sábado, 15 de junho de 2013

Céu de BH fica sob forte vigilância durante a Copa das Confederações

Carlos Calaes - Hoje em Dia


Amadeu Barbosa/Arquivo Hoje em Dia
Céu de BH fica sob forte vigilância durante a Copa das Confederações
Aeronaves que não cumprirem as regras estarão sujeitas ao policiamento aéreo
A partir das 15 horas até as 20 horas de segunda-feira, o espaço aéreo de Belo Horizonte terá várias restrições de controle e defesa. São medidas impostas pelo Comando da Aeronáutica em função do jogo entre Nigéria e Taiti, no Mineirão, pela Copa das Confederações.
Essas regras, com algumas variações, estarão valendo a partir das 15 horas deste sábado (15), no espaço aéreo de Brasília, com o jogo de abertura do evento entre Brasil e Japão. Além de Brasília e Belo Horizonte, as capitais Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro também terão restrições semelhantes em seus espaços aéreos, em função dos jogos da competição.
Segundo o coronel Ary Rodrigues Bertolino, chefe do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), sediado no Rio de Janeiro, o objetivo principal dessas medidas é a segurança do evento com o menor impacto possível sobre o transporte aéreo.
Para isso, foram determinadas três zonas ou áreas, cada uma delas com um raio específico de abrangência.
No dia dos jogos, uma hora antes e quatro horas depois do início das partidas, serão ativadas três áreas em torno dos estádios: uma branca, uma amarela e uma vermelha. Cada uma terá regras próprias (ver arte).
Conforme o oficial, por suas particularidades, o espaço aéreo de Belo Horizonte tem uma espécie de “corte” na área vermelha, o que permitirá que a operação no Aeroporto da Pampulha se mantenha normalizada.
Céu de BH fica sob forte vigilância durante a Copa das Confederações  

Com o esquema, voos da aviação regular (linhas aéreas e voos fretados) não devem ser alterados. A recomendação é para que todos eles estejam devidamente identificados, com plano aprovado e sob coordenação dos órgãos de controle do espaço aéreo para ingressarem nessas áreas, quando deverão permanecer com o transponder em funcionamento.
O coronel Bertolino lembra que as aeronaves que não cumprirem essas regras, apresentarem comportamento em voo diferente do previsto ou estiverem com o transponder desligado estarão sujeitas às medidas de policiamento do espaço aéreo.
Elas poderão ser obrigadas a aterrissar no Aeroporto de Barbacena, na Zona da Mata, e os pilotos responderão criminalmente pelo ato.

Nenhum comentário: