domingo, 22 de março de 2009

Seios fartos: a nova preferência nacional?

19/03/2009 - 16:23 - Atualizado em 20/03/2009 - 21:45
Seios fartos: a nova preferência nacional?
Pela primeira vez, as cirurgias de implante de silicone ultrapassam as de lipoaspiração no Brasil. Entre as razões está uma nova estética feminina
Martha Mendonça e Fernanda Colavitti
Shutterstock
MODELO AMERICANO
O silicone era coisa de atriz e manequim. Hoje, ele invadiu a classe média, que segue o modelo da mulher americana

“Parece que estão vendendo silicone na feira.” A frase jocosa foi dita recentemente pela apresentadora de TV Adriane Galisteu. A realidade, descrita por uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é pouco mais sóbria, mas vai na mesma direção: pela primeira vez no país, os implantes de silicone tomaram a dianteira no ranking das cirurgias estéticas, passando à frente das lipoaspirações. Do total brasileiro de 629 mil plásticas por ano, 96 mil são para aumento de mamas, 5 mil a mais que as de lipoaspiração. O silicone não é vendido na feira, mas um número crescente de brasileiras estão ficando peitudas. Entre as razões por trás da multiplicação de mamas G e GG, três se destacam: a facilidade de pagamento das operações, uma nova estética americanizada e a maior segurança cirúrgica no implante. Juntas, essas novas circunstâncias fizeram com que o silicone, que antes era coisa de atriz e modelo, invadisse a classe média e atiçasse o desejo das mulheres de todas as classes e idades.

A estudante paulista Bruna Medeiros fez 20 anos no mês passado e passou o aniversário turbinada. O pai e as duas irmãs se juntaram para presenteá-la com o implante de 300 mililitros, que custou R$ 6 mil e foi pago em três parcelas. Era um desejo dela desde os 14 anos. “Eu sempre dizia que, se tivesse dinheiro, já teria feito antes. Estou me sentindo bem demais”, afirma. Trinta anos mais velha que Bruna, a psicóloga carioca Terezinha Moura, casada, uma filha, também comemorou o aniversário com novo tamanho de sutiã. Aos 50 anos, ela se deu um implante de silicone. Seus seios tinham, em suas próprias palavras, “aparência de ovo frito”. Foi ao médico e colocou 255 mililitros de cada lado. Pagou cerca de R$ 8 mil, divididos em 12 vezes. “Foi o maior investimento que já fiz”, afirma.

Está claro que o fenômeno é geral e atinge mulheres dos 20 aos 50, pelo menos. Mas o que há por trás dele? A antropóloga Liliane Brum Ribeiro diz que existe uma ligação entre a cirurgia plástica e a construção do modelo de feminilidade. Em sua tese de doutorado, na Universidade de Santa Catarina, ela foi a campo entrevistar mulheres de todas as idades e classes sociais que fizeram intervenções. Entre os discursos sobre a decisão de mudar o corpo, ela ouviu que os peitos são o maior diferencial entre os gêneros. “Uma das moças pesquisadas me disse que ‘bumbum todo mundo tem, mas seios, só as mulheres’. É uma forma de ressaltar quanto se é feminina. Isso constitui um valor fundamental nos dias de hoje”, diz. Algumas mulheres chegam ao êxtase com o aumento da mama. A atriz Sthefany Brito, de 21 anos – conhecida como a noiva do jogador de futebol Alexandre Pato –, depois de avolumar o visual com 220 mililitros nos seios, declarou à imprensa que “berrou de felicidade” ainda na cama do hospital.

96 mil
brasileiras colocaram silicone em um ano

Quando essa forma de ressaltar a feminilidade tornou-se socialmente perceptível, no início dos anos 1990, era preciso coragem para enfrentar os bisturis. As próteses usadas eram as chamadas “lisas”. O gel interno era quase líquido e a tendência era de a membrana que o revestia, muito fina, romper. Complicações eram comuns. Uma das maiores era a contratura capsular, o famoso enrijecimento do silicone, que fazia a membrana estourar. “As próteses lisas deixavam as pacientes descontentes. Era preciso mexer toda hora”, diz o cirurgião plástico carioca Luiz Haroldo Pereira, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Em meados da década de 1990, vieram as próteses texturizadas e as revestidas de poliuretano, que, segundo os médicos, têm índices de contratura de 5%. “Atualmente, usamos de cinco a seis membranas de revestimentos e o silicone é bastante coeso. Mesmo se a prótese furar, não vai derramar nenhum líquido”, afirma Pereira.

A evolução dos recursos de diagnóstico também deu mais segurança a quem quer fazer implante. Até alguns anos atrás, o silicone atrapalhava a detecção precoce do câncer no seio. Hoje, com a ressonância magnética, isso não acontece. “Na maioria das vezes, a prótese é colocada debaixo do tecido mamário, não submuscular. A mama fica mais para a frente e, possivelmente, há ainda mais facilidade de se sentir um nódulo mais denso”, diz Ângela Carvalho Maximiano, cirurgiã plástica do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Custo facilitado e segurança maior, no entanto, não valeriam nada se não fosse a mudança do desejo feminino. Nos últimos 12 anos, segundo a SBCP, os implantes quadruplicaram, resultado de um vagaroso processo de mudança de padrão ocorrido nas décadas anteriores. Do modelo morena-farta-de-bumbum-grande-e-peito-pequeno, que construiu mitos como Sônia Braga, Claudia Raia e Valéria Valenssa, a Globeleza, as mulheres passaram a almejar seios grandes e cabelos claros num corpo cada vez mais magro. “As mulheres não querem mais ficar com a mama desproporcional ao quadril”, diz o atual presidente da SBCP, José Tariki. Segundo ele, há dois perfis crescentes: mulheres entre 30 e 40 anos que querem recompor o volume, depois da gravidez, e adolescentes de 17, 18 anos que não tiveram a mama desenvolvida.

Autora do livro Corpo a corpo com a mulher: pequena história das transformações do corpo feminino do Brasil, a historiadora Mary Del Priore destaca dois acontecimentos que contribuíram para construir o novo padrão. Primeiro, a invasão da Barbie no Brasil, nos anos 80. Com ela veio o modelo de corpo americano, com cintura fina e peitão, formando a estética das meninas. Ao mesmo tempo, a difusão do body building, que começou com os vídeos de ginástica de Jane Fonda, trouxe a noção de que o corpo feminino era algo que poderia ser construído. “Estamos vendo a americanização do corpo da mulher brasileira”, afirma a historiadora.

Seios fartos: a nova preferência nacional?
Pela primeira vez, as cirurgias de implante de silicone ultrapassam as de lipoaspiração no Brasil. Entre as razões está uma nova estética feminina
Martha Mendonça e Fernanda Colavitti
Fotos: Renato Stockler/Na Lata
DOS 20 AOS 50
A estudante Bruna Medeiros, acima, de 20 anos, ganhou uma prótese da família. A executiva Danielle Medeiros (sem parentesco com Bruna), de 43, pôs silicone depois da separação

No fim dos anos 90, surgiu o derradeiro motivo para a explosão do silicone à brasileira: Gisele Bündchen foi alçada à condição de übermodel, algo ainda maior que supermodelo. Loura, magérrima e com grandes seios, ela virou sinônimo da beleza globalizada. E popular. Exemplo: o Big brother, o reality show anual da TV Globo. As mulheres já entram na casa munidas de um respeitável par de peitos. Artificiais, claro. Uma das mais populares participantes do programa, a ex-sacoleira Íris Stefanelli, contou que vendeu tudo o que tinha e “pulou” várias refeições para pagar a cirurgia e entrar no programa turbinada.

A popularização da cirurgia plástica, incluído o aumento da mama, levanta questões gerais sobre a relação entre beleza e classe social, diz o antropólogo americano Alexander Edmonds. Atualmente na Universidade de Amsterdã, na Holanda, ele pesquisou o aumento das cirurgias plásticas no Brasil durante os primeiros anos deste novo século e acompanhou a chegada do silicone à classe média. “As classes média e baixa adotam as tendências da moda da classe alta, tentando reduzir a distância social”, escreve em seu artigo “Nu & vestido”.

O fenômeno não é apenas brasileiro. Na Venezuela, os implantes triplicaram em dez anos – são 35 mil por ano. É três vezes menos cirurgias que no Brasil, numa população que é quase oito vezes menor. O presidente da Sociedade Venezuelana de Cirurgia Plástica, Reinaldo Kube, diz que as venezuelanas agora pedem implante nos seios como presente de 15 anos. “As próteses são símbolo de status e são cada vez maiores. As mais pedidas são de 350 mililitros”, afirmou. No quesito tamanho de prótese, as brasileiras são campeãs. A capixaba Sheyla Almeida Hershey, de 29 anos, desbancou a argentina Sabrina Sabrok ao colocar 5 litros e meio de silicone em cada seio. A primeira cirurgia de Sheyla, realizada no Brasil, foi transmitida em um reality show da rede de TV americana CBS.

E os homens, gostam? O sexólogo e psicanalista Marcos Ribeiro diz que sim. Titular de um programa sobre sexo em cadeia nacional, na Rádio Globo, ele estima ter 100 mil ouvintes por minuto. “Quando o assunto é silicone, o ouvinte dá muito retorno. E os homens sempre dizem que gostam da ‘mulher preenchida’. E quanto maior melhor”, afirma. Ribeiro liga a preferência masculina pelos seios grandes à imagem da mãe. “O seio é o retrato da maternidade. Muitos dizem que gostam de poder encostar a cabeça num peito grande, numa alusão ao aconchego materno”, diz.

O marido é fator primordial na decisão feminina. Quem diz isso é o cirurgião plástico carioca Anselmo Lofego. “Quando o marido não aprova, são raras as que vão adiante. E os homens estão dando força”, afirma. A executiva paulistana Danielle Medeiros, de 43 anos, só fez o implante depois de se separar porque o marido não deixava. “Era uma mistura de ciúme, zelo e pão-durismo”, diz. Ela queria de volta os seios que teve durante as duas vezes em que engravidou. “O resultado é maravilhoso. Mudei minha vida, e o silicone foi parte desse pacote”, diz. Já a esteticista Jaqueline Marques, de 42, teve mais que o incentivo do marido. “Meus seios sempre foram pequenos, e ele sempre elogiava os peitos grandes das famosas que apareciam na televisão”, afirma. Há quatro anos, quando retirou um nódulo, Jaqueline foi convencida pelo parceiro a colocar uma prótese de 280 mililitros. “Ele ficou louco. Quando eu voltei do hospital, ainda inchada, ele já queria me tocar.” Apesar da invasão dos superseios, e da reação positiva dos homens, basta seguir os olhares masculinos na rua para perceber que bumbuns continuam importantes. A pergunta, diante da crescente importação de valores estéticos, é inevitável: até quando?

As motivações para aumentar os seios
Pela primeira vez, as cirurgias de implante de silicone ultrapassam as de lipoaspiração no Brasil. Entre as razões está uma nova estética feminina
Martha Mendonça e Fernanda Colavitti
As motivações para aumentar os seios
A maioria das brasileiras coloca cerca de 250 mililitros de silicone
Daniela Conti FERNANDA VASCONCELLOS
190 ml
A atriz Fernanda Vasconcellos disse que sentia insatisfação com o tamanho dos seios. Ela afirma que, depois da operação, seu corpo ficou mais “harmonioso”. Mesmo adequada, os riscos são os mesmos de qualquer outra cirurgia: hematomas e infecções
Paulo Alvadia XUXA
220 ml
A maioria das brasileiras não quer exagero, a média é de 255 mililitros. Um motivo frequente para dar uma turbinada é a perda do volume dos seios depois de amamentar, caso da apresentadora Xuxa Meneghel
Felipe O'Neill GRACYANNE BARBOSA
450 ml
Agradar ao parceiro também é motivo para aumentar os seios. A dançarina Gracyanne Barbosa diz que atendeu ao pedido de seu ex-marido. Se a estrutura física não for adequada ao volume de silicone, podem surgir problemas de coluna
Ricardo Medeiros SHEILA ALMEIDA
5,5 litros
A modelo Sheyla Almeida tem 5,5 litros de silicone em cada seio. A motivação? Entrar para o Guiness Book. Nenhuma estrutura óssea suporta esse peso. Ocorre desgaste das articulações, distensão da pele, degeneração nos ossos e vértebras

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI64755-15257-3,00-SEIOS+FARTOS+A+NOVA+PREFERENCIA+NACIONAL.html

quinta-feira, 19 de março de 2009

PF descobre equipamento capaz de fazer ‘gato’ em satélite dos EUA

/ brasil / Polícia Federal
GLB.addDOMLoadEvent(GLB.common.thumbImage.init);
GLB.addDOMLoadEvent(GLB.common.materia.searchInit);

O Portal de Notícias da Globo
19/03/09 - 01h54 - Atualizado em 19/03/09 - 02h00
PF descobre equipamento capaz de fazer ‘gato’ em satélite dos EUA
Operação policial investiga ação clandestina em seis estados.Equipamento foi apreendido em Governador Valares (MG).
Do G1, com informações do Jornal da Globo
var midiaEmbed = {
tema: "cinzaEscuro",
imagem: '/GMC/foto/0,,19450589-EX,00.jpg' ,
banda: 'TIPO_TXT' ,
corFundo : "FFFFFF",
corFonte : "000000",
corLink : "FF00FF",
corBorda : "00FF00",
autoStart: false,
midiaId: 985419
};


var embed = new GMCEmbed(midiaEmbed);
embed.print();


A Polícia Federal (PF) realizou operação em seis estados atrás de pessoas que interceptavam comunicações de satélites da Marinha dos Estados Unidos. Na prática, o equipamento era capaz de fazer "gato" nos satélites americanos. Veja o site do Jornal da Globo A PF apreendeu equipamentos em Governador Valadares, leste de Minas Gerais, capazes de acessar clandestinamente, por rádio frequência, os satélites militares norte-americanos. O Fleet Sattelite Communications foi lançado pela Marinha dos EUA em 1978 para coordenar a comunicação entre tropas, aviões, navios, submarinos e o comando. Esse tipo de satélite forma uma rede estacionária em torno do planeta, no mesmo estilo dos satélites do GPS. Em 1993, a rede foi substituída por um novo sistema. As investigações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começaram no ano passado, depois que a embaixada americana fez uma reclamação sobre o uso não autorizado dos satélites militares à própria agência e ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A operação desta quarta-feira (18) foi realizada em seis cidades de Minas Gerais e em mais cinco estados. A PF encontrou irregularidades em 17 dos 20 locais vistoriados em todo o país, como mostram as fotos das ações realizadas pelos agentes. Os usuários de rádio frequência usavam o equipamento para falar com outras pessoas. Mas, para fazer isso, precisavam de uma licença especial, que não tinham. É como se fosse um “gato” para falar de graça no telefone ou ver televisão por assinatura sem pagar. Para o professor de computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renato Ferreira, que trabalhou com processamento de dados de satélites na agência espacial americana - a Nasa, quem andou acessando os satélites dos EUA ilegalmente conhece sobre o assunto. “Isso não acontece por acaso, nem sem conhecimento. Não é uma brincadeira fazer um satélite operar como ele opera. A pessoa que fez isso tem conhecimento de como os satélites funcionam, em qual frequência ele transmite. Não consigo imaginar que alguém achou esse sinal, e usou testanto configurações aleatoriamente”, diz Ferreira, que explicou ainda que os satélites mais antigos não tinham tecnologia de proteção de dados, como criptografia.

terça-feira, 17 de março de 2009

Crença no Arrebatamento é colagem de textos bíblicos, dizem especialistas



Cristo (no centro) julga os vivos e os mortos nesta pintura de Michelangelo na Capela Sistina, no Vaticano (Foto: Reprodução) ciência da fé / Teologia

O Portal de Notícias da Globo
16/03/09 - 15h14 - Atualizado em 16/03/09 - 15h14
Crença no Arrebatamento é colagem de textos bíblicos, dizem especialistas
Tentativa de harmonizar profecias apocalípticas data do século 19.Autores da Bíblia escreveram pensando em seu contexto imediato.
Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo


"Em caso de Arrebatamento, este veículo ficará desgovernado." Adesivos com esses dizeres podem ser vistos nos carros de evangélicos do mundo inteiro, inclusive no Brasil. A ideia é que, no fim dos tempos, os cristãos realmente fervorosos serão arrebatados (daí o nome) de corpo e alma para o céu, enquanto uma série de catástrofes naturais e políticas afetarão a Terra durante sete anos. Ao fim desse período, Jesus voltará como conquistador ao nosso planeta, derrotando o Anticristo numa grande batalha em Israel. Esse cenário épico é inspirado em várias passagens da Bíblia -- mas é preciso forçar consideravelmente a interpretação do texto sagrado para chegar a ele, de acordo com especialistas.

Em essência, a crença no Arrebatamento é uma colagem de trechos do Novo e do Antigo Testamento, cada um deles com perspectivas diferentes sobre o futuro da humanidade e o retorno glorioso de Jesus Cristo à Terra. "É uma tentativa de criar um mapa dos eventos futuros com base, por exemplo, no Apocalipse, no capítulo 13 do Evangelho de Marcos e na Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses", diz Paulo Augusto Nogueira, professor da pós-graduação em ciências da religião da Universidade Metodista de São Paulo.

De acordo com o americano Thomas Sheehan, estudioso do cristianismo primitivo e professor da Universidade Stanford, a ideia do Arrebatamento é relativamente recente. "Ela foi criada pela primeira vez no começo do século XIX, graças ao trabalho do pregador evangélico John Nelson Darby, e foi se tornando cada vez mais codificada ao longo do século XX, até chegarmos aos cenários detalhados que cristãos conservadores de hoje defendem", diz Sheehan. As chamadas igrejas cristãs históricas, como a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e as várias igrejas luteranas, não adotam as mesmas crenças.
Anticristo contra o Rei Jesus
Sheehan resume da seguinte forma o cenário mais popular para os acontecimentos ligados ao Arrebatamento entre os evangélicos americanos. O primeiro evento envolve o surgimento do Anticristo, provavelmente um diplomata de grande prestígio internacional e membro da tribo israelita de Benjamim (um judeu, portanto). O Anticristo faz um acordo de paz com o estado de Israel, permitindo que o Templo judaico, destruído há quase 2.000 anos, seja reconstruído em Jerusalém. Ao mesmo tempo, um dos subordinados do Anticristo, um financista conhecido como o Falso Profeta, cria um sistema -- talvez um cartão magnético -- que unifica o planeta economicamente.

É nesse ponto que ocorreria o Arrebatamento. "Os verdadeiros cristãos - o que exclui católicos, episcopais e outros grupos mais moderados -- são arrebatados para o céu deixando até suas roupas", diz Sheehan. "Quem fica para trás, segundo essa visão, são os chamados cristãos mundanos, ou cristãos formais -- justamente os que não acreditam que o Arrebatamento iria ocorrer. Isso é muito típico da mentalidade sectária: só nós somos os detentores da verdadeira revelação", explica Nogueira.

Logo após os cristãos serem arrebatados, começam cerca de sete anos da chamada Tribulação, em que o mundo todo sofre com guerras, catástrofes naturais e genocídios. Traindo os judeus, o Anticristo coloca uma imagem de si próprio -- a chamada Abominação da Desolação -- no Templo de Jerusalém, profanando o local sagrado. No fim da Tribulação, Jesus volta à Terra montado num cavalo branco, à frente do exército divino, e derrota as forças do Anticristo numa grande batalha perto da localidade israelense de Megiddo -- é daí que vem a expressão "Armageddon", ou seja, "montanha de Megiddo".

"Após essa batalha, Jesus dará aos judeus uma última chance de aceitá-lo como seu Messias. Os que recusarem serão massacrados; os que seguirem Jesus farão parte de seu reino na Terra, uma Era de Ouro de grande prosperidade, saúde e paz, que durará mil anos", diz Sheehan. No fim desse período, o Demônio tentará atacar o reino de Jesus, mas será definitivamente derrotado, e "um novo céu e uma nova Terra" serão criados. Os mortos ressuscitarão e serão julgados de uma vez por todas.
Quebra-cabeças artificial?
Essa linha do tempo detalhadíssima tem dois pressupostos ocultos. O primeiro é que todos os textos bíblicos sobre o fim do mundo funcionam como peças, que têm de ser juntadas pelos cristãos para montar o retrato completo do Apocalipse. O segundo é que os autores bíblicos escreveram suas profecias de olho no futuro distante, prevendo eventos como o ressurgimento de Israel em 1948 ou a invenção dos cartões de crédito.

Ambos os pressupostos provavelmente estão errados. "É importante a gente reconhecer que há vários tipos diferentes de expectativa apocalíptica entre os autores do Novo Testamento", diz Nogueira, que é autor do livro "O que é Apocalipse" (Editora Brasiliense). "O único a realmente falar numa espécie de arrebatamento é Paulo, na Primeira Carta aos Tessalonicenses", afirma. Nas cartas realmente escritas pelo apóstolo Paulo (várias das que estão no Novo Testamento parecem não ser de autoria dele), o líder cristão não fala da Tribulação ou da batalha em Megiddo, mas parece ver o retorno de Cristo de forma simultânea com a ressurreição dos mortos e o arrebatamento dos fiéis ainda vivos.

"Já no Apocalipse, parece claro que os fiéis cristãos não são levados para o céu, mas passam por toda a Tribulação aqui mesmo na Terra", explica o especialista brasileiro. "E existem algumas tradições no Novo Testamento, como o Evangelho de João, que parecem não se preocupar com esses cenários apocalípticos. João fala diretamente em vida eterna para o fiel, sem uma perspectiva clara do retorno de Jesus."

Outro ponto importante é que as profecias cristãs, em especial as do livro do Apocalipse, têm relação direta com a realidade de perseguição que os fiéis do século I estavam enfrentando. É quase certo, por exemplo, que o misterioso número 666, associado ao Anticristo, seja apenas uma representação do imperador romano Nero, supostamente responsável por executar Pedro e Paulo entre os anos 64 e 67 de nossa era. Nos alfabetos hebraico, aramaico e grego, cada letra tinha um valor numérico, e a soma das letras do nome "Nero César" poderia chegar a esse valor, dependendo de como a conta é feita.

Também são feitas referências às sete colinas da cidade de Roma, entre outros elementos do império inimigo dos primeiros cristãos. Para Nogueira, todo o cenário de guerra que circunda o livro do Apocalipse indica que ele provavelmente foi escrito por cristãos de origem judaica, cuja comunidade ficou traumatizada com a destruição de Jerusalém pelos romanos no ano 70. "Quem não vê esse contexto imediato da narrativa desconsidera o primeiro leitor desses livros", resume ele.
Visão literal
Isso não quer dizer, porém, que os primeiros cristãos entendessem suas próprias esperanças apocalípticas de forma alegórica ou simbólica. "Em parte, a linguagem do Apocalipse é a do êxtase profético, mas eu não duvido muito que eles fizessem uma leitura literal dele. Até porque o livro coloca tudo em termos radicais -- ele não admite uma postura neutra", diz Nogueira.

Como, então, os cristãos modernos deveriam encarar as profecias apocalípticas sem cometer erros de interpretação nem anacronismos? "Essa é a grande questão", reconhece Nogueira. "Acho que podemos vê-las como a resposta de irmãos de fé diante da perseguição. E também como uma mensagem de esperança, que pode ter uma força muito grande." Seja como for, não custa nada levar em consideração a advertência do próprio Jesus, no Evangelho de Marcos, a respeito de quem deseja prever com exatidão o fim do mundo: "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai".

sábado, 14 de março de 2009

LULA NOS ESTADOS UNIDOS

/ política / Lula nos EUA

O Portal de Notícias da Globo
14/03/09 - 14h14 - Atualizado em 14/03/09 - 16h16
Ao lado de Obama, Lula diz que 'decisões políticas' podem resolver crise
Para presidente, decisão precisa ser rápida para evitar mais desemprego.'Tensão' com etanol não será 'resolvida da noite para o dia', disse Obama.
Do G1, em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (14), ao lado do líder americano Barack Obama, que decisões políticas tomadas no próximo encontro do G20 (grupo que reúne as maiores economias e os principais países emergentes) podem resolver a crise financeira mundial.

"O presidente Obama e eu estamos convencidos que a crise econômica pode ser resolvida por decisões políticas no encontro do G20", afirmou Lula, falando a jornalistas ao lado de Obama, após reunião na Casa Branca.

O presidente brasileiro alertou, no entanto, que tais decisões - não especificadas - precisam ser tomadas rapidamente: "a decisão precisa ser mais rápida, porque o número de desempregados está aumentando no mundo. E o desempregado de hoje é o problema de amanhã".

O G20 se reunirá no início de abril em Londres, na Inglaterra, e espera-se que durante a reunião possam ser tomadas medidas comuns para enfrentar a crise financeira.


Lula e Obama: líder americano disse que os EUA têm 'muito o que aprender' com o Brasil nos biocombustíveis. (Foto: France Presse)
Segundo Lula, é preciso "restabelecer a credibilidade e a confiança da sociedade no sistema financeiro". Para isso, ele disse que é necessário "fazer com que o crédito volte a fluir normalmente dentro de cada país e facilitar o fluxo comercial entre as nações".

Por sua vez, Obama desmentiu a existência de divergências entre os países industrializados e emergentes do G20 sobre os meios para resgatar a economia global.

Brincadeira
Falando sobre a gravidade da crise que atinge os EUA, Lula fez uma brincadeira e disse que "eu é que não queria estar no lugar dele", referindo-se ao cargo do presidente americano, arrancando risadas de Obama. Mantendo o bom-humor, o americano respondeu que o brasileiro "parece minha esposa Michelle falando".


Lula cumprimenta o presidente Obama após encontro na Casa Branca neste sábado. (Foto: France Presse)
Na área de biocombustíveis, Obama disse que seu país "tem muito a aprender com o Brasil" no campo das energias renováveis, e afirmou que pretende usar seu vínculo com esse país para "fortalecer" a relação com a América Latina.
Obama afirmou que “temos o potencial de trocar idéias; eu sei que o tema etanol foi motivo de tensão entre os dois paises". Ele admitiu que as barreiras ao etanol não serão levantadas rapidamente, dizendo que "isso não vai mudar da noite para o dia, mas acho que conversando essa tensão vai se resolver”.


Também falando sobre biocombustíveis, Lula disse que “não entendo como o mundo está preocupado com a questão climática, com a emissão de gases estufa, e um combustível poluente não é taxado e um combustível limpo é taxado".

Lula brincou novamente e disse que, quando Obama vier ao Brasil, “vou pedir para ele andar num carro flex, e ele vai perceber a tranquilidade”. Obama respondeu dizendo que “eu tenho um carro flex. O problema é que não temos postos de gasolina suficientes”.

Outro tema tratado no encontro, segundo eles, foi a parceria entre Estados Unidos e Brasil para trabalhar na África. "Discutimos a possibilidade de trabalharmos juntos na África e também para uma política de desenvolvimento da América Latina", declarou Lula.
Encontro pioneiro
A reunião entre Lula e Obama, realizada na Casa Branca, em Washington, a sede do governo dos EUA, foi o primeiro encontro entre os presidentes dos dois países e o terceiro encontro com um chefe de Estado feito por Obama desde sua posse, no dia 20 de janeiro.


Presidentes tiveram seu primeiro encontro pessoal neste sábado. (Foto: France Presse)
Lula chegou à Casa Branca por volta do meio-dia e trouxe como presente um prisma feito com pedras brasileiras e prata, de cerca de 15 cm, que entregou a Obama. A troca de presentes entre os presidentes faz parte do protocolo.

Antes do encontro com Obama, o presidente Lula se encontrou com o presidente da maior central sindical dos Estados Unidos, a AFL-CIO, John Sweenwy. Amigo de Sweeney antes de assumir a Presidência, Lula fez um gesto de retribuição aos sindicalistas da AFL-CIO, que em outras ocasiões tomou posição pública de defesa ao presidente brasileiro.

Após o encontro com Obama, o presidente brasileiro segue para almoçar na residência do embaixador brasileiro na capital americana. No final da tarde, Lula vai embarcar para Nova York, onde permanece no domingo sem agenda oficial.

Compromissos presidenciais
Na segunda-feira, ainda em Nova York, o presidente vai se encontrar com investidores e empresários estrangeiros em um seminário econômico sobre o Brasil promovido pelos jornais "Valor" e "Wall Street Journal".

saiba mais
Lula embarca para os EUA para se reunir com Obama
Fidel Castro acha que medidas de Obama não vão resolver a crise econômica
Não vamos ‘sentar em cima do dinheiro’ esperando crise passar, diz Lula
Lula e Obama têm trajetórias semelhantes, diz Dilma
Lula se encontra pela primeira vez com Obama neste sábado
São aguardados 250 participantes, inclusive ministros de Estado, que irão debater a maneira como o Brasil atravessa a atual crise mundial e também os mecanismos que criou para manter os investimentos básicos em infraestrutura, produção e setor social.

Lula e Obama devem voltar a se encontrar no mínimo duas vezes nas próximas semanas: em Londres, por ocasião da reunião de cúpula do G20, para avançar com as propostas de de reforma financeira; e na Cúpula da Américas, em meados de abril, em Trinidad.
(Com informações de Reuters, AFP, Valor OnLine, Efe e Agência Estado)

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1042881-5601,00-AO+LADO+DE+OBAMA+LULA+DIZ+QUE+DECISOES+POLITICAS+PODEM+RESOLVER+CRISE.html

CUIDADO COM OS SEUS VEÍCULOS!!!

Pesquisa aponta os carros mais roubados no Brasil

Fiat Uno Mille e versões do Volkswagen Gol lideram ranking de 2008.Levantamento é feito a partir de dados enviados pelas seguradoras.

Gabriella Sandoval Do G1, em São Paulo

Fiat Mille, Gol, Santana e Parati aparecem com maior índice de roubo, segundo a Susep
Uma pesquisa semestral feita pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) aponta os modelos de carros mais roubados de janeiro a junho de 2008 no país. O levantamento é feito com base nos dados enviados semestralmente pelas seguradoras. A partir deles, a empresa calcula o chamado "índice de roubo" levando em conta o número de carros expostos, suas versões e o tempo em que o veículo está segurado.

Para apresentar uma amostragem significativa, a Susep considerou, no levantamento feito a pedido do G1, somente os 100 automóveis com maior exposição, ou seja, os mais segurados. Veículos que não têm seguro não aparecem nesta estatística.

É exatamente o "índice de roubo" que explica o fato de no topo da lista estar o Fiat Uno Mille quatro portas, com 436 roubos registrados no período. Este número representa 3,67% dos 11,8 mil veículos deste modelo segurados. Por este motivo o Fiat Uno Mille aparece, por exemplo, na frente de carros como o Volkswagen Gol Special Xtreme 1.0 Mi 2p, com o triplo de roubos no período (1.236), mas com menor índice (2,28%).

Entre os 15 modelos mais roubados, versões distintas do Gol aparecem nove vezes na lista. O Gol mais roubado é o modelo 1.0 Power 16 V quatro portas (3,47%) - em segundo lugar logo atrás do Fiat Mille. Em terceiro figura o VW Santana 1.8 (2,47%) e, em quarto, a VW Parati 1.6 (2,34%).

Também aparecem no top 15 o Fiat Palio Celebration 1.0 Fire Flex 8V 4 portas, que ocupa a 12ª colocação, e a Kombi Standard, em 14º lugar.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1041999-9658,00-PESQUISA+APONTA+OS+CARROS+MAIS+ROUBADOS+NO+BRASIL.html

Minas Gerais tem mais de 600 mil veículos pendurados com multas

MINAS >

Minas Gerais tem mais de 600 mil veículos pendurados com multas

Celso Martins
Repórter

Minas Gerais tem 639.703 veículos, 11,7% do total da frota do Estado, com multas que ainda não foram pagas e que, portanto, estariam impedidos de receber o certificado de licenciamento de 2009. Só em Belo Horizonte, são mais de 157 mil autuados que podem ficar sem o documento, caso não regularizem a situação. E se forem parados em uma blitz, o veículo é apreendido, mas não tem para onde ser levado. Falta espaço nos cinco pátios de apreensão da Polícia Civil, para onde são encaminhados os carros em situação irregular. Com capacidade para 5 mil veículos, eles estavam ontem com 8.500 ocupando uma área de cerca de 100 mil metros quadrados.
Para liberar espaços nos pátios, o Detran-MG pretende, até dezembro, leiloar pelo menos 4 mil veículos apreendidos. O primeiro lote será colocado à venda a partir de abril. O diretor da Logiguarda, empresa proprietária dos pátios, Domingos Salvio Teixeira, afirma que mais de 60% das apreensões são de veículos sem o licenciamento. “Há também casos de proprietários que abandonam os carros depois de constatarem que os débitos são superiores ao valor do veículo. Para ter de volta o automóvel, é preciso quitar todas as taxas e impostos e as despesas de reboque e manutenção dos mesmos nos pátios”, declara Salvio. A taxa de reboque é de R$ 152 e a diária custa R$ 28.
Domingos Salvio ressalta que os carros batidos ou com perda total não estão sendo levados para os pátios por falta de espaço. “Esses veículos estão sendo entregues para os proprietários e os documentos são apreendidos”, explica. Isso porque é preciso mobilidade dos veículos para que sejam trocados de lugar para a chegada de outros, o que os danificados não permitem.
O coordenador Administrativo de Trânsito do Detran, delegado Luiz Cláudio Figueiredo, afirma que o documento do licenciamento deste ano começado a ser cobrado a partir de junho. O delegado lembra que, pela legislação atual, as polícias e órgãos de trânsito só podem exigir, até a divulgação do cronograma de 2009, o documento de 2008, que garante a circulação dos veículos em todo o país. A frota no Estado é de 5,5 milhões de veículos e da capital é de pouco mais de 1 milhão.
Em todo o Estado, 3,3 milhões de veículos ainda estão com a Taxa de Licenciamento, que vence no dia 31 de março, em aberto, o que equivale a 60% da frota emplacada no Estado. “Devo quase R$ 1.000 de IPVA, multas e do Seguro Obrigatório. A partir de junho, corro o risco de ter o meu carro apreendido”, lamenta o vendedor Marcelo Nogueira de Sá, 34 anos, morador de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Situação semelhante vive o professor Gustavo Mendes Soares, 25 anos, morador do Bairro Boa Vista, Região Leste de Belo Horizonte. Ele não pagou R$ 550 em multas aplicadas no ano passado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), motivo pelo qual não recebeu o licenciamento de 2008. Com medo de ter o Fiat Uno apreendido, resolveu deixá-lo na garagem, e faz todos os seus deslocamentos a pé. Já o número de devedores do IPVA chega a 2,2 milhões em Minas Gerais, o que equivale a 53% da frota. Já o Seguro Obrigatório ainda não foi pago por 40% ( 2,2 milhões de veículos).
O delegado Luiz Cláudio acredita que proprietários de cerca de 30% dos veículos emplacados em Minas já receberam, em casa, o licenciamento deste ano. Para evitar que o documento seja devolvido pelos Correios, ele orienta os motoristas a fazerem a atualização do endereço no site www.detran.mg.gov.br. O prazo para pagamento do IPVA para os carros com placa final 1 termina na próxima segunda-feira, dia 16. A partir de terça, serão cobrados multa e correção monetária. No dia 17 de março vence o pagamento para os veículos com placa final 2. A tabela completa pode ser acessada no site www.fazenda.mg.gov.br.
Proprietários de caminhões e tratores vão começar a pagar o IPVA a partir de 15 de abril. O prazo foi ampliado em três meses por causa da crise financeira, que reduziu o número de fretes dos trabalhadores autônomos. A Taxa de Licenciamento desta categoria vence no dia 31 de março.
Segundo o Detran de Minas, até dezembro do ano passado 699 mil veículos do Estado estavam circulando sem o pagamento do Seguro Obrigatório (Dpvat), usado para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito. O delegado Geraldo Toledo Neto lembra que a família do motorista do veículo inadimplente corre o risco de não receber o seguro de morte no valor de R$ 13.500.
“Independentemente de quem causou o acidente ou se o veículo está em dia com o seguro, os demais passageiros do carro têm direito de receber a indenização”, explica Geraldo Toledo. No caso de invalidez, a indenização pode chegar a até R$ 13.500. O Dpvat também cobre as despesas médicas e hospitalares. Essa quantia, comprovada por recibos, pode chegar a R$ 2.700. Segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais, para requerer indenização as pessoas não precisam contratar um advogado. Basta procurar uma corretora de seguros que se encarregará, gratuitamente, de liberar o dinheiro em até 45 dias.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/

quinta-feira, 12 de março de 2009

Crânio de 'vampiro' do século 16 é encontrado perto de Veneza

BBC Brasil - 09/03/2009 12:32
Crânio de 'vampiro' do século 16 é encontrado perto de Veneza

Especialista diz que tijolo na boca de cadáver pode indicar 'exorcismo' durante epidemia.

Uma equipe de cientistas italianos encontrou na Itália uma caveira com um tijolo aparentemente colocado à força dentro da boca, o que indica que se acreditava que o cadáver era de um vampiro.

A caveira foi encontrada na escavação de uma vala comum onde eram enterradas vítimas de uma epidemia de peste bubônica na ilha de Lazzaretto Nuovo, perto de Veneza, nos séculos 16 e 17.

Matteo Borrini, da Universidade de Florença, disse que objetos eram colocados na boca de supostos vampiros na época para impedir que eles se alimentassem dos cadáveres de pessoas enterradas nas proximidades, se fortalecessem e passassem a atacar os vivos.

Borrini, que apresentou suas conclusões na 61ª reunião da Academia Americana de Ciências Forenses em Denver, nos Estados Unidos, disse que, na época da epidemia, muitos acreditavam que a doença era propagada por vampiros.

Segundo ele, na época da epidemia de peste, os coveiros reabriam constantemente a vala para enterrar os corpos de novas vítimas e encontravam cadáveres que eles suspeitavam ser de vampiros.

Os suspeitos costumavam ser identificados por sinais como "marcas de mastigação" no tecido em que os corpos eram envoltos.

De acordo com Borrini, estas marcas eram causadas por sangue e outros fluidos corporais que às vezes eram expelidos pela boca dos mortos, fazendo com que o tecido parecesse afundar entre as mandíbulas e romper-se.

Borrini disse que este pode ser o primeiro ritual de "exorcismo de vampiro" confirmado por evidências arqueológicas e analisada com conhecimentos médicos e técnicas forenses.

Entretanto, Peer Moore-Jansen, um especialista da Universidade Estadual de Wichita, no Kansas, afirma que encontrou esqueletos similares na Polônia, indicando que a descoberta não é pioneira.

Veneza foi muito afetada pela chamada peste negra, que atingiu a cidade por volta de 1630. Estima-se que a epidemia matou até 50 mil pessoas de uma população de 150 mil.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

quarta-feira, 11 de março de 2009

ciência e saúde

11/03/09 - 06h03 - Atualizado em 11/03/09 - 08h11

Cientistas britânicos descobrem o 'peixe-drácula'

Criatura de 17 mm de comprimento vive em um córrego em Myanmar e tem duas presas feitas de osso.

Da BBC

Pesquisadores do Museu de História Natural de Londres (NHM, em inglês) descobriram um peixe com presas feitas de osso.


A criatura, apelidada de "peixe-drácula", tem cerca de 17 milímetros de comprimento e foi encontrada em um único córrego em Myanmar.


Os cientistas acreditam que um processo evolucionário levou o peixe a perder os dentes e, mais tarde, fez com que ele desenvolvesse presas de ossos.

Foto: BBC
Peixe com presas feitas de osso foi encontrado em córrego em Myanmar. Segundo pesquisadores, machos usam as presas para empurrar os outros peixes sem machucá-los. (Foto: BBC)

Em artigo na revista Proceedings B, da Royal Society, os pesquisadores disseram que os machos usam as presas para empurrar os outros peixes mas sem machucá-los.


"Quando você os observa em cativeiro, pode ver os machos lutando", disse Ralf Britz, do NHM. "Eles exibem a mandíbula inferior, incrivelmente aberta, e depois cutucam um ao outro, mas não se vê nenhum ferimento."


Britz, que trabalha com fauna birmanesa há mais de dez anos, deu à espécie o nome de Danionella dracula, em homenagem ao famoso personagem com presas.


As minúsculas criaturas chegaram à Grã-Bretanha em um lote de peixes de aquário e, inicialmente, os pesquisadores pensaram que se tratava de exemplares de uma espécie próxima, já conhecida.


"Depois de um ano e pouco em cativeiro eles começaram a morrer e, quando eu os coloquei em preservativo e examinei sob o microscópio, pensei: 'Meu Deus, o que é isto? As presas são feitas de osso", disse Britz.


"E quando eu olhei os detalhes, tingi o osso e a cartilagem com cores diferentes e usei uma enzima para dissolver o músculo, eu vi claramente que não eram dentes."


Ao invés de ossos de mandíbulas parecia que eles tinham desenvolvido fileiras de protuberâncias que se pareciam com dentes e, supostamente, tinham a mesma finalidade. E os machos tinham presas extraordinárias.


Os pesquisadores usaram dados obtidos pelo DNA para classificar a nova criatura e concluíram que a linhagem perdeu os dentes há cerca de 50 milhões de anos.


A nova espécie foi comparada a outras da mesma família e os cientistas observaram que, aparentemente, o peixe-drácula atinge a maturidade sexual antes mesmo de seu organismo ter se desenvolvido totalmente. Eles acreditam que a reprodução prematura pode ser mais bem sucedida e, portanto, benéfica para a espécie.


A criatura possui 44 ossos a menos do que o mais estudado de seus parentes, Danio rerio, também conhecido como peixe-zebra ou paulistinha.


Os cientistas reconhecem que demorou para perceberem que o peixe-drácula era uma espécie nova. Eles sugerem que é possível que outras pequenas criaturas com presas grandes estejam nadando em outros aquários sem que as pessoas consigam identificá-las como exemplares de Danionella dracula.


.

quinta-feira, 5 de março de 2009

CENTRO ADMINISTRATIVO - III

BH: Novo Centro Administrativo de Minas - A "mini Brasília do Aécio"

Orçada em quase R$ 1 bilhão e chamada por alguns de "a mini Brasília do Aécio", pelo tamanho e aspectos arquitetônicos, o novo centro adminitrativo de Minas Gerais será mesmo uma pequena cidade dentro de Belo Horizonte, por onde circularão cerca de 30.000 pessoas diariamente. Eis abaixo um compêndio de novas imagens fornecidas pela Codemig (www.codemig.com.br), que mostram como ficará depois de pronto. Espero que gostem:

Perspectiva geral do projeto:


Lateral, com Linha Verde à esquerda:


Outra:


Palácio do Governo, que terá o maior vão livre do mundo:


Prédios das secretarias:





Last edited by Lucianors; August 5th, 2008 at 07:51 PM.

CENTRO ADMINISTRATIVO - II

BH recebe Niemeyer novamente

Depois de minhas andanças pela interweb, atualmente cada vez mais escassas, encontrei algo que procurava: as imagens do projeto que Oscar Niemeyer fez para o novo Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais. Segundo informações publicadas no blog Arquiteturas, página de onde roubei descaradamente as imagens que você verá logo abaixo, o projeto prevê estacionamento para 5 mil carros, um auditório principal para mais de 500 pessoas; o palácio do governo, um centro administrativo onde localizarão todas as secretarias e órgãos em dois blocos curvos de 200 metros de comprimento e 14 pavimentos cada um.

Untitled2 por você.

Projeto do novo Centro Administrativo de Minas Gerais

Untitled3 por você.

Auditório com capacidade de 500 pessoas

Untitled8 por você.

Centro Administrativo

Untitled6 por você.

Palácio do Governo

Discussões à parte sobre o estilo, na maioria das vezes repetitivo de um dos arquitetos mais renomados do mundo, eu concordo com Luciano Basso, blogueiro do Atquiteturas, quando ele levanta a questão se o exibicionismo seria para compensar outras coisas. Quem sabe a escolha de Niemeyer e a opção de uma obra tão gradiosa não seria para chamar mais uma vez atenção para as obras realizadas pelo governo mineiro ou até mesmo maquiar a escolha de um lugar tão afastado para a sede do Centro Administrativo? Será que esta obra é realmente necessária..?


Em tempo, o novo Centro Administrativo do Estado, cujas obras estão previstas para final de 2009, se localizará pertinho de Confins, ou seja, a Cristiano Machado (onde o governo do estado termina as obras da Linha Verde) é trajeto obrigatório para chegar ao local.

NOVA SEDE ADMINISTRATIVA DO GOVERNO MINEIRO

Crise não atrasa obras de nova sede do governo mineiro
Isabella Souto - Estado de Minas
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Aécio, que visitou as obras da cidade administrativa, disse que o estado está em condições de cumprir integralmente o cronograma

A crise financeira mundial não vai atingir a construção da cidade administrativa, no Bairro Serra Verde, prevista para encerrar em dezembro deste ano. A garantia foi dada quarta-feira pelo governador Aécio Neves (PSDB) durante visita às obras, iniciadas no fim de 2007. Até abril do ano que vem, todo o Executivo estará funcionando nos edifícios construídos em uma área de 804 mil metros quadrados. Do custo total orçado em cerca de R$ 1,2 bilhão, praticamente a metade já foi paga aos três consórcios de construtoras que venceram o processo de licitação.

Veja as imagens da construção

De acordo com Aécio, o dinheiro para as obras já está garantido. “O que falta na administração pública é planejamento. Nós planejamos, obviamente nunca acreditei que viveríamos uma marolinha, ao contrário, nós estamos vivendo uma crise importante, mas houve a provisão adequada dos recursos. Não haverá atraso no cronograma financeiro e o estado está em condições de cumprir integralmente o cronograma anteriormente acertado para a obra”, assegurou.

A previsão é de que em dezembro toda a estrutura dos palácios da Liberdade e Despachos seja transferida para a nova sede do governo. Na quarta-feira mesmo Aécio assinou o primeiro documento na sala onde será instalado o seu gabinete: a autorização para que a Cemig construa a subestação de energia que vai iluminar todo o complexo administrativo. Nesses 14 meses de construção, 47,8% do projeto já está executado.

A logística para o funcionamento da cidade administrativa, segundo o governador, está sendo elaborada por uma empresa de consultoria. Já se sabe que será criada uma “prefeitura”. No local trabalharão cerca de 25 mil servidores públicos e passarão diariamente aproximadamente 10 mil pessoas. Para facilitar o acesso, o governo já estuda a criação de linhas exclusivas saindo de vários pontos da cidade para o transporte de funcionários e usuários do serviço público.

O projeto está sendo coordenado pelo vice-governador Antônio Anastasia (PSDB) e tem a participação de técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplag) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). Terça-feira, em Brasília, durante encontro com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador chegou a tratar novamente da questão do metrô da capital. “Em uma segunda etapa, o metrô poderá chegar (até a cidade administrativa)”, afirmou Aécio. A proposta do estado é de que haja uma parceira público-privada (PPP) para o término do ramal dois e três do metrô.

Túnel

Na quarta-feira, o governo estadual recebeu as propostas referentes à licitação para a construção de um túnel com 152 metros de largura, sob a MG-010, para dar acesso direto ao complexo àqueles que partirão do Centro de Belo Horizonte. Serão três faixas: uma para veículos leves, outra para caminhões e ônibus e uma terceira destinada a pedestres. A previsão é de que as obras comecem em 60 dias e sejam concluídas em oito meses. No próximo dia 9 será lançado o edital para a construção da área de lazer e paisagismo, que prevê vegetação em uma área de 600 mil metros quadrados, com 260 mil árvores de pequeno, médio e grande portes.

terça-feira, 3 de março de 2009

TECNOLOGIA

Computador dá carga a pilha apresentada em feira de tecnologia

Produto será exibido na Cebit, realizada na Alemanha.
Evento vai de 3 a 8 de março, na cidade de Hanover.

Da AFP


Foto: AFP

Pilha recarregável usa porta USB do computador. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do produto. (Foto: AFP)

Foto: AFP

Foto da pilha recarregável foi feita antes da abertura da feira, que receberá o público a partir de terça (3). (Foto: AFP)

ORKUT

Guia dá dicas para você não pagar micos e ainda se dar bem no Orkut

G1 ouviu consultores de imagens, cantores, apresentadores e blogueiros.
Eles contam o que perfis devem ter e quais os pecados das redes sociais.

Juliana Carpanez Do G1, em São Paulo



Seja no Orkut, MySpace, Facebook ou em outra rede social, é bem provável que você já esteja cadastrado em um desses sites de relacionamento, contatando amigos, trocando mensagens, exibindo fotos e divulgando seus gostos. Apesar da facilidade em criar e alimentar esses perfis, basta dar uma volta pelo Orkut para perceber que muitos usuários erram a mão na hora de divulgar sua imagem virtual.

As evidências dos equívocos estão, por exemplo, naquela foto em que o usuário aparece refletido no espelho do banheiro, na sequência de imagens que mostra a bebedeira do último churrasco, na péssima frase do "quem sou eu" ou na escolha de comunidades, digamos, inapropriadas.

Leia também:
Localizador de pessoas do Google põe privacidade em xeque; saiba usar

Para evitar que você pague micos nas redes sociais – e por uma dessas infelicidades acabe parando no site Pérolas do Orkut --, o G1 elaborou um guia com dicas para fazer bonito nos sites de relacionamento. Consultores de imagem, apresentadores de TV, blogueiros e também um humorista contam o que um perfil descolado deve ter e o conteúdo do qual os usuários devem fugir ("corrão", como se aconselha no Twitter).


Foto: May Edelstein/Divulgação

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
1) Boas fotos, separadas de maneira organizada (balada, meus amigos, viagem de ano novo, por exemplo) e sempre atualizadas. Mas não vá exagerar, porque ninguém quer passar 15 minutos nos álbuns nem ver um monte de foto parecida.

2) Comunidades bem escolhidas, afinal elas revelam a sua personalidade. As bandas do momento, os lugares bacanas que você frequenta e nada de comunidades bregas, porque elas acabam com a reputação!

3) Outra boa ideia é manter seu scrapbook organizado, deletar as propagandas e aqueles recados ctrl c+v (copiados e colados).

4) Nada de excesso de joguinhos e outras coisinhas na página principal, porque acaba sendo poluição demais.

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Jamais revele seu endereço. Muita gente coloca o telefone, porque usa o Orkut para arranjar trabalho. Mesmo assim, quem realmente tiver interesse pode muito bem contatar por e-mail.

Antes de publicar qualquer foto, recomendo que pense bem se ela pode ser vista por qualquer pessoa. E qualquer pessoa inclui chefe, colegas de trabalho, colegas de escola/faculdade, família, professores e até mesmo tarados e assaltantes.

Menores de idade devem tomar ainda mais cuidado e não entrar em comunidades que revelem os lugares que frequenta (especialmente escola), para evitar a possibilidade de sequestro. Melhor se prevenir do que remediar.


Foto: Arquivo pessoal

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
Acho que ser você mesmo e fugir do modismo é o caminho para ter um perfil "cool".

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Frases manjadas no “quem sou eu”, tais como: "sua inveja faz minha fama", "a força da sua inveja é a velocidade do meu sucesso", "pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo", "quem se descreve se limita", "gostou??? Pega senha!!!”, “me odeia? Tente me superar” e “só add quem conheço”.

Outra coisa que não pega bem é colocar no próprio livro de recados a frase “scrap lido, respondido e apagado”. Se a pessoa quer ler, responder e apagar, precisa deixar avisado para quem vai enviar um recado?

Também entra para a lista do que não se deve fazer participar de jogos em comunidades do tipo “beija ou passa", "tente escrever seu nome com o cotovelo", "o que você acha da pessoa acima" e "chuta ou leva pra casa". E um futuro empregador pode não gostar de encontrar um candidato em comunidades como "a preguiça mata? Morri", "odeio trabalhar", "odeio acordar cedo", "bebo até cair" e "odeio meu patrão". Podem ser fatores negativos na hora de uma possível contratação.

No álbum de fotos, pega mal colocar imagens feitas com o celular, em que a pessoa aparece em frente ao espelho do banheiro, do elevador e do quarto, por exemplo. Custa pedir para alguém bater uma foto sua? Aquelas imagens com pessoas fazendo biquinho e o V da vitória também são super clichês.


Foto: Priscila Prade/Divulgação

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
Bom senso, boas intenções e respeito. Aprecio fotos com conteúdo, divulgação cultural e comunidades interessantes.

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Informação com conteúdo pornográfico, preconceituoso e informações pessoais que expõem a vida da pessoa, de forma que ela se coloque em risco.


Foto: Divulgação

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
Ele deve ser verdadeiro e um pouco diferente, para despertar o interesse -- porém, sem exageros. Acredito que a pessoa está ali para mostrar seus interesses, hobbies e gostos pessoais, mas isso não significa que o usuário precise de coisas mirabolantes para chamar atenção.

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Apesar de o Orkut ter uma conotação mais pessoal do que profissional, muitas empresas e empregadores investigam via internet o perfil do candidato a uma vaga na empresa. Por isso deve-se ter cuidado com as informações que colocamos ali. É sua “imagem virtual” que está em jogo e, creia, ela vai se tornar real para alguém.

Por isso, não aconselho colocar fotos sensuais, imagens que mostram a pessoa bêbada, críticas a determinados usuários do Orkut. Também desaconselho discussões no Orkut.


Foto: Divulgação

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?

Invista em um bom avatar. 90% dos amigos virtuais em potencial vão julgar você única e exclusivamente baseados em um quadradinho 3x4. Tenha algo chamativo, que motive os outros a entrarem no seu perfil e descobrirem mais sobre você.

Arrume uma foto no seu melhor ângulo. Se não tiver nenhum ângulo bom, apele para algum personagem que você goste. Mas evite cartoons e mascotes de time de futebol. Vá para um lado mais misterioso, menos óbvio, como o "coadjuvante simpático" de algum filme ou série de sucesso. Aquele carinha árabe do “Lost”, por exemplo.

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Não use comunidades para afirmar o que você é/está sentindo. Tem pessoas que colecionam comunidades como se fossem figurinhas, só pelos nomes ou imagens engraçadas. Já vi pessoas com mais de 500. Nessa situação você acaba esquecendo ou deixando a manutenção delas de lado. Aí existem boas chances de comunidades como "Eu odeio meu chefe” ou "Se vacilar a fila anda", que você entrou faz tempo, em uma outra situação, com uma outra cabeça ou com o objetivo de mandar o recado para outras pessoas, acabarem magoando seu atual chefe, namorado e amigos.


Foto: Arquivo Pessoal

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
Deve identificar o dono do perfil como referência intelectual ou exemplo de sucesso pessoal/profissional para os grupos sociais que ele já faz ou almeja fazer parte. Mas, independente de para quem o sujeito queira aparecer, é bom evitar tudo aquilo que não é novidade pra ninguém: letras de música batidas na descrição, frases-clichê nas legendas de foto, comunidades inúteis como "eu odeio acordar cedo" (quem gosta?) e todo tipo de coisa óbvia, simplesmente porque o óbvio é desinteressante.

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Se você liga para o que os outros pensam, não deve publicar informações que o seu grupo social classifica como negativas. Quem quer se entrosar com os playboys fúteis da faculdade, por exemplo, não pode mostrar as fotos do final de semana na Praia Grande ao lado do Uno Mille 96 do pai. Assim como não pega bem exibir no álbum as bebedeiras do final de semana se o seu chefe for careta.


Foto: Divulgação

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
As mulheres devem evitar a vulgaridade. Já os homens devem evitar demonstrar que são os “bons”, os “gostosos da parada”. Quando falamos de imagem, vale a regra "mais é sempre menos".

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Fotos da família, por segurança.


Foto: Divulgação

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
Acho que a principal questão é o que não deve ter, como os fakes de pessoas famosas e comunidades de cunho sexual. Acho bizarro alguém dizer "você viu? Tenho o Roberto Carlos no Orkut, agora to esperando o Obama me adicional". Para ser descolado, seja verdadeiro, porém agradável!

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Não pega muito bem divulgar imagens de pessoas peladonas. Imagina você ver o Roberto Carlos fake pelado? Também não acho legal divulgar informações pessoais: tem muita gente maluca no mundo.


Foto: Divulgação

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?

O principal propósito do Orkut, a meu ver, é manter o contato com os amigos. Nessa rotina atual em que as pessoas têm cada vez menos tempo para encontrar os outros, o Orkut acaba ajudando bastante a manter esse laço de amizade, por ser uma forma de contato fácil e rápida. O perfil deve ser direcionado para esses amigos, com fotos antigas, fotos novas e informações básicas do que está acontecendo na vida da pessoa.

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Há pessoas que colocam informações demais, deixam os outros saberem muito sobre suas vidas. Entram em detalhes do trabalho, da vida pessoal. Eu não consigo ser assim, sinto que estão invadindo minha privacidade. Quanto às fotos, também existem as que são apropriadas e as que não são. Tem gente que não percebe isso.


Foto: Divulgação

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
Esse tipo de perfil tem de ter poucos amigos. Gente que tem muitos amigos em redes sociais não é descolada, é arroz de festa.

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Você nunca deve colocar uma foto seminu no Orkut e muito menos “poesias cabeça” que deixam você com pinta de mala.


Foto: Divulgação

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
O Bolsa de Mulher reúne somente mulheres e, por isso, tem uma dinâmica bem própria de funcionamento, diferente das demais redes sociais. No Bolsa, as usuárias se reúnem e se adicionam porque têm interesses em comum. Isso faz com que elas queiram ser muito sinceras em seus perfis, porque sabem que não precisam impressionar ninguém.

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Não é bacana colocar nenhuma informação que, de alguma maneira, tenha qualquer cunho discriminatório de qualquer natureza.


Sylvia Cesário Pereira, 33
Consultora de imagem

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
Não mostrar sua foto na página inicial. Uma imagem criativa diz muito mais sobre você.

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Sua foto ou da sua família. Além de ser perigoso, é muito íntimo. Dê preferência a imagens bonitas e criativas.

Ugly Bat Boy

Gato americano quer o título de bichano mais feio do mundo

'Ugly Bat Boy' virou celebridade em clínica veterinária nos Estados Unidos.
Dono diz que recebeu fotos de gatos por e-mail, mas o seu é o mais feio.

Do G1, em São Paulo


Foto: Reprodução/WMUR 9 TV

Nem só os bonitos ficam famosos, e o bichano Ugly Bat Boy é a prova disso. Considerado o gato mais feio do mundo pelos funcionários de um hospital veterinário em Manchester, no estado americano de New Hampshire, Bat Boy virou uma celebridade na cidade, atraindo visitantes e chamando a atenção com sua 'juba' leonina, que cobre apenas seu pescoço. (Foto: Reprodução/WMUR 9 TV)

Foto: Reprodução/WMUR 9 TV

De acordo com a atendente Christie Hartnett, Bat Boy já lida bem com a fama, e se acostumou a posar para fotografias. 'Todo mundo entra aqui, pega o celular e tira uma foto dele', conta. Com cerca de 8 anos, o bichano quer lutar agora para ser reconhecido como o gato mais feio do mundo. 'Pela internet, várias pessoas já mandaram mensagens de apoio e imagens de gatos feios, mas nenhum é mais horrível que ele', explica o veterinário Stephen Bassett, dono do animal. (Foto: Reprodução/WMUR 9 TV)

TRABALHO NO CANADÁ

Escritório de imigração realiza palestras para quem quer trabalhar no Canadá

Palestras serão realizadas no Rio, Niterói e São Paulo neste mês.
Província de Québec prevê criação de 230 mil vagas nos próximos anos.

Do G1, em São Paulo


Montreal é a maior cidade da província de Québec, que prevê abertura de 230 mil vagas nos próximos anos (Foto: Divulgação)

A província de Québec, no Canadá, prevê a criação de 230 mil novas vagas de emprego nos próximos anos. Os brasileiros interessados nas oportunidades poderão se inscrever para assistir a palestras gratuitas sobre o programa de imigração.

As palestras serão realizadas nos dias 9, 10 e 11 no Rio de Janeiro, no dia 12 em Niterói e no dia 19 em São Paulo.

Os interessados devem se inscrever no site www.imigracao-quebec.ca. A palestra será ministrada pela diretora do escritório de imigração do Québec em São Paulo, Soraia Tandel.

A província, cujo idioma oficial é o francês e a maior cidade é Montreal, incentiva a imigração para suprir o carente mercado interno de mão-de-obra.

O perfil buscado é de jovens (preferencialmente até 35 anos), com formação de nível técnico, tecnólogo ou universitário, experiência profissional e conhecimento de francês.

Segundo Soraia, é possível imigrar para o Québec após a obtenção do visto de residência permanente canadense, que permite morar e trabalhar legalmente no país. Após três anos de residência, é possível solicitar a cidadania canadense.

domingo, 1 de março de 2009

Campanha de 2010 já começou, afirmam especialistas

Agência Estado
A campanha presidencial de 2010 já começou e os pré-candidatos ao Palácio do Planalto já estão em plena campanha eleitoral, sobretudo porque exercem cargos públicos. A avaliação é de cientistas políticos ouvidos pela Agência Estado, com base no fato de que os principais postulantes ao cargo, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e os governadores tucanos de São Paulo e Minas Gerais, José Serra e Aécio Neves, respectivamente, ocupam funções de destaque nas administrações federal e estadual.

Na avaliação desses especialistas, é difícil separar o exercício da administração pública da política, pois qualquer ação política pode ser interpretada como estratégia eleitoral. Além disso, eles acreditam que é impossível proibir os governos de usar os artifícios da propaganda para divulgar os feitos de suas administrações

O cientista político e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fábio Wanderley Reis afirma que a comunicação é fundamental para os governantes, uma vez que não só informa sobre as ações de governo como serve de parâmetro na avaliação dos eleitores. "Um governo deve se comunicar com o eleitorado e a ideia da reeleição contempla isso", defende. Ele alega que administração pública e política são inseparáveis e, por isso, vê com naturalidade as ações do governo federal. "Isso é parte da dinâmica da democracia. Estamos com mania de encontrar pecados na democracia", critica.

Na opinião dele, o encontro do governador tucano José Serra (PSDB) com prefeitos do Estado de São Paulo, suas viagens pelo País (Serra esteve recentemente numa feira de agronegócio no Paraná) e a divulgação em rede nacional dos trabalhos da Sabesp também podem ser entendidos como indícios de campanha. "Aí fica mais claro o desígnio eleitoreiro", conclui. Embora não veja "pecados" em se fazer campanha, o professor chama a atenção para a necessidade de comedimento no uso de recursos públicos na divulgação das ações governamentais.

Na avaliação de Humberto Dantas, cientista político e integrante do Movimento Voto Consciente, ao fazer propaganda da Sabesp, Serra tem como objetivo firmar seu nome num cenário eleitoral para 2010. No entanto, ele acredita que os tucanos são mais cautelosos em não ultrapassar os limites da legislação eleitoral. "A propaganda é uma estratégia muito utilizada, é legal, mas o grande problema é ir além da propaganda legal e dizer: 'ela (Dilma Rousseff) é minha candidata'. O presidente chutou a regra", reitera.

Para os especialistas, a representação do DEM e do PSDB ao TSE poderá resultar, no máximo, em multa ao presidente e sua ministra/candidata.

"Dilma poderá continuar inaugurando obras, só não poderá dizer que ela é candidata", reforça Dantas. Fábio Wanderley lembra que a Justiça "não pode restringir o presidente de manifestar sua preferência", mas pode fazer um julgamento político nesta ação: "As decisões do Judiciário têm sido políticas. Acho que o TSE tem sido muito ativista, equivocado e predisposto ao falatório. Tem havido impropriedade na conduta da Justiça Eleitoral, o que é indesejável.

Leia também: Blogs de apoio a Lula querem o presidente como vice em 2010


Ilegalidade


Já o cientista político da Unicamp Roberto Romano questiona o uso da máquina pública para campanha eleitoral tanto da parte do governo federal quanto da oposição, mais precisamente do governador José Serra. "Já estão fazendo campanha e levando o Estado para a ilegalidade. Nenhum dos dois (lados) têm razão", diz.

Para Romano, como no país se tornou rotineiro atos de governo se transformarem em atos eleitorais, seria mais apropriado que os pré-candidatos deixassem os cargos que ocupam, evitando assim a "partidarização" do Estado. "As diferenças entre oposição e governo se diluíram porque eles fazem a mesma coisa. É uma guerra de todos contra todos. Chegamos no limite entre a legalidade e a ilegalidade", lamenta.

Blogs de apoio a Lula querem o presidente como vice em 2010
Rola na internet, nos blogs de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma campanha para que ele seja o vice na chapa da pré-candidata Dilma Rousseff (PT-RS), nas eleições em 2010.

O argumento é que a chapa seria imbatível devido à popularidade do presidente. Ela foi lançada pelo blog Amigos do Presidente Lula que, de tantos acessos, já faz parte do mailing de divulgação do Palácio do Planalto. Na verdade não há nada que impeça essa possibilidade, pois não se trata de reeleição para o mesmo cargo. Para isso o presidente teria apenas de se desincompatibilizar seis meses antes. Ou seja, poder pode, mas ia pegar muito mal. Tão mal quanto um terceiro mandato.

Fonte: Estado de Minas