sábado, 8 de junho de 2013

Militares do Batalhão Especial estão prontos para a Copa

Força-tarefa da Copa entra em campo

Paula Sarapu - Estado de Minas
Publicação: 08/06/2013 06:00 Atualização: 08/06/2013 07:39

Os 1.580 policiais, que começam a trabalhar no dia 15, na abertura do torneio, foram apresentados ontem no Minascentro (PAULO FILGUEIRAS/EM/D.A PRESS)
Os 1.580 policiais, que começam a trabalhar no dia 15, na abertura do torneio, foram apresentados ontem no Minascentro

Com um guia de bolso sobre sua atuação na Copa das Confederações nas mãos, os policiais militares do Batalhão Copa foram oficialmente apresentados ontem, em solenidade no Minascentro, em Belo Horizonte. Durante a semana, como mostrou com exclusividade o Estado de Minas, 1.580 oficiais, cadetes e praças da PM farão treinamento especial para trabalhar a partir do dia 15, quando começa a competição. Eles estarão posicionados nos aeroportos, terminais rodoviários, estações do metrô e pontos turísticos, além de fazer patrulhamento no entorno do Mineirão, dos centros de treinamento e dos hotéis das delegações e autoridades da Fifa.
Grande parte do efetivo foi remanejada de batalhões da capital e da região metropolitana, mas o chefe do Estado Maior da PM, coronel Divino Pereira de Brito, garante que não haverá prejuízo ao policiamento no resto da cidade: “É um batalhão temporário, para atender esse grande evento. Mas é importante destacar que a PM está empenhada com toda a sua estrutura para oferecer aos turistas bastante tranquilidade, sem alteração no trabalho do dia a dia”.
Além do guia com orientações sobre como abordar os turistas em outro idioma para revista e dicas sobre como agir em conjunto com unidades especializadas em situações de distúrbio, um portal foi criado na internet para facilitar o acesso dos policiais ao conteúdo do curso de nivelamento, que vai abordar, por exemplo, análise de documentos internacionais, segurança pública orientada ao turismo, atuação em momentos de crise e policiamento em estádios e locais de aglomeração.
 “Vamos suplementar o efetivo dos comando de policiamento da Capital e Especializado com a mesma missão de prover segurança pública”, disse o comandante da unidade, tenente-coronel Hércules de Paula Freitas, que cobrou compostura e bom tratamento ao cidadão de maneira geral e aos torcedores.
A secretária adjunta de Defesa Social, Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo, que participou da solenidade, afirmou que Minas é referência para a preparação de grandes eventos e que a criação do Batalhão Copa é um exemplo disso. Ela destacou a importância do Centro Integrado de Comando e Controle, que na madrugada de ontem já acompanhou a chegada e o deslocamento dos jogadores do Taiti. Ela informou que agentes da BHTrans, representantes da CBTU, da Infraero e do Samu também trabalham em parceria neste local.
Segundo o tenente-coronel Hércules, a PM está instalando repetidores de rádios em pontos importantes da cidade, para auxiliar no policiamento, deslocamento rápido em casos de emergência e na troca de informações entre os policiais do Batalhão Copa. “Estaremos cobertos da Praça do Papa, um dos pontos turísticos que estaremos patrulhando, até o Aeroporto Internacional Trancredo Neves, em Confins, no outro extremo”, explicou.

Nenhum comentário: