segunda-feira, 10 de junho de 2013

Em greve, policiais civis fazem passeata após reunião no pátio da ALMG

10/06/2013 16:26 - Atualizado em 10/06/2013 16:26

Tabata Martins - Hoje em Dia


Câmeras BHTrans/Reprodução
Policiais civis estão reunidos na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte

Greve Polícia Civil
Em greve, policiais civis fazem uma passeata em Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (10). A caminhada foi iniciada após a categoria se reunir no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da capital mineira.
Devido à paralisação, os policiais trabalham em escala reduzida de 30% do efetivo.
 A decisão de cruzar os braços foi tomada durante outra assembleia, realizada no dia 24 de maio deste ano. Na data, os policiais  também fizeram uma passeta e uma manifestação na Praça Sete, onde queimaram caixões. O mesmo ato foi feito nesta segunda.
Reivindicações
A principal reclamação da categoria é referente à Lei Orgânica proposta pelo governo. Segundo o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol), a lei é insuficiente.
Os policiais civis exigem que o projeto seja trocado pelo substitutivo feito em 2011 pelas entidades de classe.  A categoria ainda afirma que quem fez a Lei Orgânica não entende o dia a dia dos policiais civis, uma vez que a mesma tira direitos, como a promoção a nível especial e única proposta de aumento de cargos para delegados.
Os policiais também lutam contra o sucateamento e pedem a equiparação do salário da base a um terço do salário de delegado geral grau B, a reestruturação das carreiras administrativas, concurso público para nomeação de mais investigadores e melhores condições de trabalho.
Trânsito
Com a passeata, o trânsito na região central da capital mineira é bastante lento. No entanto, de acordo com a BHTrans, nenhuma rua ou avenida foi totalmente interditada.
Os grevistas estão reunidos na Praça Sete.
Andamento da greve
Conforme informações divulgadas por representantes do Sindpol, uma possível reformulação do texto da Lei Orgânica deve ser discutida em breve pelo sindicato e o Governo de Minas, entre os outros pedidos da categoria.
Durante reunião desta segunda, ainda ficou decidido que um novo encontro será realizado na próxima quinta-feira (13) para ser feito um ajuste do projeto em conjunto com entidades de classe.

Nenhum comentário: