domingo, 14 de abril de 2013

Kerry elogia intenções da China sobre desnuclearização da península da Coreia

EFE Multimedia (© Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados) EFE Brasil, EFE Multimedia


John Kerry se reúne com Xi Jinping em meio à crise na península coreana
John Kerry se reúne com Xi Jinping em meio à crise na península coreanaPequim, 13 abr (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse neste sábado em Pequim que não tem 'nenhuma dúvida' de que a China é 'muito séria' quando aborda a questão da 'desnuclearização' da península coreana.
O chefe da diplomacia americana fez as declarações em entrevista coletiva na capital chinesa após se reunir com várias autoridades chinesas, entre eles o presidente Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Keqiang.
Kerry mencionou especialmente a 'declaração conjunta' realizada hoje pela China e os Estados Unidos sobre o compromisso de se buscar 'uma solução pacífica' para o conflito da Coreia do Norte.
Ambos os países concordaram em apostar no caminho das negociações e a retomar as conversas de seis lados (com as duas Coreias, EUA, China, Japão e Rússia), apesar destas se encontrarem paralisadas por Pyongyang desde 2008.
Para isso, Kerry afirmou que Pequim e Washington continuarão conversando nos próximos dias e anunciou que o vice-secretário de Estado, William Burns, visitará em breve a capital chinesa ao lado de membros do gabinete do presidente americano, Barack Obama.
'Desta forma demonstraremos que não é só retórica, mas diplomacia real', disse.
Kerry se mostrou muito satisfeito com o compromisso demonstrado por parte do conselheiro de Estado chinês -o máximo representante da política externa da potência asiática-, Yang Jiechi, e enfatizou que as declarações conjuntas 'não são frequentes' por parte da China.
Esse e outros motivos levaram Kerry a destacar que 'está claríssimo que a China quer obedecer seu compromisso internacional' sobre a desnuclearização da península coreana.
O secretário de Estado se reuniu em Pequim com o presidente da China, Xi Jinping; o primeiro-ministro, Li Keqiang; o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, e o conselheiro de Estado, Yang Jiechi.
O funcionário americano, que chegou hoje a Pequim procedente de Seul, reiterou que as ameaças da Coreia do Norte são 'contraproducentes' e encorajou Pyongyang a interromper as provocações.
O regime norte-coreano está há mais de mês fazendo ameaças bélicas contra Seul e Washington. Mais precisamente, desde que o Conselho de Segurança da ONU aprovou um novo pacote de sanções contra Pyongyang após o terceiro teste nuclear realizado pela Coreia do Norte.
A ameaça mais forte do regime norte-coreano é o lançamento de um míssil, algo que os analistas consideram que poderia antes de segunda-feira, dia 15 de abril, quando a Coreia do Norte lembra o 101º nascimento do fundador do país e avô do atual líder Kim Il-sung. Geralmente, nestas datas Pyongyang costuma realizar demonstrações de força.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário: