quarta-feira, 3 de abril de 2013

Quadrilha que tentou roubar ônibus com policiais ficará presa em Araguari

Todos os integrantes são de Uberlândia e foram presos; um morreu.
Policiais civis participariam de um evento em Brasília.
oniA quadrilha suspeita de tentativa de roubo a ônibus na BR-050, próximo à ponte do Rio Jordão, foi presa e apresentada na manhã desta terça-feira (2) na 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Araguari, no Triângulo Mineiro. O ônibus de turismo seguia para Brasília com sete policiais civis de Uberlândia e o motorista. Entre os suspeitos estão duas mulheres e quatro homens. Um quinto rapaz morreu no local durante troca de tiros com a polícia.
O delegado César Augusto Monteiro informou que todos os envolvidos são do município deUberlândia e têm várias passagens policiais. Dentre os detidos estão Rubens Carneiro, de 25 anos, que estava no momento do assalto, tentou fugir em um veículo de passeio e foi preso em Uberlândia; o foragido que levou um tiro de raspão e entrou para o matagal em tentativa de fuga, João Silva dos Santos, de 19 anos; Francisco Marques Castro, de 18, que também estava no assalto e foi resgatado pelo restante da quadrilha em outro veículo; e, por fim, Aristela Soares da Cunha, 29, Daiane Leal, 26, e Santiago da Rocha, 27, que deram cobertura a Francisco. O sétimo envolvido foi morto durante a troca de tiros entre os policiais e ainda não foi identificado.
A ação foi feita em conjunto com a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil de Araguari, com o apoio da Polícia Civil de Uberlândia, que ajudou nas investigações e reconhecimento dos suspeitos. Foram apreendidos dois veículos de passeio e uma arma de fogo. Há suspeitas de que os outros assaltantes estavam armados também, mas nenhuma outra arma foi encontrada. “Gostaria de parabenizar o serviço da PM que se empenhou nessa diligência obtendo êxito na prisão de todos os integrantes. Realmente foi um fato inédito em minha profissão. Eu ainda não tinha trabalhado em uma situação como essa, mas sabemos que acontece”, disse César.
A delegada de plantão, Paula Fernanda de Oliveira, foi responsável pelo flagrante da ocorrência e disse que todos ficarão presos no município de Araguari e que após serem ouvidos serão conduzidos ao Presídio Irmãos Naves. “Por formação de quadrilha e tentativa de roubo eles respondem automaticamente porque foram presos em flagrante e são crimes consumados. Agora daremos continuidade às investigações para finalizar o inquérito”, afirmou Paula.
Ônibus com policiais civis interceptado por bandidos
O ônibus de turismo seguia viagem para Brasília, onde os policiais civis de Uberlândia participariam de um evento sindical. À princípio iriam 30 pessoas, que acabaram desistindo e restando apenas sete policiais. Por volta das 2h30 desta terça-feira (2), o veículo passava próximo ao Km 20 na BR-050, em Araguari, quando foi interceptado pelos assaltantes armados.
Autor que levou tiro de raspão e o que fugiu em carro foram presos pela manhã
Quadrilha de Uberlândia suspeita de tentar roubar ônibus é presa em Araguari, MG (Foto: Caroline Aleixo/G1)Um policial informou que o motorista abriu a porta e um dos assaltantes anunciou o assalto. Ele nem chegou a entrar no interior do veículo quando os policiais fizeram dois disparos. Os assaltantes também dispararam contra o ônibus e, na troca de tiros, o que anunciou o roubo morreu no local enquanto João Silva levou um tiro de raspão, fugiu para a mata às margens da rodovia e foi preso no fim da manhã. Rubens foi abordado pela PM em Uberlândia e levado para a Araguari. Os demais foram presos em flagrante próximo ao local do crime, ainda na madrugada desta terça (2).
A janela lateral do veículo foi atingida por um dos disparos e a perícia da Polícia Civil encontrou uma cápsula de arma de fogo na escada do ônibus. No carro em que Rubens fugiu também foram encontradas marcas de disparos.
O motorista do ônibus preferiu não ter o nome identificado, mas contou que em 40 anos de profissão foi a terceira vez que foi vítima de assalto em estradas. Segundo ele, em todos os assaltos houve disparos de tiro, contudo, desta vez ele terá uma recordação diferente. “Achei bom porque é mais uma quadrilha desbaratada e esses bandidos dão um tempo para a gente e vê que a sorte não é só deles. Por outro lado é ruim porque os meninos perderam o evento deles. Mas eles foram muito bem, trabalharam certinho. Ainda bem que acabou tudo numa boa para nós e os bandidos levaram a pior”, disse o motorista.
Inspetor de polícia, Cezarino Ituassu, comenta sobre ação 
Inspetor de Polícia Civil de Uberlândia Cezarino Ituassu (Foto: Caroline Aleixo/G1)O inspetor de Polícia Civil e diretor do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol) em Uberlândia, Cezarino Ituassu, seguiria para o Distrito Federal posteriormente e comentou o fato atípico. “Nesses assaltos os criminosos costumam praticar estupros, roubam tudo e dessa vez eles quebraram a cara porque pegaram um ônibus cheio de policiais civis. Então, antes chorar a mãe de um bandido, do que chorar a mãe de um policial civil. Espero que eles tomem vergonha na cara já que sobreviveram. A sociedade não aguenta mais esse bando de pilantra e vagabundo. Na minha concepção já deveria existir a pena de morte há muito tempo em relação a essa bandidagem”, comentou Cezarino.
G1

Nenhum comentário: