sábado, 21 de julho de 2012

Policiais civis e militares concluem Treinamento Policial Integrado

Capacitação tem como objetivo integrar as forças policiais do Estado de forma a preparar o seu efetivo
Um total de 1490 policiais, 1.094 militares e 396 civis, foram certificados, nesta sexta-feira (20), pela conclusão do Treinamento Policial Integrado, iniciado em julho de 2011. Foram capacitadas 45 turmas, em um total de 1.800 horas de intercâmbio de ideias e experiências, simulação de situações e aprendizado de novas técnicas.
A capacitação é um dos principais instrumentos de qualificação dos profissionais de segurança pública de Minas e tem como objetivo integrar as forças policiais do Estado de forma a preparar o seu efetivo e, assim, garantir a segurança da população. Somente em 2012, 29 turmas realizaram o curso, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).
Para o subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Robson Lucas da Silva, a iniciativa é fundamental para a capacitação das instituições. “O Treinamento Integrado é importante para sedimentar ainda mais a cultura da integração e também para o complemento dos ensinamentos. Na prática, a atuação conjunta e articulada é facilitada pelo treinamento conjunto, já que um policial civil passa a conhecer ainda mais o modo de atuação de um policial militar e vice-versa”, destaca.
O Treinamento Policial Integrado é realizado anualmente desde 2003, mas a versão atual aprofundou ensinamentos e estratégias que destacam a relevância da relação com a comunidade para a melhoria da qualidade da segurança pública oferecida à população. A ideia é instituir um amplo modelo de ação que atenda aos interesses coletivos, com vistas a combater a criminalidade e a sensação de insegurança do cidadão.
Conteúdo
Com aulas práticas e teóricas, o curso foi realizado, em 2012, nos municípios de Belo Horizonte e Região Metropolitana, Barbacena, Teófilo Otoni, Ipatinga, Uberlândia e Curvelo. Os trabalhos são desenvolvidos pela Gerência da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, vinculada à Subsecretaria de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, por intermédio do Núcleo de Ensino Integrado.
O conteúdo programático é amplo e aborda temáticas relacionadas ao cotidiano das atividades policiais. Professores e instrutores ministram disciplinas como política de integração do Sistema de Defesa Social e gestão operacional integrada, integração da gestão em segurança pública, atuação de qualidade, atuação em local de crime, técnica policial, direitos humanos, operacionalização dos sistemas informatizados de segurança pública, policiamento comunitário e treinamento com arma de fogo.    
FONTE: AGENCIA MINAS

Nenhum comentário: