segunda-feira, 17 de junho de 2013

Polícia lança bombas de gás lacrimogênio contra manifestantes na Pampulha

17/6/2013 às 17h39 (Atualizado em 17/6/2013 às 18h11)

O primeiro confronto registrado na capital mineira começou na avenida Américo Vespúcio
Felipe Rezende, do R7 MG
Explosão gerou correria entre manifestantes; PM ainda não divulgou de quem partiu a ordem BHNasRuas/Divulgação
Manifestantes se protegem do gás com panos e vinagre BHNasRuas/Divulgação
O protesto que reúne cerca de 20 mil pessoas e seguia de forma pacífica pelas ruas de Belo Horizonte teve seu primeiro confronto entre a Polícia Militar e os manifestantes no fim da tarde desta segunda-feira (17). Na avenida Américo Vespúcio, na região da Pampulha, bombas de gás lacrimogênio foram atiradas pelos militares.
O grupo, que saiu da praça Sete, no centro da capital mineira, e seguia em direção à avenida Antônio Carlos, que dá acesso ao Mineirão, tentou furar o cerco da polícia, que revidou atirando as bombas.
Ainda não há informações se há pessoas feridas no local. Houve apreensão e correria entre os manifestantes, que se refugiaram em ruas paralelas à avenida.
O protesto começou por voltar das 13h30. Jovens chegaram a deitar no encontro das avenidas Afonso Pena e Amazonas para impedir a passagem dos veículos. Em seguida, foram em passeata do Complexo da Lagoinha até a avenida Antônio Carlos.
Moradores das áreas no entorno do trajeto da marcha e estudantes da UFMG que estavam no campus e ajudaram a "engrossar" o movimento, que começou com cerca de 12 mil pessoas na praça Sete.
A área de exclusão exigida pela Fifa, em um raio de 2 km em torno do Gigante da Pampulha, é monitorada pela Polícia Militar, que conta com o Batalhão de Choque para impedir a entrada dos manifestantes. Cerca de 1.000 militares do Exército estão na região, mas só podem ser acionados por ordem da Presidência da República.

Nenhum comentário: