quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mais de dois milhões de motoristas não quitaram licenciamento em Minas

Jefferson Delbem - Do Hoje em Dia

  Ilustração: Google Images
Cerca de 33% dos 7,1 milhões de veículos de Minas Gerais não estão aptos a circularem pelas vias do Estado por não terem Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2012. Este número representa 2,3 milhões veículos. Desde o último domingo (1º), o CRLV 2012 passou a ser exigido para proprietários de veículos com final de placas 5, 6 e 7. 
O licenciamento do ano vigente já estava valendo para os proprietários de veículos de final de placa 1, 2, 3 e 4 desde maio e junho. Quem for flagrado pelos órgãos competentes transitando sem o documento será multado em R$ 191, irá perder sete pontos na carteira, recolhimento do CRLV e apreensão do veículo. O veículo só é considerado licenciado com a quitação de débitos de tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, em acordo com normas estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Os motoristas que ainda não receberam o certificado de licenciamento anual, devem entrar no site dos Correios para retirar segunda via do documento. No interior do Estado, o proprietário deve procurar as unidades de trânsito para a emissão do certificado. 
Débitos
O débito de seguro obrigatório lidera a inadimplência, com 24,21% dos veículos não pagos. Em segundo lugar está a taxa de licenciamento, com 23,79%. Já o IPVA representa 20,13% ou 1,4 milhões de veículos ainda não licenciados. Os demais débitos estão distribuídos entre multa 10,42%), impedimentos (4,37%), reserva financeira (1,69%) e comunicação de venda (1,8%). 

Nenhum comentário: