segunda-feira, 16 de julho de 2012

Blitze diárias já estão em prática nas ruas da capital

Lei Seca
Fiscalização em BH começou no sábado; no Rio, 240 pessoas fazem esse trabalho
Publicado no Jornal OTEMPO em 16/07/2012

JHONNY CAZETTA
FOTO: FOTOS CHARLES SILVA DUARTE
Ação. Seis pessoas foram flagradas sob o efeito do álcool na blitz realizada no último sábado, na avenida Getúlio Vargas
Uma nova proposta foi colocada em prática no trânsito de Belo Horizonte. Desde anteontem, são realizadas blitze diárias na cidade para fiscalizar o cumprimento da Lei Seca. A promessa é apertar o cerco àqueles que dirigem sob o efeito de bebida alcoólica. O problema, porém, é o pequeno efetivo destinado às operações, que vão acontecer de segunda a segunda. Conforme a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), serão 25 policiais militares para essa tarefa.
"Aqui, vamos trabalhar com cerca de 25 homens. No Rio de Janeiro, são 240 pessoas disponíveis para esse tipo de campanha. Já estamos realizando concursos e acho que a questão será resolvida em pouco tempo", disse o subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração da Seds, Robson Lucas.
No sábado à noite, como forma de ressaltar o aniversário de um ano da campanha "Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida", uma operação foi realizada na avenida Getúlio Vargas, na região Centro-Sul da capital. Durante a ação, seis motoristas foram identificados com sintomas de embriaguez. Outras cinco pessoas se negaram a soprar o bafômetro e tiveram as carteiras de habilitação apreendidas.
"Neste um ano, tivemos melhorias no trânsito noturno da capital. Agora, a expectativa é que, com mais dias de fiscalização, a gente possa inibir, cada vez mais, que uma pessoa dirija o carro alcoolizada", disse Lucas.
Efeitos. De acordo com balanço divulgado pela Seds, antes da campanha era registrada, por mês, uma média de 18,96 acidentes com vítimas na capital. De julho do ano passado até agora, a média mensal caiu para 15,94 colisões com vítima. Também houve diminuição nas ocorrências sem feridos.

Nenhum comentário: