sexta-feira, 27 de abril de 2012

Falha da Justiça facilita fuga de assaltante de penitenciária mineira

Gilcimar da Silva deixou a Nelson Hungria, em dezembro, pela porta da frente, acompanhado de supostos policiais
Arquivo
gilcimar silva
Gilcimar da Silva é apontado como um dos bandidos mais perigosos do Estado
Após quatro meses vem à tona a notícia da fuga de um dos bandidos mais perigosos de Minas Gerais. Gilcimar da Silva estaria foragido desde 21 de dezembro do ano passado, quando policiais do Estado do Piauí teriam vindo até a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Minas Gerais para realizar a transferência do preso para a Penitenciária Mista de Parnaíba.
As circunstâncias da fuga ainda não foram esclarecidas, mas segundo entrevista do procurador de Justiça André Ubaldino à rádio Itatiaia, esta informação não oficial teria chegado à Procuradoria na semana passada. As primeiras informações dão conta de que os homens que realizaram a transferência de Gilcimar da Silva não seriam policiais militares.
Gilcimar da Silva é apontado como chefe de uma das maiores quadrilhas de roubo a bancos do país. Ele estava foragido desde 2006 quando foi preso após assaltar uma agência do Banco do Brasil, em Belo Horizonte, fazendo vários reféns. Em agosto de 2011 ele foi localizado e preso na capital paulista e trazido para Minas Gerais.
Segundo nota da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a transferência do preso foi oficiada pelo juiz de Direito da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Belo Horizonte, Guilherme de Azeredo Passos. "O juiz da VEC da capital, recebeu os pedidos da Justiça do Piauí, assinados pelo juiz da 1ª Vara Criminal daquela comarca, José Ribamar Oliveira Silva, fez a avaliação da documentação e anexou uma cópia ao pedido de transferência feito à superintendência".
Ainda de acordo com a Seds, Gilcimar da Silva deixou a Penitenciária Nelson Hungria escoltado pelos policiais militares do Piauí, Raimundo Nonato de Souza e Washington Antônio Rodrigues dos Santos. A secretaria garantiu que o preso só saiu da penitenciária após procedimento padrão para a liberação de detentos, ou seja, com avaliação de documentação de transferência emitida pela Justiça e com conferência da identidade e matrícula dos policiais piauienses e se os mesmos prestavam serviços para o Piauí
A assessoria de imprensa da Seds informou que a partir do momento em que o preso deixou a penitenciária por meio de uma determinação judicial a responsabilidade pelo detento não é mais da Secretaria. Ela não soube dizer se Gilcimar da Silva chegou ao Estado do Piauí.


Nenhum comentário: