domingo, 21 de abril de 2013

O Tiradentes – 21 de abril

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é o patrono da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e mártir da Independência do Brasil.

Coube a Tiradentes a culpa maior, talvez por ter sido ele o mentor intelectual do movimento. Sabia ser desnecessário o sacrifício de todos. Subiu ao patíbulo altivo e sereno, pois não o assustava a morte prematura que o rondava. Tinha certeza de que não há glória em viver escravizado. Seu sangue irrigou o sentimento de liberdade de um povo nascido nos sertões. Acostumados à lida da terra, vagando pelos campos e pradarias ao sabor do vento. Caboclo sem amarras e peias, miscigenação de raças, que vive sob a égide do Cruzeiro do Sul, símbolo de sua religiosidade.
A Polícia Militar de Minas Gerais o adotou por patrono. Seu exemplo será sempre citado, sua memória perpetuada. Seus filhos de farda bege, policiais militares da milícia de Tiradentes não se deixam abater pelo desânimo. Nem a morte lhes esmorece o temor de servir à Pátria. Seguem o exemplo de Tiradentes e no campo de batalha honram suas tradições, defendem com denodo o direito constitucional de serem livres. Tiradentes era filho de Domingos da Silva Santos e de Antônia da Encarnação. Nasceu em 16 / 08 / 1746. Consta de sua biografia ter ficado órfão na infância e convivido com o seu padrinho Sebastião da Silva Leitão, licenciado em medicina. Dele assimilou ensinamentos práticos do ofício de dentista, o que lhe valeu a alcunha de Tiradentes.
Conhecia os caminhos e picadas dos sertões das Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Foi mascate e posteriormente mineralogista. Dedicou-se a empreendimentos sofisticados de engenharia. Era amigo do bacharel José Álvares Maciel, formado em Coimbra.
A revolução social na Europa e a luta pela independência dos Estados Unidos alastravam-se pelo mundo. Chegou também ao Brasil. Encontrou guarida nas mentes evoluídas, as quais ansiavam redimir o povo brasileiro, das absurdas imposições da Corte Portuguesa. Proibiam-se escolas e fábricas no território do Brasil/Colônia. Cobravam-se impostos exorbitantes, na base de um quinto de tudo o que aqui se produzia.
Tiradentes percebeu que um movimento revolucionário tornaria o Brasil independente. Nascia a Inconfidência Mineira. O dia escolhido para se deflagrar o movimento seria o dia da derrama, ou seja, o dia da cobrança dos impostos atrasados.
A bandeira já estava pronta e nela se lia: “Libertas Quae Sera Tamem”, (Liberdade ainda que tardia).
Tiradentes foi um homem de mente brilhante. Atendia a todos com grande zelo. Como soldado e como sargento no Esquadrão de Cavalaria da Guarda dos Vice-Reis, no Rio de Janeiro, era disciplinado e honesto. Exercia sua função com justiça.
Foi incluído na Sexta Companhia do Regimento Regular de Cavalaria de Minas Gerais em 1779. Seu indiscutível valor e a sua ascendência moral sobre os companheiros conquistaram para ele o posto de Alferes. Como chefe de rondas volantes, coibia o contrabando do ouro. Policiava trilhas e picadas da Serra da Mantiqueira, infestados de salteadores e bandoleiros. Nunca se ouviu dizer que ele tenha cometido a mais leve transgressão à disciplina militar que pudesse macular-lhe a honra.
Teve o seu destacamento acantonado em Sete Lagoas (MG), em data de 07/12/1.780. Endereçou um documento à Rainha D. Maria I, prestando minucioso relato sobre a concorrência pública a respeito da aquisição de gêneros alimentícios e de ração para os homens e animais sob o seu comando.
É dessa época que o 1º Batalhão da Polícia Militar guarda deste herói, com justificado orgulho, no gabinete do Comandante, o valioso autógrafo do seu patrono, Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes.
Eloqüente na pregação de suas idéias defendeu-as até a morte, sem recuar delas por nenhuma conveniência. Nem tortura de fome, sede ou frio, sofrido nos cárceres, o deteve nessa escalada para a glória. Suas últimas palavras, a ele atribuído por ilustres historiadores: “Se mil vidas tivesse, mil vidas eu daria”.
José Carlos Lemos (Cel PM) – Passos/MG
http://www.amigosdecaserna.com.br/o-tiradentes-21-de-abril/#ixzz2R5hhm7Jk

Nenhum comentário: