sábado, 27 de abril de 2013

Apesar de críticas, governador faz balanço positivo de teste no Mineirão

EM BUSCA DE SOLUÇÕES
Anastasia destacou a funcionalidade do estádio, mas eximiu o estado de culpa quanto a organização, inteiramente promovida pelo COL e CBF
26/04/2013 16h38

JOSIAS PEREIRA E LARISSA ARANTES
www.twitter.com/super_fc
FOTO: ALEX DE JESUS/O TEMPO
Governador Antônio Anastasia acredita que problemas serão sanados até a Copa das Confederações
Na última quarta-feira, o Mineirão voltou a ser alvo de críticas. Vários torcedores reclamaram de inúmeros problemas, a começar pelo trânsito. As vias de acesso ao estádio registraram engarrafamentos, tanto que a seleção precisou trafegar na contramão da Avenida Catalão. Outras dificuldades foram apontadas, como os bares fechados, falta de comida, ingressos duplicados e dificuldade para entrar na Arena. Em entrevista, o governador Antonio Anastasia admitiu os problemas, mas afirmou que os problemas deverão ser sanados até a Copa das Confederações.
"Foi um jogo teste. Em relação ao trânsito, nós sabemos que há uma chamada zona de exclusão de estacionamento muito longa. Nós precisamos fazer uma verificação dos carros que têm acesso ao estádio por determinação também dos critérios da Fifa e é natural que em um dia de trânsito como quarta-feira à noite, ainda com manifestações que tivemos, agrava um pouco o trânsito. Nos dias dos jogos da Copa das Confederações, quando o estacionamento da universidade estará aberto, vai fluir melhor", apontou Anastasia.
No entanto, o governador tratou de exaltar a funcionalidade do estádio e eximiu o estado de qualquer responsabilidade quanto a organização, inteiramente condicionada ao COL e a CBF.
"O estádio estava em perfeitas condições. Nós tivemos alguns pequenos problemas da própria organização que não foi do concessionário nem do Estado, mas são questões próprias de um jogo teste. Um jogo teste é pra isso mesmo, é bom lembrar que foi o primeiro jogo realizado com essas características no Brasil. Acho que o resultado, aliás como o COL anunciou ontem, foi muito positivo, e com os equívocos que têm acontecido, nós vamos aprender para melhorar ainda mais", concluiu.
Secopa exalta funcionalidade do Mineirão e 'ataca' estádios atrasados
A Secopa, órgão responsável pela fiscalização do Mineirão, divulgou um balanço do evento-teste realizado no Mineirão na última quarta-feira. A seleção brasileira enfrentou o Chile e acabou apenas empatando por 2 a 2. Na nota oficial, há uma clara exaltação a entrega do Mineirão no prazo estipulado possibilitando uma grande quantidade de testes até a realização da Copa das Confederações. "Desde sua reinauguração, em fevereiro de 2013, o novo Mineirão já recebeu nada menos que 11 (onze) eventos, entre jogos e shows, sendo que em seis deles o público foi superior a 30 mil pessoas. Em todos esses eventos, o estádio já recebeu aproximadamente 310 mil pessoas", diz o comunicado.
Em outro trecho, a nota faz uma crítica aos estádios atrasados para o Mundial de 2014. "O importante é que todos os problemas detectados estão sendo corrigidos e aprimoramentos necessários estão sendo feitos em um processo de constante evolução. Enquanto isso, outras arenas sequer concluíram suas obras e, por esse motivo, nem podem ainda sofrer críticas em relação às suas operações", continua a declaração.
O momento mais polêmico fica quanto aos ingressos duplicados, onde a Secopa afirma que 'apenas 0,4% dos ingressos colocados à venda apresentaram falha na numeração de assento'. Outros problemas foram tratados com normalidade, caso do trânsito e das dificuldades em se chegar ao estacionamento do Mineirão. 
(última atualização às 18h51)

Nenhum comentário: