terça-feira, 10 de julho de 2012

O dia em que os paulistas doaram alianças para financiar a Revolução de 32


O dia em que os paulistas doaram alianças para financiar a Revolução de 32Um dos marcos da história de São Paulo foi celebrado 80 anos na segunda-feira, dia 9 de julho. Trata-se da Revolução Constitucionalista de 1932 que aconteceu no estado de São Paulo e que, além de ceifar vidas de muitas pessoas, também custou muito ouro e até mesmo alianças de casamento. Isso tudo por conta da campanha “Ouro Para O Bem de São Paulo”, que contou com a doação de muitos anéis de casamento para obtenção de fundos à manutenção da Revolução. Estima-se que em valores de hoje, a campanha tenha arrecadado em torno de R$ 31 milhões.
Com o dinheiro, foi erguido o edifício Ouro Para o Bem de São Paulo, na Rua Álvares Penteado nº 23, na Região Sé, no centro da capital paulista. Construído no estilo Art Déco, a construção conta com um mastro da bandeira de São Paulo, formado por uma coluna de anéis representando as alianças doadas.

Entenda a revolução
Este movimento armado em 1932 aconteceu por conta da oposição de São Paulo ao governo de Getúlio Vargas e a favor da Constituição. Tratou-se de uma resposta paulista à Revolução de 1930, que colocou fim à República Velha e também à autonomia dos estados, prevista na Constituição de 1891.
A Revolução de 32 foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado no Brasil. Ao todo, foram 87 dias de combates - de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - e 934 mortos, embora este número possa ter sido maior, em torno de 2200 mortos, segundo estimativas não oficiais.


VÍDEO:
Para Eduardo Bueno, Getúlio Vargas foi uma das grandes figuras da política brasileira de todos os tempos

O conflito também teve seus heróis, que recentemente foram reconhecidos. Em 20 de junho de 2011, quatro estudantes mortos pouco antes do início do conflito tiveram seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria. São eles: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, conhecidos pela sigla MMDC, considerados heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932.

Após a revolução, em 1934 foi promulgada uma nova Constituição para o Brasil.
Fonte: http://seuhistory.com/noticias.html
:: Para saber mais sobre a Revolução de 1932 ::

Mostra virtual: 
Projeto 1932, Acervos e Memórias

Locais em São Paulo
 Mostra 1932: 80 Anos do Movimento Constitucionalista - Arquivo Público do Estado
 A Casa Guilherme de Almeida
 Exposição 1932, o Ano da Revolução Paulista - Museu da Energia de São Paulo
 Galeria Jorge Mancini, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado (AFPESP)
 O Museu TAM, em São Carlos

Nenhum comentário: