domingo, 31 de março de 2013

Chás e vitaminas com chia e linhaça ajudam quem tem problemas intestinais

Tempo de Mulher
Tempo de Mulher | Por Por REDAÇÃO, Tempo de Mulher


Chás e vitaminas com chia e linhaça ajudam quem tem problemas intestinais - 1 (© Aprenda duas receitas com chia e linhaça. Foto: Thinkstock)

Foto: Thinkstock
Por REDAÇÃO
Em 31 de março comemora-se o Dia da Saúde e Nutrição. A data é importante para lembrarmos da necessidade constante de cuidarmos da nossa alimentação, prática indispensável para evitar distúrbios digestivos como constipação, má digestão, empachamento, azia, refluxo, distensão abdominal e até mesmo câncer.
Como é cada vez maior o número de pessoas com problemas intestinais, causados, entre outros fatores, por má alimentação, o Tempo de Mulher conversou com a nutricionista Tatiana Camacho Barão, da Naturalis, que deu algumas informações importantes sobre o assunto.
Segundo ela, “o consumo de alimentos ricos em fibras é essencial para manter a função intestinal em ordem, já que as fibras reduzem o tempo que o alimento demora a ser digerido e eliminado. Por isso é preciso consumir alimentos crus, integrais e frutas com o bagaço, além de ingerir água ao longo do dia”.
E o que podemos fazer no dia a dia?
Para Tatiana, acrescentar a chia e a linhaça no cardápio, ambos ricos em fibras, é uma maneira de manter a saúde digestiva em dia. Além de comentar sobre a importância dessas sementes, a nutricionista deixou duas receitas para melhorar a função intestinal. Que tal testá-las?
CLIQUE NO LINK e confira duas receitas para incluir as sementes na dieta
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/receitas/ch%C3%A1s-e-vitaminas-com-chia-e-linha%C3%A7a-ajudam-quem-tem-problemas-intestinais#image=8
Curta a página oficial da Ana Paula Padrão no Facebook
*Tempo de Mulher: Facebook / Twitter
CHIA=A chia ajuda no bom funcionamento do intestino por conter solúveis e insolúveis.As primeiras formam um gel mem contato com água e tornam mais lenta a digestão,promovendo a sensação de ''estômago cheio'' ,além de reduzirem a absorção de carboidratos e lipídios.Já as insolúveis melhoram o funcionamento do intestino,pois au mentam  o volume do bolo fecal e reduzem o tempo de trânsito intestinal.  Para quem busca a redução de peso com a prática de atividade física,o ideal é consumir a chia aproximadamente 1 hora antes  do treino,aliando-o com alimentos adequados para garantir energia e evitar a fadiga.Mas para quem pratica corrida,as fibras podem prejudicar o desempenho por  conta do desconforto gástrico,sendo aconselhável testar a tolerância paulatinamente''.
LINHAÇA+++++''É indicada para problemas digestivos por ter ação anti-inflamatória do Ômega -3 e ser emoliente,favorecend​o a regeneraçaõ da mucosa danificada do intestino.Para obter nos benefícios da linhaça,o ideal é triturar as sementes antes do consumo .Se a opção for de linhaça,ela deve ser estabilizada para garantir que seus nutrientes sejam preservados após a moagem''.
*Algo muito importante pra q se mantenha a saúde é deixar de consumir trigo , mesmo o integral e tudo q haja glúten. O organismo corresponde muito bem em vários sentidos. E dá pra viver se esses nutrientes, basta ter boa vontade e buscar melhores informações, alternativas alimentares. A gente descobre um novo modo de viver e de modo saudável. Não adianta usar somente as sementes. É preciso fazer toda a mudança alimentar. Substituir o refinado pelo integral e ir descobrindo o q de fato pra cada um traz o funcionamento pleno do organismo. É muito gratificante isso.

Nenhum comentário: