domingo, 14 de abril de 2013

Sargento que atirou em estudante de arquitetura (assaltante) passará por exame psicológico

CIDADES
Avaliação psicológica será realizada nesta segunda-feira (15) para confirmar se o militar está apto a voltar ao trabalho
14/04/2013 13h58

DA REDAÇÃO
Siga em: @OTEMPOonline
Ilustração Google Images
O sargento do 41º Batalhão que matou com um tiro na cabeça o estudante de arquitetura que participava de um assalto a um posto de gasolina no bairro Bonsucesso, região do Barreiro, passará por uma avaliação psicológica para saber se está apto a voltar ao trabalho. O exame será realizado nessa segunda-feira (15). A tentativa de assalto aconteceu na última sexta-feira (12). Após a morte de Luiz Antônio Marques Bittencourt Filho, de 20 anos, o militar foi ouvido e liberado. Um comparsa de Luiz foi preso e disse que o crime foi motivado por dificuldades financeiras.
De acordo com André Leão, tenente-coronel do batalhão, a corporação deu 72 horas de descanso para o sargento, para que ele tivesse tempo de se acalmar depois de ter passado por essa situação. Depois desse período, um psicólogo poderá fazer uma melhor avaliação dele. Ainda segundo o tenente-coronel, o delegado que recebeu a ocorrência entendeu que o sargento agiu em legítima defesa. "Não houve crime militar", afirma o tenente. O sargento, segundo o comandante, tem pelo menos 10 anos de Polícia Militar e é lotado no 41º.
Entenda o caso
Segundo o tenente-coronel, o sargento estava de folga, na sexta à noite, quando presenciou o assalto. "Ele estava de folga. Parou no posto para calibrar o pneu da moto e viu quando o autor colocava a arma na cintura", conta. Segundo ele, Diogo Souza Soares, de 22 anos, e Luiz Antônio chegaram ao estabelecimento em um Voyage, de propriedade do pai do universitário. Enquanto Luiz esperava dentro do carro, o comparsa rendeu os frentistas e o gerente do posto. "O posto é bem grande. Tem vários caminhões que ficam estacionados lá. Eles pararam o carro na parte de cima, mais próximo do Anel Rodoviário, para sair de ré. Pronto para fuga", explica o militar
Ao perceber que se tratava de um assalto, o sargento se escondeu atrás de uma das bombas de gasolina e ordenou que o assaltante se entregasse. "Quando o suspeito viu o militar ele atirou contra o pm, se escondeu e saiu correndo em meio aos caminhões. O sargento até então não tinha visto o carro deles. Ele deu a volta por trás de outros caminhões e saiu correndo atrás do autor", conta. Enquanto isso, Luiz Carlos estava com o carro ligado pronto para fugir do local. 
Encurralado, Diogo ainda atirou mais três vezes contra o militar, que revidou e acertou Luiz Antônio na cabeça. Ao ver o comparsa baleado, o jovem deitou no chão e se entregou. "Por segurança, o sargento ligou para o 190 e pediu reforço. O universitário chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Julia Kubitschek, onde morreu.
Com o suspeito foi apreendido um revólver calibre 38 com quatro munições deflagradas. Com ele foram recuperados os R$ 593,10 roubados do posto. Diogo foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio e roubo. Segundo ele, os dois passavam por uma momento de dificuldade financeira e, por isso, resolveram cometer o crime. Quando menor, Luiz já foi apreendido por roubo e porte ilegal de arma.

Nenhum comentário: