domingo, 9 de junho de 2013

Multas: Belo Horizonte registra média de cem autuações por hora

De acordo com o Detran-MG, foram 217.501 veículos penalizados por mais de 200 infrações distintas

Você dirige com uma mão só? Com calçado inadequado? Já ameaçou pedestres? Buzina toda hora? Atira objetos para fora do carro? Estaciona a mais de um metro do meio-fio? Muitos motoristas já praticaram essas infrações e sequer sabiam que poderiam ser multados. Em média, a cada hora, pelo menos cem condutores são autuados em Belo Horizonte.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Detran-MG), no primeiro trimestre deste ano, foram 217.501 autuações na capital por essas e outras 230 infrações . Algumas são mais graves, como o excesso de velocidade e o avanço de sinal, que estão sempre no topo da lista das mais aplicadas. Muitas infrações prejudicam o tráfego, a exemplo do motorista que deixa de se deslocar com antecedência para a faixa mais à direita quando precisa manobrar – 66 foram multados por isso nos três primeiros meses do ano.
Outras demonstram a falta de educação do condutor: 41 pessoas foram flagradas atirando objetos para fora do veículo, 93 usando a buzina a qualquer pretexto e 33 buzinando prolongadamente.
A falta do calçado adequado para dirigir foi um motivo para que 654 pessoas fossem multadas no início do ano. A delegada Inês Borges Junqueira, chefe da Coordenação de Infrações e Controle do Condutor do Detran, explica que o calçado tem que ficar firme nos pés, não pode soltar ou escorregar no pedal. “O ideal é o tênis. O salto normalmente atrapalha. Tem que ter bom senso. Um soldado não vai para a guerra de chinelo”. Para a delegada, o total de multas reflete a falta de respeito do motorista no trânsito.
Marcos Cândido da Rocha, 57, é taxista há 20 anos e faz questão de andar na linha. “Se você dirigir com atenção, não é multado”. Ele afirma que nunca havia recebido uma multa. Até que, recentemente, em uma corrida, uma criança atirou uma garrafa de água para fora do carro. “O guarda viu e anotou na hora. Paguei R$ 85 por algo que eu não fiz, mas não dá para reclamar com o passageiro”.
Segurança.Entre os taxistas, uma multa frequente é a falta do cinto nos passageiros, principalmente, no banco de trás. “A gente pede para colocar, mas quando é atrás, a maioria não quer usar”, disse o presidente da Associação dos Condutores Auxiliares de Táxis (Acat), José Estevão.
Mas esse não é só um problema dos taxistas. A maioria dos passageiros no banco de trás não usa o cinto. Em média, são 4,5 multas por dia. A reportagem de O TEMPO foi à avenida Cristiano Machado e constatou a irregularidade. Dos 16 carros observados, 14 tinham pessoas atrás sem o cinto.
A dona de casa Dulcilene Ribeiro de Souza, 33, foi multada porque os passageiros de seu carro estavam sem o equipamento. “Na época, achava desnecessário, mas hoje penso diferente. Se é um item de segurança, é pra ser usado”, contou.
A chefe do Detran destaca que o cinto atrás é tão importante e obrigatório quanto na frente. “Os riscos são os mesmos. Para se ter uma ideia, um cachorro de 5 kg em um carro a 80 km/h, em uma freada brusca, chega com 50 kg na frente e será atirado para fora, podendo machucar outros passageiros”.
Punição
Grave.
O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros, tanto na cidade quanto na estrada. A falta do equipamento é uma infração grave. A multa é de R$ 127,69 e mais cinco pontos na carteira.

Nenhum comentário: