sexta-feira, 6 de julho de 2012

Comando dos Bombeiros manda quartel reabrir rua interditada

Corporação apura por que o comandante do 1º Batalhão mandou fechar via no Bairro Funcionários sem autorização da BHTrans. Soldados retiraram cavaletes e permitiram acesso à Avenida Afonso Pena

Tiago de Holanda - Estado de minas
Publicação: 06/07/2012 06:00 Atualização: 06/07/2012 07:05

Desde essa quinta-feira, carros podem passar pela rua no trecho em frente ao batalhão (Beto Magalhães/EM/D.A Press)
Desde essa quinta-feira, carros podem passar pela rua no trecho em frente ao batalhão
Soldados do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar retiraram nessa quinta-feira os cavaletes que fechavam o trânsito na Rua Maranhão, no trecho entre a Rua Tomé de Souza e Avenida Afonso Pena, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Eles haviam impedido o tráfego no quarteirão onde fica o prédio da corporação sem autorização da BHTrans.
Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros (Cobom) informou que “estão sendo tomadas as devidas providências” para apurar por que o comandante do 1º Batalhão, major André Luiz Gerken, havia ordenado a interdição da rua sem consentimento da empresa que gerencia o trânsito da capital.
Nessa quinta-feira, matéria do Estado de Minas denunciou que, pelo menos entre segunda-feira e quarta, os veículos que tentaram transitar na Rua Maranhão se depararam com a rua fechada. Não satisfeito com o fato de uma das duas faixas da via ser exclusiva para viaturas dos bombeiros, Gerken enviou ofício à BHTrans pedindo que o tráfego no trecho se tornasse apenas local, de veículos com pessoas que moram ou trabalham no quarteirão. Antes mesmo de receber a resposta da empresa, o comandante mandou isolar a rua, alegando que o trânsito regular atrapalha o fluxo das viaturas.
Informados pelo EM, funcionários da BHTrans foram à Rua Maranhão, onde constataram a irregularidade e exigiram a retirada dos cavaletes. “A empresa autoriza eventualmente a interdição da via para treinamentos e outros eventos do Corpo de Bombeiros, mas a interrupção permanente não é possível por se tratar de uma via pública, situada em área residencial”, informou a empresa por meio de nota oficial. No entanto, os bombeiros não desistiram de alterar o tráfego na Maranhão, segundo a nota do Cobom: “Todas as questões relativas ao gerenciamento do trânsito na região estão sendo tratadas entre o Comando Operacional da Corporação e a BHTrans”.

Nenhum comentário: