Pesquisadores da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio
criaram uma tela de LCD que pode mudar a sensação provocada pelas
propagandas. A invenção faz com que cheiros característicos pareçam vir
do local exato onde está uma tela que mostra a imagem de uma xícara de
café, por exemplo.
A novidade funciona por meio da alimentação
contínua de odores provenientes de bolinhas gelatinosas vaporizadas por
quatro correntes de ar, uma em cada canto da tela. Essas correntes de ar
sopram paralelamente à superfície da tela e podem variar a intensidade e
direção do cheiro em qualquer ponto da tela.
O interessante é
que o fluxo de ar é suave o suficiente para criar a ilusão de que o
cheiro está realmente saindo do objeto digital desenhado na tela e
flutuando pelo ar. Futuramente, os pesquisadores japoneses pretendem
incorporar uma alimentação baseada em cartuchos, como os de impressora,
para que os cheiros possam ser substituídos e alterados facilmente.
A
tela foi exibida durante uma conferência voltada para tecnologias de
realidade virtual que aconteceu em Orlando, Flórida (EUA), na semana
passada. Agora, imagine o quão tentador será passar em frente a um
anúncio de frango frito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário