quarta-feira, 19 de junho de 2013

Governo enviará Força Nacional a cinco sedes da Copa das Confederações

19/6/2013 às 11h12 (Atualizado em 19/6/2013 às 11h15)

Medida não será aplicada no momento ao estado de Pernambuco

AFP
Novas manifestações devem acontecer na quinta-feira (20) Alexandre Rezende/AE
O governo brasileiro enviará a Força Nacional, unidade de elite da Polícia Federal (????), para reforçar a segurança de cinco sedes da Copa da Confederações, em meio aos protestos em todo o país, informou a Agência Brasil.
Membros da Força Nacional, que atua como polícia nos estados em situações de distúrbios sociais, serão enviados aos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará e ao Distrito Federal, informou o ministério da Justiça em um comunicado citado pela agência.
A medida não será aplicada no momento ao estado de Pernambuco, cuja capital, Recife, também é sede da Copa das Confederações, um evento teste para a Copa do Mundo de 2014. O Ministério da Justiça falou que a Força Nacional não deve reprimir os manifestantes.
- O perfil da Força Nacional é conciliador, mediador e não repressor.   Integrantes da Força Nacional já atuaram no protesto do domingo passado diante do Maracanã, antes da partida entre México e Itália.
Manifestantes tentaram se aproximar do estádio e foram dispersados com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Mais de 250.000 pessoas protestaram na segunda-feira nas principais cidades do país contra os altos gastos da Copa das Confederações e do Mundial, assim como contra o aumento do preço dos transportes e contra a corrupção.
Na terça-feira, mais de 50.000 pessoas voltaram a protestar nas ruas de São Paulo. As manifestações, em sua maioria pacíficas, terminaram com episódios de violência em algumas cidades, como Rio, São Paulo e Porto Alegre.
Novos protestos estão previstos para quinta-feira em todo o país.

Nenhum comentário: