terça-feira, 18 de junho de 2013

PM pode triplicar efetivo para manifestação marcada para o próximo sábado em BH

O governador Antonio Anastasia (PSDB) afirmou que vai dar todas as garantias para os manifestantes. A Polícia Militar (PM) informou que vai mudar a estratégia durante os protestos
João Henrique do Vale
Isabella Souto -Estado de Minas
Publicação: 18/06/2013 18:45 Atualização: 18/06/2013 18:51
O governador Antonio Anastasia (PSDB) se reuniu com o comando da Polícia Militar (PM) e outras autoridades de segurança de Minas Gerais na tarde desta terça-feira para discutir as manifestações que acontecem na capital mineira. Uma nova estratégia será montada para o próximo sábado onde deve acontecer mais um protesto em BH com o público superior ao visto nessa segunda-feira, que foi estimado em 30 mil pessoas. O comandante-geral da PM, coronel Márcio Martins Sant´Ana afirmou que o efetivo de militares na rua poderá ser triplicado.

O protesto, que corria forma tranquila nessa segunda-feira, acabou em conflito entre jovens e policiais militares na Avenida Antônio Carlos, na Pampulha. Foram vistas bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, tiros de bala de borracha, arremessos de pedras e atos de vandalismo. Pelo menos seis pessoas ficaram feridas. O comandante-geral da PM considerou a atitude dos militares como razoável.

Veja imagens da manifestação desta terça-feira
O coronel estima que o público da manifestação marcada para sábado seja bem maior do que os manifestantes dessa segunda-feira. Ao todo, 3 mil policiais militares participaram da ação durante o protesto. Esse efetivo pode chegar a 9 mil no final de semana. A polícia também traçou uma nova estratégia para acompanhar a manifestação, mas os detalhes não foram revelados. Em pronunciamento, o governador Anastasia afirmou que vai dar todas as garantias aos manifestantes. “Antes de qualquer outra consideração, reafirmo, em nome do Governo de Minas Gerais, o nosso inarredável compromisso com a defesa da livre manifestação pacífica dos cidadãos, base fundamental do estado de direito e da nossa democracia”, disse. Em relação aos conflitos o governador afirmou que não pode permitir que “ milhares de manifestantes que ocupam as ruas do país em manifestações pacíficas sejam confundidos com algumas pessoas que se misturam à multidão com o claro objetivo de criar confrontos, de provocar e atacar as forças de segurança e o patrimônio público que pertence a toda sociedade”. Segundo ele, “é inadmissível que alguns poucos instiguem a violência e se transformem no rosto e na imagem dos milhares de cidadãos que se manifestam pacificamente em várias cidades do país”. O governador encerrou o pronunciamento fazendo um pedido aos jovens que participam do protesto. “Gostaria de finalizar fazendo um sincero apelo aos manifestantes para que nos ajudem a conduzir de forma tranquila e serena este momento. Ele pode ser – e precisa ser – um momento importante para a reflexão e aprendizado de todos nós, e não espaço da intolerância, da intransigência e do confronto”.



Nenhum comentário: