segunda-feira, 17 de junho de 2013

Justiça mantém liminar que proíbe manifestações em Minas Gerais

17/06/2013 15:14 - Atualizado em 17/06/2013 15:14

Thaís Mota - Hoje em Dia


A Justiça manteve nesta segunda-feira (17) a proibição de manifestações em todo o Estado durante o período da Copa das Confederações. A decisão é do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Antônio Sérvulo, que indeferiu o recurso impetrado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). 
Em sua decisão, o magistrado ressaltou o direito de greve e de livre manifestação da população, mas afirmou que estas manifestações prejudicam o trânsito na capital. "É notório que na Capital vem sendo realizadas diversas manifestações, de todo gênero, quer seja de movimentos paredistas, quer seja de sem terras ou de outras associações, o que resulta em verdadeiro caos no trânsito e dificuldade de locomoção de pessoas".
Além disso, Antônio Sérvulo afirmou que os protestos organizados para o período da Copa das Confederações têm "caráter oportunista". "Embora o estado democrático de direito assegure aos cidadãos a livre manifestação de pensamento, o direito de reunião, bem como o de ir e vir, é notório que a realização de movimentos grevistas durante o período em que será realizada a Copa das Confederações tem caráter oportunista".
O desembargador também citou as manifestações realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo e afirmou que o "confronto entre a Polícia e manifestantes" levou às cidades ao caos e que o mesmo poderia acontecer em Belo Horizonte. Antônio Sérvulo também destacou que, em caso de confusão na capital mineira, a imagem do Brasil poderia ser prejudicada internacionalmente. "Além do mais, é notório que tumultos porventura gerados durante o evento denominado Copa das Confederações acarretarão sérios prejuízos à imagem do Brasil".
Por fim, o magistrado afirmou que as manifestações, especialmente em caso de obstrução de vias, devem ser combatidas. "Assim, a obstrução de vias de acesso e medidas afins representam verdadeiro abuso do direito de greve e devem ser combatidas, com veemência, pelas autoridades, para que se garanta a segurança pública, bem como a realização, sem maiores sobressaltos, do importante evento que nossa cidade sediará".
Protestos
Apesar da liminar da Justiça, professores, policiais civis e estudantes fazem protestos nesta segunda-feira (17) na capital mineira. Os trabalhadores, representandos por sindicatos, se concentram em frente à Igreja de São Francisco, na região da Pampulha. Já os jovens que protestam contra o preço da passagem seguem em passeata em direção ao Mineirao. Aproximadamente 12 mil pessoas participam da manifestação.


Nenhum comentário: