segunda-feira, 1 de abril de 2013

Megavulcões deram fim a 50% das espécies

01/04/2013 07:02 - Atualizado em 01/04/2013 07:02

AFP


AFP
Atualmente, há pelo menos sete vulcões em risco maior de erupção no mundo, dentre eles o Puyehue

Megavulcões deram fim a 50% das espécies Novas técnicas de datação de rochas confirmaram que uma cadeia de gigantescas erupções vulcânicas ocorridas há 200 milhões de anos provocaram a extinção repentina da metade das espécies que habitaram a Terra na época.
O resultado da investigação oferece a data mais precisa até agora do momento em que isto ocorreu –há 201.564.000 de anos – no evento conhecido como Extinção Triásica Final ou quarta extinção maciça, que revolucionou o clima, emitindo grandes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera, conforme a pesquisa publicada na revista científica Science, uma das mais importantes do gênero.
As erupções “tiveram que ser um grande evento”, diz o coautor do estudo, Dennis Kent, especialista em paleomagnetismo do Observatório da Terra Lamont-Doherty na Universidade de Columbia, em Nova York (EUA).
Clima
Este evento poderia ser um paralelo histórico de mudança climática causada pela atividade humana que ocorre em nossos dias, ao demonstrar que o aumento dramático do dióxido de carbono pode superar a capacidade das espécies vulneráveis para se adaptar, afirmaram os cientistas.
As estimativas precedentes deixavam margem de um a três milhões de anos entre o momento das erupções vulcânicas e a grande extinção ocorrida no fim do Triásico. Esta nova datação o situa em 20.000 anos no máximo, um piscar de olhos, em termos geológicos.
As erupções fizeram com que uma Terra já bastante quente ficasse sufocante, o que acabou com plantas e animais e abriu passagem para a era dos dinossauros –eliminados da Terra há 65 milhões de anos, possivelmente devido a outro evento vulcânico, combinado com um meteorito devastador.
Os vulcões arrasaram a Terra em uma época em que a maioria da massa terrestre formava um único grande continente, lançando 10,4 milhões de quilômetros cúbicos de lava que, com o tempo, separou o terreno e criou o Oceano Atlântico.
“De alguma forma, o final do Triásico é análogo a hoje em dia”, afirmou o principal autor do estudo, Terrence Blackburn, da Carnegie Institution.
 

Nenhum comentário: