segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dilma e Lula juntos na capital

2014
Lideranças petistas participam de festa dos dez anos de gestão do partido
Publicado no Jornal OTEMPO em 15/04/2013

LUCAS PAVANELLI
FOTO: RICARDO STUCKERT/INST. LULA - 11.2.2013
Retorno. Lula e Dilma Rousseff voltam a Minas, onde Aécio Neves já se coloca como pré-candidato
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Rousseff desembarcam hoje em Belo Horizonte, onde comparecem a uma série de compromissos. Além disso, os dois começam a preparar o terreno para candidatura à reeleição de Dilma no Estado, reduto eleitoral de um outro representante na corrida ao Palácio do Planalto: o senador Aécio Neves (PSDB).
Lula recebe, a partir das 16h, na Assembleia de Minas, o título de cidadão honorário do Estado. É a primeira visita de Lula à capital mineira desde 31 de agosto do ano passado, quando participou de um comício de apoio ao então candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias (PT), que acabou derrotado no pleito.
Também é a primeira viagem de Dilma à capital neste ano. A última vez da presidente em Belo Horizonte foi ainda durante a campanha eleitoral do ano passado, quando fez campanha para Patrus em 3 de outubro, no Barreiro.
Às 19h, Dilma e Lula estarão juntos no seminário "O decênio que mudou o Brasil", evento promovido pelo PT mineiro, no Minascentro. Em pauta, discussão sobre "os maiores feitos" dos dez anos da gestão petista à frente do governo federal.
A agenda da presidente continua amanhã. Às 9h, ela anuncia, no Sesi Santa Efigênia, a construção de uma fábrica de produção de insulina, que será instalada na cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. A fábrica será construída por meio de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz um laboratório ucraniano. O investimento é considerado estratégico, já que a insulina utilizada por diabéticos no Brasil é importada e tem alto custo.
Conforme o Ministério da Saúde divulgou, a instalação da unidade deve começar ainda neste ano, e o custo estimado é de R$ 450 milhões. A maior parte dos recursos virá do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A partir das 11h, em clima de campanha, Dilma Rousseff vai a Ribeirão das Neves, na região metropolitana. Primeiro, ela visita os apartamentos do Conjunto das Alterosas, no bairro Veneza. As moradias fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, e foram entregues a famílias de baixa renda no último dia 2 de abril.
Ainda na agenda da presidente a Minas, está prevista a entrega de 108 máquinas agrícolas - 58 motoniveladoras e 50 retroescavadeiras - para produtores agrícolas mineiros. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, órgão responsável pela distribuição, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), 83 mil agricultores familiares de 102 municípios mineiros serão beneficiados.
Na cerimônia, a presidente Dilma anuncia ainda a entrega de 14 ônibus escolares para 12 municípios de diferentes regiões do Estado.

Projeto
PSB abre debate sobre desenvolvimento do país
Recife. PSB vai publicar, até o fim do ano, o resultado de seis seminários sob o tema "Diálogos do Desenvolvimento", que serão realizados em sua fundação, a João Mangabeira. O documento poderá servir de base para um projeto de governo numa eventual candidatura do governador pernambucano Eduardo Campos à Presidência da República em 2014.
Presidente nacional do PSB, o governador afirma que o objetivo do debate não é um plano de poder. "Será uma contribuição de conteúdo com um olhar sobre o Brasil neste instante, num esforço a ser legado também para o governo (federal)", afirmou ele, ontem, durante solenidade que marcou a entrega da construção - 98% concluída - do estádio Arena da Copa, no município de São Lourenço da Mata.
"O PSB sempre fez isso, tem essa característica de fomentar o debate", afirmou Campos. "O tema deste ano é o desenvolvimento, que é a grande preocupação da presidente Dilma, minha e de todos os brasileiros". A meta, segundo ele, é "ajudar efetivamente o país a ganhar 2013 e retomar o crescimento, preservar o mercado de trabalho e conter a inflação".
Campos voltou a garantir que o PSB está na base de apoio do governo Dilma.
Visibilidade
Presidente amplia sua exposição
Brasília. A presidente Dilma Rousseff multiplicou sua presença em palanques oficiais e aumentou a duração de seus discursos em 2013, revertendo o perfil discreto do início de sua gestão. Nos cem primeiros dias do ano, ela discursou por um total de 15 horas e 20 minutos em inaugurações e cerimônias públicas. Em 2011 e 2012, em período equivalente, falou por 5 horas e 34 minutos e 5 horas e 44 minutos, respectivamente.
Nas viagens e eventos pelo país, Dilma subiu a mais de 30 palanques em 2013, posou para fotos com centenas de prefeitos e chegou a fazer discursos de até uma hora.
Cutucada
"O PT precisa de férias"
Rio de janeiro. O ex-governador de Minas Gerais e senador Aécio Neves, provável candidato do PSDB à Presidência da República, disse, na manhã de ontem, que a oposição vai "dar férias" ao PT, há dez anos no poder.
Apesar dos desencontros entre Aécio e o tucano paulista José Serra, o senador mineiro disse que os dois estão juntos no projeto de evitar a continuação do PT no poder. "Temos objetivos comuns e vamos dar umas férias ao PT. O PT precisa de férias para se reorganizar e voltar às suas origens", disse Aécio.
Aécio assistiu da tribuna de honra do Maracanãzinho à final da Superliga masculina de vôlei, entre o time mineiro Sada Cruzeiro e o carioca RJX, do empresário Eike Batista.
O ex-governador minimizou o desencontro da semana passada, quando Serra atribuiu a uma crise de coluna a ausência no congresso do PPS, que teve a presença de Aécio Neves, na quinta-feira (11). O ex-governador de São Paulo foi ao encontro do PPS no dia seguinte.
Aécio disse que, de fato, Serra teve um problema de saúde e por isso os dois não estiveram juntos em Brasília.
Ao lado do presidente da Federação Internacional de Vôlei, Ary Graça, e vigiado por seguranças, Aécio torceu para a equipe mineira. O senador disse que a oposição tem de "conversar com o Brasil" e "construir o projeto mais ético, mais eficiente e mais moderno para o país".
O senador mineiro é o nome do PSDB para assumir o comando do partido.

Nenhum comentário: