sábado, 28 de abril de 2012

Minas tem apenas 29% das moradias conectadas à internet

Estado de Minas
Publicação: 28/04/2012
As ondas do rádio e da TV ainda ocupam os lares mineiros muito mais do os bites do universo digital. Segundo o Censo 2010, enquanto 85,71% dos lares em Minas contam com um aparelho de rádio e 95,7%, com um televisor, apenas 29,47% das moradias estão conectadas à internet.
O número de lares mineiros com acesso a mídias tradicionais é levemente superior à média nacional, que mostra 81,42% dos lares com aparelhos de rádio e 95,06% dotados de televisores. Em contraponto, o acesso à rede mundial de computadores por moradores de Minas está abaixo da média nacional em cerca de dois pontos percentuais.
Dos municípios do estado, Belo Horizonte é o mais conectado, com acesso em 55,25% dos lares. Em direção oposta à da capital, as possibilidades abertas pela web ainda estão distantes da população de municípios como Frei Lago Nego, no Vale do Rio Doce. Lá, menos de 1% da população (0,79%) tem acesso à internet.
O número de lares mineiros com telefones celulares (48,13%) supera em muito os que têm apenas aparelhos fixos (5,26%). Cerca de 35% das moradias contam com ambos os aparelhos. Em Belo Horizonte, o percentual é bem maior que a média do estado: cerca de 67% dos domicílios contam com telefone fixo e celular. Já o município de Pai Pedro, no Norte de Minas, apresenta o menor percentual, 0,38%, de domicílios com telefone fixo e celular. Na cidade, a maior parte das casas (70,41%) tem somente telefone celular.
Os mineiros também se mostram mais interessados nos automóveis em comparação com o restante do país. Os carros estão presentes em 41,22% dos lares mineiros, cerca de dois pontos percentuais a mais do que a média nacional.

Nenhum comentário: