sexta-feira, 12 de abril de 2013

Especialista ensina como evitar transtorno com bug de atualização do Windows 7

Wallace Graciano - Hoje em Dia


Sr. Computador/Divulgação
Erro de atualização - Sr. Computador/Divulgação
O upgrade disponibilizado pela Microsoft deixa a máquina em "loop" (sequência) de reinicialização
Os últimos dois dias dos usuários da versão 32 bits do sistema operacional Windows 7 não têm sido dos mais tranquilos. Isso porque quem baixou a atualização de código KB2823324 teve problemas na inicialização de seu computador. O upgrade disponibilizado pela Microsoft deixava a máquina em "loop" (sequência) de reinicialização permanente, o que gerou inúmeros transtornos.
Em nota, divulgada na quarta-feira (10), a empresa afirmou que está trabalhando para a solução do erro. Porém, se você não está com muita paciência para esperar uma atitude da empresa norte-americana, pode seguir os conselhos do diretor de operação da Sr. Computador, Rogério Mendes Pereira. Ele dá dicas para que sua máquina volte à normalidade.
Antes de mais nada, Rogério afirma que os usuários do sistema operacional da Microsoft não precisam entrar em pânico e desativarem suas atualizações. “O Windows tem como padrão as atualizações automáticas. E isso é bom, pois deixa o sistema protegido contra vírus. Porém, infelizmente, esta atualização trouxe malefícios, pois gerou um bug", explicou.
"A atualização desta versão afetou somente usuários do Windows 7, na versão 32 bits, em língua portuguesa. Era para reparar uma falha nos arquivos de extensão .sys, mas trouxe esse transtorno. Quem tiver esse sistema operacional, aconselho deixar desatualizado por uns 10 dias, até que seja solucionado o problema. Depois, basta voltar ao automático ”, afirma o especialista.
 
Rogério Pereira especialista em TI - Sr. Computador/Divulgação
Rogério Pereira afirma que os usuários do Microsoft 7 não precisam desativar as atualizações (Foto: Sr. Computador/Divulgação)
Quando ficou ciente do bug gerado pela atualização, logo na manhã de quarta-feira, Rogério e seus colegas da empresa desenvolveram um passo a passo para solucionar o problema, que pode ser conferido abaixo:
1 - Reinicie a máquina
2 - Enquanto a máquina estiver reiniciando, antes de entrar na tela do Windows, pressione seguidamente a tecla F8 até aparecer o menu de boot com as opções de inicialização.
3- Aparecerá uma tela de múltiplas escolhas. Clique em: “recuperar seu computador”.
4 - Aparecerá uma outra lista, clique em “Prompt de comando”.
5 - Digite o comando echo %systemdrive% e, em seguida, clique enter.
6 – Digite qual é a letra do drive do sistema, que geralmente é a C:.
7- Digite o segundo comando “dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions”, no qual o C: é a letra em que saiu a partir do primeiro comando.
8 - A partir deste momento, o computador é reiniciado e entrará no Windows.
9 - Após entrar no Windows, a primeira coisa que a pessoa deve fazer é ir no Windows Update e desligar a atualização automática. Para isso, entre em meu computador e clique com o botão direito em propriedades. Será aberta uma tela e no canto inferior esquerdo aparecerá Windows Update.
10 - Clique em Windows Update e, logo após, clique em alterar configurações, atualizações importantes.
11 - Deixe ticada a opção: procurar atualizações, mas permitir que eu possa escolher quando baixá-la e instalá-la, para que não baixe automaticamente.
12 - O último passo é clicar em confirmar. A partir deste ok, o Windows não vai mais realizar a atualização automaticamente.
Segundo Rogério, a solução está funcionando na grande parte dos casos. Porém, quando o computador possui algum um outro problema, a última saída é formatar.

Nenhum comentário: