sexta-feira, 21 de junho de 2013

Estados Unidos pedem calma em protestos no Brasil

21/06/2013 16:21 - Atualizado em 21/06/2013 16:21

AFP

Evaristo Sa/AFP
Estados Unidos pedem calma em protestos no Brasil
Porta-voz do Departamento de Estado indicou que os EUA não se manifestará sobre causas dos protestos
WASHINGTON - Os Estados Unidos estão acompanhando de perto as manifestações que levaram mais de um milhão de pessoas às ruas de várias cidades do Brasil, e pediram nesta sexta-feira (21) para que os manifestantes mantenha a calma.
"Nossa posição é clara, seja no Brasil ou em outros países do mundo, manifestações pacíficas fazem parte da democracia", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Patrick Ventrell.
No entanto, funcionários da embaixada americana emitiram alertas de segurança para os cidadãos americanos, pedindo que evitem "os protestos e as áreas onde podem ocorrer grandes mobilizações".
"Mesmo as manifestações ou eventos pacíficos podem desencadear confrontos e, possivelmente, violência", diz a mensagem.
Na quinta-feira, a polícia de choque usou gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar a multidão reunida no Rio de Janeiro em resposta a um pequeno grupo que atirou pedras nos policiais.
Ventrell indicou que os Estados Unidos não vão se manifestar sobre as causas dos protestos. As multidões exigem melhores serviços públicos e também estão indignados com o enorme custo de sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
"Eu não acho que estamos em posição de julgar o mérito", disse Ventrell, acrescentando que cabe ao "povo brasileiro levantar as questões que lhes dizem respeito".

Nenhum comentário: