sexta-feira, 5 de abril de 2013

Coreia do Norte desloca segundo míssil para costa oriental

05/04/2013 09:15 - Atualizado em 05/04/2013 09:15

AFP


AFP
EUA Coreia do Norte desloca segundo míssil para costa oriental
Soldado sul-coreano em guarda, próximo a fronteira com a Coreia do Norte
SEUL - A Coreia do Norte transportou um segundo míssil de médio alcance para a costa oriental e o instalou em um lança-mísseis móvel, informou a agência sul-coreana Yonhap, que cita uma fonte do governo de Seul.
O ministério da Defesa, que confirmou na quinta-feira (4) o deslocamento por Pyongyang do primeiro míssil para a mesma região, não fez comentários sobre a nova informação.
"Está confirmado que a Coreia do Norte transportou por trem, no início da semana, dois mísseis Musudan de médio alcance para a costa leste e os instalou em veículos equipados com um dispositivo de lançamento", declarou a fonte citada pela agência.
O míssil Musudan, apresentado pela primeira vez em um desfile militar em outubro de 2010, tem, teoricamente, um alcance de 3.000 quilômetros, ou seja, capacidade para atingir a Coreia do Sul ou o Japão.
O alcance pode chegar a 4.000 km se transportar uma carga leve, o que em tese poderia fazer o artefato atingir a ilha de Guam no Pacífico, local de importantes bases militares americanos.
"O Norte está aparentemente disposto a disparar estes mísseis sem advertência", afirmou a fonte sul-coreana.

Nenhum comentário: