terça-feira, 9 de abril de 2013

No Mineirão, órgãos de segurança realizam treinamento de escolta para a Copa das Confederações

PREPARAÇÃO
Batedores e carros especiais simularam a chegada de uma delegação ao estádio, situação que será implantada já no amistoso da seleção brasileira frente ao Chile, no próximo dia 24
09/04/2013 17h47

JOSIAS PEREIRA
www.twitter.com/super_fc
FOTO: JOÃO GODINHO/O TEMPO
Segurança para a Copa das Confederações começa a ser testada
Com a proximidade da Copa das Confederações, os órgãos de segurança pública se mobilizam para garantir o deslocamento das delegações e autoridades aos estádios, hotéis e aeroportos de Belo Horizonte e região metropolitana. Na tarde desta terça-feira, um teste de escolta, que contou contou com membros das polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, foi realizado no Mineirão.
Batedores e carros especiais simularam a chegada de uma delegação ao estádio, situação que será implantada já no amistoso da seleção brasileira frente ao Chile, no próximo dia 24. Visando o sucesso da operação, o estado está confiante na utilização de um sistema integrado entre as polícias, além do aumento de efetivo durante os eventos.
"Em alguns momentos, nós vamos reforçar pontos estratégicos como, por exemplo, a segurança aeroportuária, a parte de inteligência, o controle da imigração, o controle da segurança privada. Considerando o aumento da demanda, nós estamos nos articulando para recrutar policiais de outros estados. Desta maneira, nós seremos capazes de dar o reforço e a resposta necesária durante os grandes eventos", apontou o delegado da Polícia Federal e presidente da comissão estadual para a segurança de grandes eventos, Alexandre Leão.
O delegado ainda explicou como será a atuação da polícia dentro dos estádios, já que a FIFA opta pela segurança privada. "O Padrão Fifa lida com a segurança privada, então existem aqueles stewards, preparados para lidar com o torcedor, dar o primeiro contato. Caso seja necessário, vamos ter policiais posicionados estrategicamente dentro de estádio. Eles só serão acionados caso a segurança privada não seja capaz de responder à altura".
Polícia Militar fala em legado
A Polícia Militar acredita que a implementação deste sistema integrado será extremamente benéfico não apenas durante os torneios FIFA, mas sim para toda a população belorizontina. "Todo o tipo de emprego que a gente faz trabalhando em conjunto é válido. Nós vamos ter um grande avanço com a criação dos centros integrados, estas estruturas não são somente para os jogos, isto permanecerá após as competições", afirmou o coronel Leandro Bettoni, assessor estratégico da Polícia MIlitar para a Copa do Mundo.
 

Nenhum comentário: