologia”, acredita o especialista.
O coronel Jorge da Silva, ex-chefe do Estado-Maior da Polícia Militar e professor de sociologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, questiona quem autorizou o exercício. “Não foi uma manifestação espontânea. Toda tropa da Polícia Militar, quando sai, ela sai a comando de alguém. Então a responsabilidade pelo que estava acontecendo ali é da pessoa que estava comandando aquele grupo”, diz.
O Jornal das Dez solicitou uma entrevista com o comandante do Bope, o coronel René Alonso, mas o pedido foi negado. Em nota, a assessoria de imprensa da polícia afirma que a prática de cantar músicas de apologia à violência é proibida e que o responsável pelo exercício será responsabilizado pelo ato. A nota diz ainda que o Bope tem como valor maior a preservação da vida e que é voltado para operações de pacificação. As canções, segundo o texto, são muito antigas e não condizem com o momento atual do Bope.
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/05/tropa-do-bope-canta-grito-de-guerra-que-faz-apologia-violencia.html

PF diz que usou arma letal após recepção hostil em fazenda em MS

Conflito ocorreu em propriedade ocupada por índios em Sidrolândia.
'Não há como saber de onde veio o tiro', diz superintendente da PF em MS.

Do G1 MS
Ao fundo, tropa de choque da Polícia Militar faz barreira (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS) 
Indígenas e policiais entraram em confronto nesta quinta em Sidrolândia. (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)
A Polícia Federal (PF) confirmou, nesta quinta-feira (30), que os agentes usaram armas de munição letal durante a reintegração de posse de uma fazenda ocupada em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. O superintendente da PF em Mato Grosso do Sul, Edgar Paulo Marcon, afirmou ao G1 que o efetivo foi recebido de forma hostil e reagiu após sofrer retaliação. "Não há como saber de onde veio o tiro e por isso um inquérito será instaurado."
“Pelas informações que recebi por telefone, [índios] estariam armados, atiraram nos policiais, tem policias feridos”, relatou Marcon. “Houve violenta reação dos indígenas quando eles [policiais] chegaram”, disse. Pelo menos três policiais foram feridos. Um deles foi atingido de raspão por um disparo na orelha.
Segundo a PF, os policiais tentaram negociação com os terena na estrada que dá acesso à fazenda. Como não houve avanço, os policiais avisaram que cumpririam a reintegração de posse e voltaram com o efetivo. Ainda conforme Marcon, na entrada da fazenda os policiais avistaram que a sede estava pegando fogo e foram recebidos de maneira violenta pelos indígenas e tiveram que reagir. Já lideranças indígenas disseram ao G1 que foram surpreendidos pelas equipes da polícia.
O superintendente disse que há marcas nos coletes a prova de balas de alguns agentes. Essa situação e a morte do indígena serão apurados no inquérito. Conforme a PF, duas armas artesanais e uma espingarda, de índios, foram apreendidas. As armas dos policiais serão periciadas também.
Policiais fizeram imagens para serem usadas no inquérito e um oficial de justiça acompanhou a ação.
Marcon acredita que a reintegração de posse será cumprida nesta quinta e a terra será devolvida ao proprietário, Ricardo Bacha. Ainda segundo Marcon, após a reintegração, a manutenção da posse é de responsabilidade de Bacha.
O governo de Mato Grosso do Sul afirmou, por meio de nota divulgada nesta quinta-feira, que a Polícia Militar “não utiliza arma letal” durante a reintegração de posse de uma fazenda ocupada em Sidrolândia.
Reintegração de posse
O clima na área é de confronto. PMs da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) usam balas de borracha e bombas de efeito moral para tentar controlar e retirar do local os índios, que estão armados com lanças e revidam atirando pedras.
Ao ocuparem a fazenda Buriti, os índios entraram também em outras três propriedades - Santa Helena, Querência e Cambará - mas já deixaram estas áreas. O Hospital Elmíria Silvério Barbosa, em Sidrolândia, confirmou a morte e a transferência de um dos feridos para a Santa Casa em Campo Grande. Outros três indígenas permanecem hospitalizados em Sidrolândia.
O acesso para a propriedade está bloqueado. Foram encaminhados para o local quatro ônibus e pelo menos cinco viaturas do Cigcoe, pelo menos dez viaturas da Polícia Federal e duas dos Bombeiros.
Após o confronto, a PM mandou mais equipes para o local, de acordo com o comandante da corporação, coronel Carlos Alberto David dos Santos. Segundo ele, a decisão foi tomada após a informação de que os terenas incendiaram a sede da fazenda e resistiram à desocupação. A quantidade de agentes não foi divulgada.
Conflito
A fazenda Buriti foi a primeira a ser ocupada, no dia 15 de maio, e única que ainda continua com indígenas dentro de seus limites. Os terena também chegaram a entrar em outras três propriedades, já desocupadas. Um mandado de reintegração de posse para a Buriti foi expedido pela Justiça no mesmo dia da invasão, mas foi suspenso no último dia 20 em razão da reunião de conciliação que já estava marcada para quarta-feira (29).
Segundo a Funai, os indígenas reivindicam aceleração do processo de demarcação e não querem deixar o local.
Sem acordo
Indígenas e produtores reuniram-se em audiência de conciliação na quarta-feira, mas não houve acordo e a Justiça determinou, então, que a desocupação fosse imediata.
Ronaldo José da Silva, juiz substituto da 1ª Vara Federal de Campo Grande, afirmou que a reunião  foi "infrutífera", estipulou multa diária de R$ 10 mil para as pessoas que impedirem o cumprimento da reintegração de posse e determinou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) comunicasse os índios sobre a decisão.
Briga judicial
A Terra Indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios da etnia terena. A área, localizada entre Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, foi delimitada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) e abrange 17.200 hectares.
Após a declaração, o processo segue para a Casa Civil, para a homologação da presidência da República, o que ainda não foi feito. Durante nove anos, as comunidades indígenas aguardaram a expedição da portaria declaratória. O relatório de identificação da área foi aprovado em 2001 pela presidência da Funai, mas decisões judiciais suspenderam o curso do procedimento demarcatório.
Em 2004, a Justiça Federal declarou, em primeira instância, que as terras pertenciam aos produtores rurais. A Funai e o Ministério Público Federal recorreram e, em 2006, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) modificou a primeira decisão e declarou a área como de ocupação tradicional indígena.
No entanto, os produtores rurais entraram com recurso de embargos de infringentes e conseguiram decisão favorável em junho de 2012.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Deputado recebe ameaças de morte após denunciar que urnas brasileiras são uma fraude


Um vídeo do deputado Chiarelli, o qual afirma que passou a sofrer ameaças de morte após denunciar fraudes no sistema eleitoral brasileiro, tem gerado polêmica nas redes sociais. 
O deputado cita a rejeição ao sistema por  outros países, além de acusar os autores do sistema e políticos relacionados.
"O sistema eleitoral brasileiro é uma fraude e é uma mentira", afirmou. "Não existem eleitores no Brasil, e sim milhões de palhaços que vão colocar o voto sabe-se lá onde, pois sabe-se lá para onde vai o voto (...) Eu denuncio que os programas já estão preparados para criar quem vai ganhar e quem vai perder (...) A urna eletrônica é uma farsa para eleger quem eles querem eleger".

Leia matéria completa sobre o tema clicando aqui.

Assista abaixo:
Fonte: http://www.folhapolitica.org/2013/05/deputado-recebe-ameacas-de-morte-apos.html

Senado aprova projeto que aumenta autonomia de delegados de polícia

Projeto aprovado também muda regras para a investigação criminal e estabelece que cargo só pode ser ocupado por bacharel em direito
Brasília - O Senado aprovou nessa terça-feira projeto de lei que altera as regras para a investigação criminal e concede mais autonomia aos delegados de polícia. De acordo com o texto, os delegados só poderão ser afastados de uma investigação – por um superior hierárquico - se houver motivo de interesse público ou descumprimento de procedimentos previstos em regulamento e que possam prejudicar os resultados da investigação. Para que o afastamento ocorra é preciso fundamentação por escrito dos motivos.
A proposta estabelece ainda que o cargo de delegado de polícia é exclusivo de bacharel em direito e que a categoria tem direito ao mesmo tratamento dado a magistrados, integrantes da Defensoria Pública e do Ministério Público.
O senador Pedro Taques (PDT-MT) apresentou quatro requerimentos de destaques para tentar alterar o texto, mas foram rejeitados. Para o parlamentar, o projeto apresenta pontos inconstitucionais, como o que concede aos delegados independência para decidir se acatam solicitações do Ministério Público durante o período de investigação.
“Precisamos ficar atentos, precisamos emprestar respeito, sim, à autoridade policial, mas não podemos, com essa desculpa, cair em equívocos de constitucionalidade”, disse. Assim como Taques, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) também manifestou preocupação com a matéria. Ele teme que ela crie conflitos entre delegados e procuradores e torne a investigação mais vulnerável às pressões políticas.
Os argumentos contrários ao projeto foram refutados pela maioria dos senadores presentes, que votaram favoravelmente ao projeto. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), ressaltou que a proposta aumenta a independência dos delegados em relação, inclusive, à forças políticas. “Não acredito que exista mais no Brasil de hoje isso de governador manipular delegado. Mas se existe, este projeto vem para acabar com isso. Porque aumenta a independência dos delegados”, declarou Cunha Lima.
Como o projeto foi aprovado sem alterações em relação ao texto enviado pela Câmara dos Deputados, a matéria segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.
FONTE: UAI

Mulher explica o que fazer com o Bolsa Família - Vira hit e toque



Fonte: http://www.facebook.com/photo.php?v=676386549043401

ANTT abre inscrição para concurso; salários podem chegar a R$ 10 mil

30/05/2013 09:34 - Atualizado em 30/05/2013 09:34

Hoje em Dia


André Brant/Hoje em Dia
ANTT abre inscrição para concurso; salários podem chegar a R$ 10 mil
A ANTT fiscaliza e regulamenta as modalidades de transporte rodoviário, ferroviário e multimodal
Quem busca uma oportunidade de ingressar no serviço público federal deve ficar atento para o concurso público promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que abrirá inscrições para seu processo seletivo entre os dias 10 de junho e 2 de julho, com salários e benefícios que podem ultrapassar os R$ 10 mil.
Serão oferecidas 135 vagas, sendo 45 para técnico em regulação de serviços de transportes e dez para técnico administrativo, ambos de nível médio. Já as vagas de nível superior são divididas da seguinte maneira: 17 para analista administrativo e 63 para especialista em regulação de serviços de transportes terrestres.
Inscrições
O valor das inscrições é de R$ 80 para nível médio e R$ 100, para nível superior. As provas estão agendadas para 11 de agosto. Já os salários, partem de R$ 5 mil, para nível técnico, e R$ 9.567 para nível superior, no cargo de analista. Já o especialista tem salário inicial de R$ 10.323.
Para os cargos de nível superior, é necessário formação em administração, comunicação social, biblioteconomia, ciência política, ciências contábeis, direito e tecnologia da informação.
Os aprovados que assumirem os cargos ainda contam estabilidade empregatícia. Das 135 vagas oferecidas, 130 são para a cidade de Brasília, uma para Porto Velho, duas para Rio Branco e outras duas para Boa Vista.
O que é?
Antes de sair correndo para fazer sua inscrições, o candidato deve pelo menos saber qual é a atribuição da agência estatal. A ANTT foi criada em 2001 para fiscalizar e regulamentar as modalidades de transporte rodoviário, ferroviário, multimodal e até mesmo dutoviário.
Seus técnicos, analistas e especialistas atuam na concessão, permissão e autorização de sistemas de transportes. Para o publicitário Luis Carlos Pereira, o concurso é uma solução para rever seu antigo salário.
“Tenho 45 anos e fiquei desempregado há seis meses. Um cargo na ANTT permitiria retomar meu padrão de vida”, explica Pereira, que não vê perspectivas no setor privado.

Bolsa família - Comprovante circulando na Internet - Compra de votos???


Para estudos, artigos e projetos, acesse: www.contracorrupcao.org

Políciais Militares de São Paulo ouvem dicas para abordar gay e travesti

Via Blog Alferes
Militares aprenderam como abordar os participantes
A Parada Gay é um evento extravagante. As alegorias das boates vão para as ruas e milhares de frequentadores vestem trajes chamativos, numa festa em que carnaval e política se misturam na Avenida Paulista. Cabe ao policial militar evitar a “síndrome do cutucão”, ou seja, ele não deve dar aquela cotoveladinha indiscreta no parceiro ao lado para que os dois deem risada de quem passa.
No Comando-Geral da Polícia Militar, nesta terça-feira, 28, durante uma hora, o advogado Dimitri Sales, do Instituto Latino-Americano de Direitos Humanos, deu dicas a cerca de 90 oficiais que atuam na região central de São Paulo sobre como trabalhar neste domingo na Parada, além de discutir com eles sobre diversidade sexual e a homossexualidade.
No bate-papo com os PMs, o advogado, um dos protagonistas dos 17 anos de Parada Gay, explicou que tanto os travestis como os transexuais preferem ser chamados pelos seus nomes femininos. “O órgão sexual não define o gênero da pessoa. Um homem pode se sentir uma mulher e o ideal, caso seja necessário, é perguntar antes o nome que a pessoa prefere ser chamada”, disse.
Segundo ele, o mesmo vale para as revistas. Os transexuais e os travestis, segundo ele explicou à reportagem, devem ser revistados por PMs femininos. “Mas, como o efetivo masculino é muito maior, às vezes o homem acaba sendo o responsável pela revista”, diz.
O coronel Reynaldo Simões Rossi, do Comando de Policiamento do Centro, responsável pelo policiamento da Parada Gay, entrou no clima “friendly” da palestra. Apontando para os oficiais fardados, disse que a diversidade sexual entre os ouvintes também era grande, para sentenciar: “O papel da polícia democrática é garantir que todos tenham o direito de manifestar ostensivamente sua orientação sexual e voltar com sua integridade física e patrimonial para casa”.
Um dos oficiais explicou ainda que o policial precisa ter jogo de cintura e bom humor no patrulhamento, já que recebe muitos beliscões dos frequentadores, atraídos pelo fetiche exercido pelo fardamento.
Além das dicas, na palestra os oficiais ouviram também explicações sobre a homossexualidade. “É quando seu pescoço vira. Se vira quando passa um homem, é bem possível que você seja gay”, brincou.
Dimitri ainda explicou que “opção sexual” é um termo equivocado. “Não se trata de uma questão de escolha. Ninguém escolheria ser o motivo de chacota nos colégios, nos programas humorísticas, ser injuriado e diminuído todos os dias de sua vida”, explicou aos PMs, que depois aplaudiram o advogado.

Deputados aprovam lei que vai 'legalizar' dólares na Argentina

30/05/2013 02h35 - Atualizado em 30/05/2013 02h35

Dólares adquiridos no câmbio paralelo poderão ser legalizados.
Oposição diz que medida criará paraíso fiscal no país.

Da France Presse
A Câmara de Deputados da Argentina aprovou na noite desta quarta-feira (29) o projeto que legaliza os dólares adquiridos no câmbio paralelo e que busca recuperar divisas fora do sistema através de um mecanismo que permitirá investir no setor energético e no imobiliário.
A votação, que tornou a lei efetiva, obteve 130 votos a favor e 107 contra.
"Esta lei é para mobilizar ativos argentinos, seja em imóveis urbanos ou em investimentos em infraestrutura ou energia", disse o deputado governista Roberto Feletti, presidente da Comissão de Orçamento e Fazenda.
Segundo o vice-ministro da Economia, Axel Kicillof, na Argentina há cerca de US$ 40 bilhões nas mãos de argentinos e as reservas em divisa norte-americana triplicam em paraísos fiscais.
A Argentina seria o país com a maior quantia de dólares per capita depois dos Estados Unidos, com US$ 1.200, de acordo com Kicillof.
O governo anunciou o projeto no começo de maio, em um momento de tensão cambial, com uma diferença de 100% entre a cotação do dólar oficial e do câmbio paralelo, que chegou a superar os 10 pesos por dólar.
Em sua exposição, os governistas rejeitaram as críticas ao projeto expressadas pela oposição, que sustenta que servirá para lavar dinheiro de origem criminosa.
A nova lei autoriza o ministério da Economia e o Banco Central a emissão de instrumentos financeiros destinados ao setor energético e de construção e ao mercado imobiliário.
Poderão receber esse benefício qualquer pessoa física ou jurídica argentina, possuidora de moeda estrangeira ou divisas dentro ou fora do país.
Há uma semana, o projeto passou no Senado por 39 votos contra 28.
Na ocasião, o senador Gerardo Morales, da União Cívica Radical, denunciou que a medida "criará um paraíso fiscal" na Argentina "para o benefício de delinquentes que levaram centenas de milhares de dólares do país".

Negado habeas corpus a russo que invadiu quartel no Amazonas

Marcelo Gomes


O Superior Tribunal Militar (STM) decidiu manter preso o cidadão russo Denis Alexandrovich Saltanov, de 42 anos, acusado de invadir o quartel do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) do Exército em Manaus (AM). O habeas corpus impetrado pela Defensoria Pública da União (DPU) em favor do estrangeiro foi negado pelo Plenário da Corte nesta quarta-feira, 29. O pedido já havia sido negado liminarmente no último dia 17. Saltanov está preso desde 29 de abril em uma cela individual na 12ª Companhia de Polícia do Exército, na capital amazonense. A Embaixada da Rússia acompanha o caso.
Ao analisar o habeas corpus, o ministro José Coêlho Ferreira disse que não verificou qualquer ilegalidade ou abuso na prisão do russo. Segundo o magistrado, ao ingressar na unidade militar portando mochila e máquina fotográfica, o acusado sabia que agia contra a lei. O ministro afirmou ainda que a prisão cautelar está fundamentada em dispositivos do Código de Processo Penal Militar que foram recepcionados pela Constituição Brasileira. Por unanimidade, os ministros do STM acompanharam o voto do relator e mantiveram o curso normal da ação penal.
Em depoimento no procedimento aberto pelo Exército logo após a prisão em flagrante do russo, uma tenente disse que, ao perguntar o motivo que o levou a saltar para dentro do quartel, ele respondeu que pulou o muro "para testar o treinamento dos soldados", com visível "ar de deboche, sorrindo e gracejando". Um major afirmou que, ao perguntar se a atitude de pular muros de instalações militares seria comum em seu país de origem, o russo disse que não. Ainda segundo o major, Saltanov disse que sabia que o que ele havia feito era contra a lei.
Ao ser interrogado, em inglês, com a ajuda de um intérprete, Saltanov disse que pretendia visitar o zoológico (que fica dentro do GICS), mas que pretendia usar a entrada principal. Ele não disse por que decidiu pular o muro. Ao final, pediu para ver a identificação do escrivão que lavrou o auto de prisão em flagrante.
O defensor público da União Thomas Luchsinger disse que Saltanov nega que tenha dito que queria testar o treinamento dos soldados. Segundo o defensor, o estrangeiro pretendia visitar o zoológico, e pulou o muro para cortar caminho pela mata. Ele estava com um mapa que não dizia que ali era uma instalação militar. Além disso, as placas de perigo são em português, e Saltanov mal fala inglês, diz Luchsinger. A DPU já recorreu ao Supremo Tribunal Federal para soltar o russo. O habeas corpus será analisado pelo ministro Dias Toffoli.
Em 10 de maio, o Ministério Público denunciou o estrangeiro pelo crime de "penetrar em estabelecimento militar por onde seja defeso ou não haja passagem regular", previsto no artigo 302 do Código Penal Militar. Se condenado, ele pode pegar de seis meses e dois anos de detenção.
A Embaixada da Rússia informou que Saltanov não responde por nenhum crime em seu país.

Defesa faz treinamento de segurança para eventos no Rio de Janeiro

Marcelo Gomes


Vanderlei Almeida/AFP
treinamento
Diversos órgãos de segurança fizeram treinamentos simultâneos no Rio de Janeiro
O Centro de Coordenação de Defesa de Área do Rio de Janeiro (CCDA/RJ) realizou nesta quarta-feira (29) treinamentos de segurança simultâneos em vários pontos do Rio para a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. Pela manhã, o Exército ocupou uma subestação na zona oeste para evitar problemas no fornecimento de energia elétrica para o Maracanã. Já no estádio, houve uma ação para desobstruir uma rampa de acesso em caso de manifestações, que contou com a participação de guardas municipais. Em seguida, o Exército fez um exercício de substituição da segurança privada que vai atuar dentro da arena.
Já a Marinha simulou a abordagem de uma embarcação suspeita na Baía de Guanabara. Também foi realizado patrulhamento marítimo na baía e nas praias do Leme e de Copacabana, na zona sul.
Já a FAB realizou uma simulação de interceptação de uma aeronave suspeita voando no espaço aéreo restrito. Num voo que partiu do Aeroporto Santos Dumont, no centro, o avião do modelo Brasília C-97 foi interceptado no ar por dois caças F-5.
Sem tripulantes
A Força Aérea Brasileira (FAB) empregará um veículo aéreo não tripulado (VANT), também conhecido como drone, modelo RQ-450, no dia 15 de junho, abertura da Copa das Confederações, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A aeronave estará em operação durante o período de restrição do espaço aéreo (uma hora antes e quatro horas depois do início do jogo). O drone vai decolar da Base Aérea de Brasília. Segundo a FAB, voará em uma altitude que permitirá a vigilância de toda a área de segurança estabelecida ao redor do estádio e será posicionada de maneira a não interferir no tráfego aéreo na região. Ainda está em análise a utilização de um VANT no dia do encerramento da competição, no dia 30 de junho, no entorno do Maracanã, no Rio. Também ainda não está definido o emprego destas aeronaves durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá de 23 a 28 de junho, no Rio.
Os RQ-450 da FAB, fabricados pela Israelense Elbit Systems, são equipados com uma câmera colorida de alta resolução que envia os dados ao vivo por meio de um sistema de transmissão de dados. Também é possível obter imagens em preto e branco com o uso de um modo infravermelho, que permite identificar pessoas à noite ou sob copas de árvores, por exemplo.
A autonomia de voo é de 16 horas. Desta forma, se necessário, dois VANTs podem manter a vigilância de uma determinada área ininterruptamente. A FAB possui atualmente quatro aeronaves deste tipo - as duas últimas foram incorporadas à frota da Aeronáutica no início deste ano. Os veículos são operados pelo Esquadrão Hórus, localizado em Santa Maria (RS).
Missões de reconhecimento
Com 10,5 metros de distância entre as pontas das asas e 6,1m de comprimento, os VANTs são pintados em cores claras e podem atingir até 5.500 metros de altitude. Com um motor pequeno, emitem pouco ruído. Isso dificulta que a presença das aeronaves seja percebida por quem está no solo.
O RQ-450 é comandado por uma dupla de pilotos que permanecem em uma cabine de controle no solo. Um mouse substitui o manche. Mesmo assim, segundo a FAB, o controle permanece nas mãos de oficiais com experiência de voo, conhecimento das áreas de operação e familiaridade com as regras de controle do espaço aéreo.
Essas aeronaves são utilizadas em missões de reconhecimento, em que é necessário grande tempo de observação de uma área. É possível manter a vigilância sobre uma força terrestre executando a proteção de uma área, alertando a tropa sobre possíveis ameaças não visualizadas a partir do chão, além do levantamento de informações para o melhor emprego das forças de segurança na região.


Paródia de Dilma ameaça 'suicídio digital' após frase apagada pelo Facebook

 
BRUNA BORGES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1286687-parodia-de-dilma-ameaca-suicidio-digital-apos-frase-apagada-pelo-facebook.shtml
Paródia virtual da presidente Dilma Rousseff, o perfil "Dilma Bolada", famoso nas redes sociais, pode sair do ar. O motivo, segundo nota divulgada nesta quarta-feira (29), é uma suposta censura que o perfil sofreu no Facebook ao ter uma postagem apagada.
A frase fazia referência a um processo contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). "Inventar mentira contra mim é mole, querido", dizia a piada, como se fosse escrita pela petista, conforme noticiou a coluna Mônica Bergamo.
Reprodução/Facebook/DilmaBolada
Após ter a frase apagada, Jeferson Monteiro, criador da paródia, afirmou à coluna ter "ficado frustrado". O perfil "Dilma Bolada" tem 336 mil seguidores no Facebook.
Monteiro afirma que a retirada da postagem o fez refletir e avaliar se mantém a página no ar. Ele também cita os ataques que sofre nas redes sociais por causa das brincadeiras feitas pela Dilma Bolada, na maioria das vezes em tom provocativo à oposição.
"Hoje vou tirar o dia para refletir e tomar a decisão se continuamos ou não juntos aqui [Facebook]. Por isso, vou analisar todos os pontos e hoje às 20h, eu farei uma nota oficial aqui na página para anunciar se eu, Dilma Bolada, fico ou se vou", diz a nota divulgada pelo perfil.
Procurado pela coluna, o Facebook, que se reserva o direito de excluir postagens que descumpririam suas regras, declarou que não comenta casos específicos.
Segundo a nota, o autor de Dilma Bolada postou a frase sobre Aécio após assistir, no último sábado (25), às inserções do PSDB e receber pelo Twitter um link de uma reportagem sobre o tucano, que seria réu em um processo por improbidade administrativa.
"Achei curioso e resolvi fazer um post [...] por volta das 10 da noite no sábado, euzinha mantive a linha de sempre, falei que não levava desaforo para casa e chamei Never [referindo-se a Aécio] de piadista. [...] As reações contrárias também foram muitas. [...] Para a surpresa de todos, cerca de 3 horas depois, o post foi APAGADO!", diz a nota.
Para o autor do perfil, "não houve nenhum descumprimento à política de privacidade" do Facebook na postagem.
Após o "desabafo" de Monterio, a Juventude do PSDB afirma tratar-se de "mais uma jogada de marketing do autor do perfil".
Veja a íntegra da nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Queridos internautas e queridas internautas, venho por meio deste esclarecer um episódio que ocorreu no último sábado à noite.
Infelizmente é um assunto desagradável que de antemão peço desculpas a todos por ter que abordá-lo. Pois então, no último sábado à noite, enquanto assistia à novela, vi algumas inserções comerciais de Aécio no intervalo comercial. No twitter, recebi o link de um seguidor de uma matéria da Revista Fórum que dizia que o cidadão é RÉU de um processo por improbidade administrativa. Achei curioso e resolvi fazer um post aqui no Facebook, mas antes, como de costume, fui checar se a citada notícia havia sido veiculada em algum lugar, e encontrei no portal Fala MG e no Bahia Notícias.
Pois bem, então fiz o post por volta das 10 da noite no sábado, euzinha mantive a linha de sempre, falei que não levava desaforo pra casa e chamei Never de piadista. A reação foi imediata: o post teve mais de 1300 likes em 10 minutos e 600 compartilhamentos(números surpreendentes para um sábado à noite), as reações contrárias também foram muitas, estas inclusive me fizeram, naquele momento, não retomar ao assunto pois sempre levo em consideração a percepção de vocês. Mas para a supresa de todos, cerca de 3 horas depois, o post foi APAGADO!
Fiquei chatiadíssima com essa situação e sem entender o que havia ocorrido. No twitter, na segunda, meus seguidores pediram que eu refizesse o post e decide por refazer. Ainda na segunda, a coluna da Mônica Bergamo da Folha me procurou para saber o que havia ocorrido. Eles entraram em contato com o Facebook Brasil que disse que não comentaria o caso, o que me causa ainda mais indignação. O Facebook é uma rede social livre e tem suas próprias regras e diretrizes, por isso tomo todos os cuidados necessários para obedecê-los, e ao meu ver não houve nenhum descumprimento à sua política de privacidade. Pelo contrário, eu acho que meu post era um belíssimo caso de liberdade de expressão em nosso país que já teve tempos muito difíceis onde as pessoas eram oprimidas.
Em tempo, ultimamente tem sido complicado estar aqui com vocês, não digo nem por mim afinal competência, simpatia, conexão e beleza sempre me acompanham, mas falo pelo jovem fake golpista Jeferson Monteiro, apesar dos pesares me preocupo com cada um de vocês e com ele não tem seria diferente, tenho observado há muito que ele vem sofrendo constantes ataques de pessoas opositoras e contrárias ao meu Governo, membros do PSDB e da "Juventude" do Partido estão numa intensa e incessante perseguição a ele, todos os dias ofendendo, usando duras palavras, fazendo acusações infundadas e ameaçado de processos quando se pensa em responder à altura. É muito complicado que tenhamos pessoas com pensamentos tão limitados e conspiratórios que só pensem que as pessoas fazem as coisas por dinheiro. Dirijo-me ao Presidente deles e peço que aconselhe seus filhotes e que eles tenham um pouco mais de bom senso e educação.
Exposto tudo isso, gostaria de reafirmar: esta rede é minha, apenas minha sem vínculo com ninguém mais. É extremamente desagradável que eu tenha que parar no meio do meu expediente para escrever isso para vocês.
Também peço desculpas a todos aqueles que, independente do partido, tenham que se deparar com essas declarações. O meu compromisso é com vocês, dilmetes, independente se você é do time dos vermelhos, dos tucanos, do dudu ou dos sustentáveis. Sou a Presidenta de todos!
Diante de tudo o que foi dito, hoje vou tirar o dia para refletir e tomar a decisão se continuamos ou não juntos aqui. Por isso, vou analisar todos os pontos e hoje às 20h, eu farei uma nota oficial aqui na página para anunciar se eu, Dilma Bolada, fico ou se vou.
Enfim, tenham certeza que tomarei a melhor decisão para todos nós e peço que entendam e me apóiem independente de qual seja.
Por fim, faço um apelo ao Facebook, ao Alexandre Hohagen, que conhece nossa página, e a imprensa para que todos saibamos o que ocorreu. Vivemos num país livre e nossa maior rede social não pode nos privar o direito ao acesso à informação e a liberdade de expressão e opinião. Informo ainda que hoje, excepcionalmente, não atenderei demandas da imprensa. Espero que compreendam.
Em tempo, agradeço a Folha e a coluna pela ajuda no caso.
"Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras."
Brasil, país rico é país onde é assegurado o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos.

Operação integrada prende 139 pessoas em todo o Estado

impacto_mini.jpgUm total de 139 pessoas foram presas, na terça-feira (28.05), durante a operação Impacto, que foi realizada simultaneamente em 14 municípios mineiros. Cerca de 2 mil policiais, entre civis e militares, estiveram empenhados na operação, que consiste em uma série de ações de prevenção e repressão qualificada em municípios prioritários para a redução da criminalidade violenta em Minas Gerais.
 
A iniciativa é fruto de um trabalho conjunto entre Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público e está sendo realizada de forma integrada entre as corporações. Ao todo, 315 mandados de prisão e 251 de busca e apreensão foram expedidos para cumprimento nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Divinópolis, Nova Serrana, Governador Valadares, Uberlândia, Montes Claros, Ipatinga e Sete Lagoas.

impacto_mini_2.jpgSegundo o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, as 14 cidades escolhidas para receberem a operação representam, juntas, 80% dos crimes violentos que ocorrem em todo o Estado. “Essas abordagens de rua e a presença das forças policiais em áreas de risco são importantes não só para trabalhar na contenção da criminalidade, mas também para melhorar a denominada sensação de insegurança que muito incomoda os cidadãos”, destacou. “Além das medidas preventivas, estamos realizando também medidas de repressão, com o cumprimento de mandados de prisão de indivíduos foragidos sobretudo pelos crimes de roubo e homicídio”.

Das 139 pessoas presas, 104 foram por cumprimento de mandado de prisão e 35 foram presas em flagrante durante o cumprimento dos 251 mandados de busca e apreensão. Durante o dia, quinze adolescentes foram apreendidos. A operação apreendeu ainda, em todo o Estado, 12 armas de fogo, uma arma branca, 396 pedras de crack, 7 tabletes, 18 buchas e 1 kg de maconha, 118 dolas e 898 gramas de cocaína. Foram apreendidos também cinco aparelhos celulares, quatro computadores, 20 veículos, uma réplica de pistola, 15 munições, invólucros plásticos e R$ 1.446,00.

impacto_mini_3.jpgA operação Impacto teve início no mês de abril, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e se expande neste momento para todo o Estado. De acordo com o secretário Rômulo Ferraz, as abordagens serão frequentes: “A partir de agora, esta operação irá acontecer pelo menos uma vez por mês nestas 14 cidades prioritárias”.
 
Crédito fotos: Luiza Muzzi / Ascom Seds 
https://www.seds.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2253&Itemid=71

Blogueira censurada terá que pagar R$ 2 milhões a Sarney


Sarney (Fotógrafo: Antonio Cruz)
Uma blogueira do Amapá, Alcinécia Cavalcante Costa, de 57 anos, foi alvo de processos movidos por José Sarney, que não gostou de um comentário feito por um internauta em seu blog. As multas, mais juros e correções fizeram com que a dívida da blogueira com a União alcançasse R$ 2 milhões. E, como não possui bens, a Justiça Eleitoral de seu estado determinou, em primeira instância, o bloqueio de sua conta.
Em 2006, no período eleitoral, a professora e aposentada Alcinéia publicou em seu blog, o qual falava de política, arte e poesia, uma brincadeira. Sugeriu que os internautas fizessem um adesivo com a frase "o carro que melhor combina comigo é o camburão da polícia" e colassem no carro de algum candidato. 
"Eu nem dava notícia de candidatos ao Senado, eu dava mais notícias para candidatos ao governo. Quando eu fiz a brincadeira no blog, um leitor disse que o adesivo era para o Sarney. Aí, pronto. Já os outros candidatos - porque cada internauta citava um candidato, a governador ou a deputado federal - nenhum se importou com isso, foi só o Sarney", argumentou.
A Justiça impôs, na época, a retirada da postagem do ar, e a ordem foi acatada. No entanto, ela criou novas postagens divulgando o caso, o que rendeu outro processo. E a cada notícia que publicava comentando o caso era alvo de mais e mais processos, todos pelo senador, até que chegou no montante milionário.
Em relação ao valor da multa, em entrevista à Folha de São Paulo, comenta: "Se pudesse pagar, pagaria para me livrar. É muito injusto, mas pagaria, jogaria esse dinheiro na cara do Sarney".
A condenação e a punição deveriam ser examinadas novamente, disse o advogado de Alcinéia, Ruben Bemerguy. Afirmou ainda que casos como esses, além de limitarem a liberdade de imprensa, constrange o jornalista. 
O presidente da Fenaj também comentou o caso com a Folha de São Paulo: "Essa desproporção das punições acaba inviabilizando a atividade profissional do jornalista e o exercício de liberdade".

Lígia é analista de sócio-mecanismos.
Fonte: http://www.folhapolitica.org/2013/05/blogueira-censurada-poder-ter-que-pagar.html 
Liberdade de expressão cadê você.