segunda-feira, 8 de abril de 2013

Pré-candidatos ao governo de Minas já começaram a rodar o estado

A justificativa é que estão cumprindo agendas oficiais, mas o objetivo de tantas andanças pode ser a cadeira hoje ocupada por Anastasia

Publicação: 08/04/2013 06:00 Atualização: 08/04/2013 06:49
Leonardo Augusto - Estado de Minas



Aviões cruzando os céus de Minas Gerais tendo a bordo ministro, senador, vice-governador e o presidente da Assembleia Legislativa. Cada um para um lado com seu grupo de assessores decolando e aterrissando para, ao menos oficialmente, fazer palestras, inaugurar obras ou prestar contas do cargo que ocupa ou do mandato que exerce. Mas tanta movimentação de gente tão importante a pouco mais de um ano e meio das eleições pode significar mais do que parece. Por exemplo, uma tremenda vontade de virar governador.
Todas as viagens ocorreram em 2013. A cidade campeã de visitas é Montes Claros, na Região Norte de Minas. Por lá passaram o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), o senador Clésio Andrade (PMDB) e o presidente da Assembleia, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB). Dos três, Pimentel e Dinis ainda ensaiam assumir uma pré-candidatura ao governo do estado. Clésio Andrade, no entanto, informa em nota já estar negociando até a contratação de um marqueteiro para a campanha. Nas visitas nunca faltam os chamados encontros com lideranças, para os tradicionais tapinhas nas costas e os gritos de “governador”, “governador”.
Montes Claros é o sexto maior colégio eleitoral do estado, com 247 mil títulos. O vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) também esteve na cidade para encontro com cerca de 70 prefeitos. A reunião contou ainda com a participação de Dinis Pinheiro, em nova passagem pela cidade. Os dois repetiram a visita juntosa em Varginha, no Sul de Minas, na última quinta-feira, também para reunião com lideranças. Em meio às especulações em torno da disputa pelo Palácio da Liberdade em 2014, correligionários de ambos afirmam existir a possibilidade de Alberto Pinto Coelho ser lançado candidato a governador tendo Dinis Pinheiro como vice.
Entre as cidades mais visitadas está também Juiz de Fora, na Zona da Mata, o quarto maior colégio eleitoral de Minas Gerais, com 387 mil títulos. Apenas Alberto Pinto Coelho ainda não esteve na cidade. Pimentel fez palestra para empresários do município a convite da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Clésio foi à cidade para visita a entidades vinculadas à Confederação Nacional do Transporte (CNT), que preside, e Dinis Pinheiro para um programa que criou na Assembleia que prevê a prestação de contas das atividades do Poder Legislativo de Minas Gerais.
Entre os possíveis pré-candidatos, Dinis Pinheiro é o que mais viajou até o momento. Descontadas as viagens em dupla com Alberto Pinto Coelho, o presidente da Assembleia Legislativa esteve em 18 cidades. O vice-governador ficou em segundo lugar, com sete visitas, entre encontros políticos, participação em campanha de aliado e cerimônias oficiais. Em parte da agenda como representante do estado, viajou junto com o governador Anastasia, que nunca deixa de elogiar o companheiro de governo. Em propaganda partidária divulgada no rádio nos últimos dias, Alberto afirma que seu partido tem contribuído para a administração do estado e que poderá fazer mais nos próximos anos.
Sem padrinhos, Clésio Andrade viajou a cinco cidades. No entanto, montou um esquema de atendimento a prefeitos e lideranças que pode render votos caso sua candidatura se concretize. O senador dividiu o estado em sete áreas, cada uma com um representante encarregado de ouvir demandas e reclamações. Também em nota, Clésio diz que o trabalho junto às lideranças continuará pessoalmente. “Participarei nos próximos meses de 10 encontros regionais que serão organizados pelo PMDB de Minas Gerais. Nos próximos meses, visitarei, aproximadamente, 500 cidades em todas as regiões do estado”, avisa.

Nenhum comentário: