quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mulher na segurança pública




foto ilustração

Alinne Cardoso - BLOG DO RONALD
Na minha estréia como colunista deste site resolvi entrar em um tema que inclua o gênero feminino nas discussões e nada melhor do que incorporar o tema sobre a presença feminina nos órgãos de segurança pública em nosso país.
A mulher, hoje, está cada vez mais presente em todos os seguimentos profissionais da sociedade. Na Segurança Pública não poderia ser diferente, como ressalta o secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Maurício Campos Júnior “Somente uma mulher é capaz de lidar com um tema tão árido quanto a Segurança Pública com leveza e competência”.
Com a nova filosofia de policiamento comunitário e política de paz as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço nos cargos de chefia e gestão em segurança pública. Por ter, naturalmente, um caráter mais humanizado as mulheres, profissionais da área e estudiosas do assunto, obtêm cada vez mais êxito nessas propostas de segurança pública com cidadania.
Contudo, não é uma tarefa de tamanha facilidade, enfrentar velhos preconceitos é ainda uma luta diária para algumas dessas mulheres que encaram todos os dias o problema da violência. Desde os tempos antigos era apenas o Homem que tinha o dever de ser preparado e enviado a batalha e cabia a Mulher cuidar da manutenção da casa e educação dos filhos. Esse é um fato ainda bastante presente na nossa sociedade que possui fortes traços patriarcais. Porém, também podemos constatar que esse quadro começa a mudar e ter histórias de sucesso em diversos locais do país.
Por isso, nós mulheres que trabalhamos, e estudamos, nessa área de tamanha complexidade que a da Segurança Pública, temos como dever buscar sempre o melhor, mas não encarar isso como uma guerra dos sexos, mas sim trazer para todos a cultura de paz que tanto precisamos para sanar os problemas que a violência causa a todos. Pois, enquanto mulheres estiverem dispostas a trabalhar e fazer seu melhor mais espaço será aberto para que outras também abracem a causa.

Nenhum comentário: