sexta-feira, 6 de julho de 2012

Rússia cria uma “agência militar de pesquisas” semelhante a DARPA americana


O legislativo russo aprovou em primeira leitura a criação do Fundo de Pesquisas Futuras (FPI por sua sigla em russo), que será uma agência encarregada de avaliar e impulsionar projetos para a indústria militar do país. Essa agência será semelhante a americana DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa).
A agência terá cerca de 150 funcionários que se dedicarão selecionar os projetos de pesquisa mais promissores e leva-los até a fase de protótipos.
“Temos que organizar o trabalho e dirigi-lo, assim como financiar as áreas mais promissoras. Em nosso juízo, essas áreas serão: técnica robótica, novos materiais, nanoeletrônica e hipersônica, uma vez que as tecnologias hipersônicas estarão presentes nos exércitos das principais potências e por sua causa colocarão em equilíbrio estratégico existente”, disse vice-premiê da Rússoa, Dmitri Rogozin.
“Depois de 20 anos de estagnação será difícil se igualar desenvolvimento bélico ocidental”, disse Rogozi aos deputados ao apresentar o projeto de lei. Antes da votação Rogozin enfatizou: “Necessitamos de uma organização radical disposta a assumir os riscos e trabalhar nas áreas mais promissoras”.
A nova agência também impulsionará a segurança cibernética, pesquisas para as forças nucleares e espaciais.
Rogozin que até pouco tempo era o embaixador russo na OTAN, explicou que a agência passará a funcionar em poucos meses e no momento se focará em projetos de sistemas automatizados e tecnologias hipesônicas.
A agência análoga americana foi criada em 1958 e durante várias décadas promoveu vários projetos um tanto quanto absurdos, como vários espetaculares, muitos dos quais tiveram aplicação civil, como a internet, o foguete lunar Saturno V, o fuzil M16, o celular, o GPS, aviões furtivos e muito mais.
Fonte: http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2012/07/russia-cria-uma-agencia-militar-de.html

Nenhum comentário: