quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fuzileiros navais são punidos após agredirem dançarina, dizem EUA

Secretário de Defesa afirma que militares foram rebaixados.
Mulher diz ter sido atropelada e arrastada por carro oficial após discussão.

Do G1 DF, com informações do Jornal Nacional

O governo dos Estados Unidos informou que integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais, uma força de elite das tropas americanas, que se envolveram em uma confusão com garotas de programa em Brasília foram rebaixados e severamente punidos pela conduta.
O secretário de Defesa americano, Leon Panetta, em visita ao Brasil, afirmou que os Estados Unidos não vão tolerar esse tipo de comportamento nem no Brasil nem em qualquer outro país.
O caso ocorreu há quatro meses. Segundo a polícia, quatro funcionários da embaixada americana, entre eles fuzileiros navais, contrataram um grupo de prostitutas de uma boate para um programa.
De acordo com a investigação, na saída da boate, elas entraram na van da embaixada dos Estados Unidos. Houve uma discussão e uma das garotas foi empurrada para fora do carro.
Romilda Aparecida Ferreira chegou a ser atropelada pela van e os americanos fugiram sem prestar socorro. “Eu tentei levantar e segurei na maçaneta, foi quando bateu na van para o motorista seguir. Então eu caí e o rapaz passou por cima”, conta a dançarina.

A polícia indiciou o motorista e um funcionário da embaixada por lesão corporal e omissão de socorro. O inquérito está no Ministério Público do Distrito Federal. Só vai virar ação penal se a promotoria encaminhar o caso para a Justiça.

A embaixada dos Estados Unidos informou, por meio de nota, que tem conhecimento do caso, que colaborou com a investigação e informou que os americanos envolvidos na confusão voltaram para os Estados Unidos.

Colômbia
Há duas semanas, funcionários do serviço secreto dos Estados Unidos enviados à Colômbia para ajudar a proteger o presidente Barack Obama na cúpula regional foram enviados de volta para casa em meio a acusações de um escândalo sexual, informaram autoridades e imprensa local.
"Houve acusações de má conduta contra agentes do serviço secreto em Cartagena, Colômbia, antes da viagem do presidente", afirmou o chefe do Serviço Secreto, Edwin Donovan, em comunicado.
"Por causa disso, esses oficiais estão sendo liberados de suas funções, retornando a seus locais de trabalho, e estão sendo substituídos por outros oficiais do Serviço Secreto."
Ele não especificou quais acusações pesam contra os agentes, que estavam em Cartagena antes da chegada de Obama, nesta sexta-feira, para a Cúpula das Américas, que começa no sábado.
Mas ao menos um dos agentes foi acusado de se envolver com prostitutas na cidade turística colombiana, informou o jornal "Washington Post", citando Jon Adler, presidente da Federal Law Enforcement Officers Association. A Associated Press também publica essa versão.
Confira a nota da embaixada dos Estados Unidos:
"Sobre o incidente com os fuzileiros navais. A embaixada informa o seguinte:
· A Embaixada dos EUA está ciente do incidente.
· Cooperamos plenamente com as autoridades brasileiras apropriadas, incluindo a Polícia Civil.
· Os indivíduos envolvidos não estão mais no Brasil.
· Sugerimos que consultem a Polícia Civil que já concluiu a investigação sobre o caso.
· Nenhuma acusação foi protocolada pelas autoridades brasileiras."

Nenhum comentário: