domingo, 23 de junho de 2013

Membros de facção criminosa se infiltraram em manifestação para tumultuar BH, diz polícia

23/06/2013 16:45 - Atualizado em 23/06/2013 16:45

Hoje em Dia


Samuel Costa/Hoje em Dia
confronto entre polícia e vândalos
Vândalos e policiais entraram em confronto após manifestação pacífica
Membros de facções criminosas vindos de outros estados se infiltraram na manifestação realizada em Belo Horizonte com o intuito de confrontar a polícia e causar tumulto na capital. Os vândalos, que agiram com truculência durante o protesto realizado no sábado (22), estão sendo investigados e 30 já foram identificados.
A informação é do delegado chefe da Polícia Civil de Minas, Cylton Brandão, que afirmou, durante entrevista coletiva, que os suspeitos vieram do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Eles teriam se misturado as mais de 100 mil pessoas que, de forma pacífica, seguiram da Praça 7 até a região da Pampulha. No decorrer do percurso, nenhuma ocorrência havia sido registrada. No entanto, quando chegou ao bloqueio feito pela polícia na avenida Abrahão Caram, que dá acesso ao Mineirão, um grupo tentou invadir a área do perímetro de segurança determinado pela Fifa. Neste momento, o ato que até então estava sendo ordeiro deu lugar para um verdadeiro campo de guerra.
Na avenida Antônio Carlos, algumas concessionárias foram depredadas, vidros de imóveis quebrados e semáforos danificados. A quebradeira continuou na Praça 7, com mais rastro de destruição. Os militares disseram que esses vândalos infiltrados usavam placas de aço debaixo das blusas.
Para agredir a polícia, os vândalos teriam usado bolas de sinuca e gude, estilingues, pedras, pedaços de pau, peso de chumbo, além de bombas caseiras.
 

arma usada por vândalos
Polícia apresentou as armas usadas pelos vândalos durante o confronto (Foto: Ricardo Bastos/Hoje em Dia)
 
Violência
Ao longo da semana, quando tiveram início as manifestações, foram presas 50 pessoas. Após o confronto do último sábado a polícia acredita que o movimento irá perder força. No entanto, não descartou a possibilidade de novos conflitos na próxima quarta-feira (26), quando o Brasil joga em BH, no Mineirão, pela Copa das Confederações.
Por precaução, a polícia informou que irá solicitar que a prefeitura retire da avenida Antônio Carlos todo material de resto de construção, que possa servir como arma para os vândalos, que mais uma vez podem se infiltrar no meio dos manifestantes.
O esquema de segurança será reavaliado para a quarta-feira, quando o efetivo deve ser intensificado. Mas a polícia não adiantou o que será feito para não atrapalhar o andamento do trabalho.


Nenhum comentário: