sexta-feira, 5 de abril de 2013

Eleitores de quatro cidades mineiras voltam às urnas neste domingo

POLÍTICA
Pleitos ocorrerão em Diamantina, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Biquinhas


DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

Neste domingo (7), quatro cidades mineiras realizarão novas eleições para a escolha de prefeitos e vice-prefeitos. Os pleitos ocorrerão em Diamantina, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Biquinhas.
Em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, 35.414 eleitores decidirão a disputa entre três candidatos. São eles: Marcos Roberto Tibães (PT), que tem como vice Marcilio Alisson Fonseca de Almeida; Paulo Célio de Almeida Hugo (PSDB) e o vice Cássio Antonio Moreira; e Ragosino Ferreira de Araújo (PTC), que tem como vice Ronaldo Ferreira da Silva.
A eleição realizada na cidade no dia 7 de outubro de 2012 foi anulada porque o vice-prefeito da chapa vencedora, Gustavo Botelho Júnior (PP), teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base em dispositivo da Lei da Ficha Limpa. Como a chapa é única, o candidato a prefeito mais votado, Dr. Paulo Célio (PSDB), foi impedido de assumir o Executivo municipal.
A chapa composta pelos políticos obteve mais de 50% dos votos válidos, daí a necessidade de realizar novas eleições no município. O presidente da Câmara Municipal de Diamantina, Maurício Maia (PSDB), está à frente da Prefeitura até a realização do novo pleito.
O registro de candidatura de Gustavo Botelho foi negado porque teve rejeitadas as contas referentes ao período em que foi prefeito de Diamantina. 

Cachoeira Dourada
Concorrem nas novas eleições para prefeito e vice da cidade de Cachoeira Dourada, situada no Triângulo Mineiro, Ciro Otaviano Soares (PT), que tem como vice Ednilson Joaquim do Nascimento, e José Marcio Storti (PTB), com o vice Ovidio Afro Dantas. Os candidatos disputam os votos dos 2.049 eleitores do município.
O novo pleito é consequência de decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que resultou na cassação do registro dos candidatos a prefeito e vice mais votados na cidade nas Eleições 2012, Walter Pereira Silva (PSDB) e Walteci dos Reis Storti (PTB).
No dia 18 de dezembro de 2012, eles foram condenados pelo tribunal regional por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e conduta vedada a agente público (uso da máquina administrativa da Prefeitura). Como a chapa cassada obteve mais de 50% dos votos, houve necessidade de realização de nova eleição.
Biquinhas
Os candidatos a prefeito que disputarão as novas eleições em Biquinhas, no Centro-Oeste de Minas Gerais, são: Carlos Alberto Rodrigues Pereira (PR), que tem como vice José Luiz de Almeida; e Cleiton Alexandre da Silva (PSDB), com a vice Lucien Donizete do Amaral. Ao todo são 2.832 eleitores da cidade que voltarão às urnas no domingo.
As novas eleições no município acontecerão devido à cassação do registro de candidatura de Arisleu Ferreira Pires (PSDB) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ele manter união estável com Valquíria de Oliveira Dias, que governou o município de 2005 a 2008.
Para evitar nepotismo, a Constituição Federal proíbe que cônjuges ou parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, de chefes do Executivo, disputem eleições majoritárias (prefeito, governador e presidente) e proporcionais (Legislativo) no pleito subsequente ao mandato do governante.
São João do Paraíso
Em São João do Paraíso, localizado no sudoeste de Minas, os candidatos ao cargo de prefeito e vice são: Antônio de Oliveira Pinto (PSDB), que tem como vice Roberto Cesar Mendes (DEM), que já esteve à frente da Prefeitura da cidade; e Antônio Caroba da Silva (PT), cujo vice é Natalino Dias de Oliveira.
O novo pleito acontecerá porque a prefeita eleita, Mônica Cristine de Sousa (PMN), teve seu registro cassado pelo TSE, que a considerou inelegível para as eleições porque a candidata possuía vínculo conjugal com o ex-prefeito durante um período do segundo mandato exercido por ele. Ao todo, 8.125 eleitores elegem os novos governantes no município.
Com TSE

Nenhum comentário: